sexta-feira, 5 de abril de 2024

Hideo Kojima, Konami e a briga desses dois

Fundada em 2005, a Kojima Productions desenvolveu produtos que vão desde Metal Gear Solid III até Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Já em 2014, eles lançaram a demo P.T. (Playable Teaser), um teaser jogável de Silent Hills. Que além de revitalizar a franquia Silent Hill, traria Norman Reedus e a co-direção de Kojima e Guillermo Del Toro.
Mas em 19 de Março de 2015, uma reportagem da GameSpot, foi ao ar, dizendo que Kojima deixaria a empresa em Setembro. No mesmo dia, usuários do fórum NeoGAF, notaram que o menu inicial do jogo não contava com a logo da Kojima Productions. Nem sequer a frase, "Um jogo de Hideo Kojima" estava na introdução do game.
Durante o San Francisco International Film Festival, no fim de Abril daquele ano, o diretor Guillermo Del Toro confirmou que Silent Hills não estava mais em desenvolvimento. E a Konami, no mesmo dia, anunciou que retiraria P.T. da PSN. A compositora Rika Muranaka que o problema se deu, pois Kojima não receberia parte dos lucros de Phantom Pain. E a empresa estaria brava com ele, pois o game estaria atrasado. Além de estar acima do orçamento planejado.
Saiu então uma reportagem da New Yorker, sobre a saída do Kojima da Konami, com festa de despedida e tudo. E a empresa disse que isso era mentira, e Hideo estava "de férias". Sei... Mas o reporter da New Yorker foi lá e postou uma foto da despedida no Twitter (atual X).
Enquanto isso, Phantom Pain, o mesmo que deu tanto problema, concorreu a Jogo do Ano, no The Game Awards. Ganhando na categoria de Jogo de Ação e Aventura. Infelizmente a Konami barrou o Kojima de receber o prêmio, devido ao histórico deles. Foi anunciado, pelo próprio The Game Awards, que um advogado da Konami procurou Hideo Kojima, para o advertir que não poderia participar sequer da celebração, por seu jogo.
Finalmente, em 16 de Dezembro de 2015, ele saí oficialmente da Konami e oficializa a criação da Kojima Productions, mas agora, de forma independente. Conhecida, nos dias atuais, pelo game Death Stranding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário