quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Wes Craven: um dos grandes pais do terror no cinema

"Filmes de horror nos oferecem uma maneira racional de pensar sobre nossos medos. Filmes de horror não criam o medo, eles o liberam"
-Wes Craven
Wes Craven, criou Freddy Krueger (A Nightmare on Elm's Street ou como ficou conhecido por aqui A Hora do Pesadelo) e a franquia Pânico. Faleceu em 30 de agosto de 2015, vítima de um câncer no cérebro. Seu nome completo era Wesley Earl Craven. Ele, literalmente, reinventou diversas veze o estilo de terror como conhecemos hoje em dia.
Podemos colocar ele com nomes famosos como George Romero (A Noite dos Mortos-Vivos) e John Carpenter (Halloween), nós veremos que diferente deles, Wes Craven fez mais de uma vez algo único.
Seu primeiro filme como diretor e roteirista é Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972). Essa obra foi inspirada em outra chamada A Fonte da Donzela. Na história de Craven garotas são sequestradas, violentadas, estupradas e por fim, assassinadas. O pai de uma delas vai atrás dos assassinos para se vingar. Diferente de A Fonte da Donzela, a obra que estamos citando não deixa só subentendido esses fatos todos. Caprichando na violência gráfica. Fazendo bastante sucesso, contrariando os mais conservadores.
Isso fez com que seu nome ficasse famoso no gênero.
Em seu próximo longa, Quadrilha de Sádicos (The Hills have Eyes, 1977) ele usou mais um tema pesado: na trama, ele coloca pessoas normais para viver um horror na mão de pessoas violentas. Uma típica família americana, em viagem pelo deserto, é atacada por um grupo de selvagens canibais! Entrando de vez na Motion Pictures Association of America, o órgão que regula a censura nos filmes dos EUA.
Ironicamente, Wes Craven já revelou que não queria fazer Quadrilha de Sádicos. Pois não queria fazer algo que estivesse na mesma linha de Aniversário Macabro. Pois muitos achavam que ele era louco ou sádico. Ainda assim fez muito sucesso.
Mas seu próximos longas nem foram tão bons: Verão do Medo, 1978; Benção Mortal, 1981; O Monstro do Pântano, 1982 (pasmem, é uma adaptação SIM do personagem da DC Comics!); Convite para o Inferno, 1984; e Quadrilha de Sádicos 2, 1984.

Um, dois... Freddy vem te pegar...
Canção de A Nightmare on Elm's Street
Mas ainda em 1984, sairia a salvação para Wes, ou melhor, o pesadelo. Ele dirigiu o primeiro filme da franquia que o faria mundialmente famoso, A Nightmare on Elm's Street. Introduzindo o personagem Freddy Krueger. Notem como até a leitura desse nome denota um certo ar de terror. Sem contar que aqui, temos claro o primeiro assassino dos filmes, com claros poderes sobrenaturais. Se tornando um verdadeiro símbolo do terror. Interpretado por Robert England, o personagem invade sonhos e zomba das pessoas enquanto as tortura e mata dentro do subconsciente adormecido delas. Sem contar que ele falava, até demais. Tudo era uma brincadeira para ele, ou melhor, um prazer sádico.
Esse filme ajudou a fundar a produtora New Line, hoje propriedade da Warner Bros. que explorou o personagem. Ao longo de oito filmes, uma série de TV, histórias em quadrinhos, videogames, refilmagem, além de crossovers (como o pavoroso Freddy X Jason). Ele não esteve diretamente envolvido com o roteiro de várias das produções de A Nightmare on Elm's Street, mas só algumas. Inclusive O Novo Pesadelo (New Nightmare, de 1994), uma brincadeira metalinguística, que com certeza serviu para treinar em sua nova obra para longa-metragem, com uma temática parecida tempos depois.

"Qual é o nome do assassino em Sexta-Feira 13?"
-Ghostface
Nesse meio tempo, ele esteve envolvido no roteiro de alguns seriados, assim como dirigiu alguns filmes que alguns amam, outros odeiam. Como A Maldição de Samantha (Deadly Friend, 1986), A Maldição dos Mortos-Vivos (The Serpent and The Rainbow, 1988), As Criaturas Atrás das Paredes (The People Under the Stairs, 1991).
Pânico (Scream) criou mais um personagem memorável: o Ghostface. Em 1996 ele voltou ao topo com esse thriller de medo, com uma pegada mais moderna. Scream gerou três sequências. Usando humor metanarrativo, aliado ao medo que seu vilão causava, quase sempre quando se constatava ser ele realmente o assassino. Literalmente, tira uma com os clichês de filmes.
Ghostface é um assassino que liga para suas vítimas, e faz perguntas sobre filmes de terror. Tais como a clássica sobre Sexta-Feira 13. Isso, antes de mata-las, é lógico...
Ele até tentou continuar a história, com Pânico 4. Na verdade, fazer uma nova trilogia, mas esse filme mal se pagou nos cinemas.
Antes de morrer, ele trabalhava na série Scream, baseada em seu último sucesso de franquia. Exibido pela MTV.
Wes Craven aterrorizou muitos, fazendo as pessoas gritarem de medo e dando pesadelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário