domingo, 21 de maio de 2023

Michael Moorcock e seu Elric de Melniboné


Michael John Moorcock nascido em 18 de dezembro de 1939 é um escritor inglês, conhecido por seus romances sobre o personagem Elric de Melniboné, uma grande influência no campo da fantasia desde os anos 1960 e 1970.
Reconhecido por seus livros de ficção científica e fantasia, série de romances, histórias em quadrinhos e não-ficção, Moorcock já trabalhou como editor e também é músico. Como editor da revista britânica de ficção científica New Worlds, ele fomentou o desenvolvimento da ficção científica "New Wave" no Reino Unido e indiretamente nos Estados Unidos, levando ao advento do cyberpunk.
As obras de Moorcock são conhecidas por sua natureza e conteúdo políticos. Assim como em Elric, o tema central em muitos de seus romances de fantasia é o conceito de um "Campeão Eterno", que tem múltiplas identidades em uma série de universos alternativos. Esta cosmologia é chamada de "Multiverso" em seus romances. O Multiverso lida com polaridades primordiais como como bem e mal, lei e caos, e ordem e entropia.
Elric, o anti-herói albino condenado de Moorcock é um dos mais conhecidos na literatura de fantasia, e já se encontrou com Conan, o Bárbaro, outro personagens dos livros. Por conta de sua influência, Elric já foi adaptado para uma ampla variedade de mídias, como jogos de RPG, HQs, música e cinema. Suas histórias têm sido publicadas e adaptadas desde os anos 1970. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário