domingo, 1 de outubro de 2017

A Bruxa de Blair: o que se esconde por de trás do sucesso desse filme?

Em outubro de 1994 três estudantes desapareceram em uma floresta perto de Burkitssville, enquanto filmavam um documentário... Um ano depois, as imagens foram encontradas.
A Bruxa de Blair
Ano passado saiu um filme, quase sem ninguém ter conhecimento, uma continuação de uma história de sucesso em Hollywood. A Bruxa de Blair foi um filme forte. E que esse escritor tem um medo TREMENDO. Por isso prometi que quando estivesse próximo do Halloween eu escreveria sobre esse filme que me fez ter (como diria Leon do canal Coisa de Nerd no Youtube) um cagaço crônico! 
Ele estreou em 1999. Usando um tipo de gravação chamado found footage, que seriam gravações amadoras, ou pelo menos, não tratadas ou editadas. O que é bem diferente dos falsos documentários. A história fala sobre três estudantes que estavam gravando um documentário sobre o folclore de uma bruxa na floresta Black Hills. Eles vão até a cidade de Burkitssville, no estado de Maryland para isso. 
Foi criado todo um "mito" sobre o filme. Envolvendo uma bruxa que teria sido morta em tempos antigos na cidade, crianças desaparecidas, a morte dela como um ser maligno, as pessoas que a destruíram morrendo misteriosamente e uma maldição relativa com isso. Tempos depois, quando não se chamava mais Blair, mas sim Burkitssville, com estranhos sumiços. Um homem que teria sido o assassino de crianças... Até que chegamos nos dias atuais onde a tecnologia permitiria catalogar e registrar os fatos por de trás das lendas.
Os três estudantes de cinema antes citados, se unem para um documentário sobre o assunto. Para determinar se existe alguma veracidade sobre esses mitos relativos a bruxa. Viajando até Burkitssville no dia 20 de outubro de 1994 eles começaram entrevistando pessoas na cidade. São eles Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard. Com informações sobre as lendas locais devido aos moradores, além de uma localização próxima aonde ficaria antigamente o tal ser místico, eles se emprenham na mata. E nunca mais são vistos. 
Buscas foram feitas. Por toda a floresta. Nada foi encontrado. A não ser o carro dos jovens no dia 25 de outubro do mesmo ano. Foi feita uma força tarefa para encontrar eles. Usado de tudo um pouco... Nada...
Mas a mãe de Heather não se conforma. E ela busca de forma pessoal informações sobre sua filha. Ainda assim, a polícia considera aquele caso como encerrado. Passado um bom tempo, em outubro de 95, um grupo de estudantes de antropologia encontram uma sacola com fitas e o diário de Heather. Aqueles itens estavam perto de uma cabana em uma parte da floresta. O xerife verificou o conteúdo daquilo e se tratavam dos itens daquela equipe sumida composta pelos jovens. Parte disso foi divulgada para a família, mas muito pouco.
Em 97 foram liberados os arquivos relativos ao caso. Incluindo a totalidade das fitas. Os familiares levam elas para uma empresa para verificar os vídeos, e com isso, eles soltam um filme: A Bruxa de Blair.
Na verdade, naquele período, o filme foi lançado na mídia como um caso real! Os criadores começaram em 1993 com esboços de falas extremamente improvisadas. Então, com uma ideia brilhante, eles fizeram um documentário falso sobre a bruxa de Blair com oito minutos. Liberando esse vídeo, eles anexaram a ele recortes de revistas e jornais, além de entrevistas. E quando eles lançaram o filme, ao mesmo tempo criaram um site. Nele existiam dados sobre a mitologia de Burkitssville, entre outras coisas. O que convenceu o público que aquilo era VERDADEIRO!
Só para se der uma ideia, eles pegaram os três atores que interpretaram eles mesmos, os levando para uma floresta em Maryland. Deixando eles sozinhos com os aparelhos de gravação, uma bússola e pouca coisa, mais nada! Sem contar que ensinaram só o básico do uso das câmeras. Os caras realmente não sabiam para onde ir. E a equipe deles se camuflou na floresta para causar um pânico verídico neles. 
Durante o dia, para não os retirar da imersão dos personagens, além de deixar alimentos de forma não direta... Eles entregavam papéis com o que eles poderiam falar. Não um texto escrito e definido, mas sim algo que eles improvisariam. Além da direção que deveriam seguir na mata. Quando a noite chegava, a equipe se preparava para amedrontar o grupo. Pedras espalhadas em pequenos montes, itens que seriam de bruxaria, entre outras coisas aos quais nenhum dos jovens sabia! Até mesmo privando eles de sono.
O filme custou 60.000 dólares. Arrecadando 250.000.000 dólares! Esse que é um belo lucro! Mostrando como poderia ser simples criar uma boa história com pouco orçamento. Pois em efeitos especiais, nada foi usado a não ser com coisas nada ligadas a SFX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário