terça-feira, 3 de outubro de 2017

O Iluminado e Doutor Sono: o clássico e sua continuação

É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente.
O Iluminado
Stephen King é conhecido por vários livros de qualidade. Amado por muitos, mas também odiado por alguns. Sem contar quando se metia a diretor. De qualquer forma, ele é um escritor de talento. Muitos tem que admitir, mesmo quando não gostam dele. Aqui escrevo sobre uma de suas obras-primas, que ganhou sequência não faz muito tempo.
Primeiro, tratemos de O Iluminado:
Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel, e acha que será a solução dos problemas de sua família: não vão mais passar por dificuldades, sua esposa, Wendy, não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões. Tudo isso graças ao Overlook Hotel. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem. Existem forças malignas rondando os antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um embate entre o bem e o mal terá de ser travado. Sem contar que eles estarão isolados, já que o hotel ficará fechado por um longo período, devido a grande quantidade de neve na região. 
Agora Doutor Sono:
Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O Iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de doze anos com um grande poder. Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. 
O Overlook Hotel, usado como base dos espíritos de O Iluminado é inspirado no Hotel Stanley.
Ele consegue ouvir coisas como o pensamento de seus pais e outras pessoas. Ele consegue ver coisas do passado, além de prever o futuro. 
Stephen King odiou a versão do filme de O Iluminado, Stanley Kubrick. Esse que é famoso por dirigir Spartacus, Dr. Strangelove, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica, Barry Lyndon e De Olhos Bem Fechados. Ele não gostou da versão do livro de King. E o mesmo pode se falar do trabalho de Kubrick no filme. É uma obra prima do terror. Contudo, depois de alguns anos, Stephen fez uma série para mostrar uma versão mais fiel ao livro. O que conseguiu, mas não fez tanto sucesso. 
Uma das grandes diferenças entre o livro e o filme esta na relação entre Danny e seu pai. No livro, Jack é uma pessoa que tenta lutar contra as forças do sobrenatural. Mas que sucumbe devido a fraqueza humana. Mas que sempre demonstra ainda amar sua família, em especial o filho. Tanto que o final do longa, depois que se lê o livro, pode parecer extremamente ruim. Mesmo sendo uma obra de Kubrick.
Doutor Sono, sendo sequência de tempos mais atuais de O Iluminado, começa um ano depois da destruição do Overlook Hotel.
A morte não era menos milagrosa que o nascimento.
Doutor Sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário