segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A polêmica do game Spider-Man 2: tem gente idiota querendo mais arma e racismo...

O último jogo da franquia da Inmsoniac Games, Spider-Man 2, chamou a atenção de algumas pessoas. Mais por conta de uma "polêmica" - se podemos chamar assim - do que por qualidade do jogo ou uma história fraca. E o pior que poderia ser por conta disso, em segundo plano, pois a história não é a melhor coisa desse novo game. Isso, pois a DLC de Miles Morales, conseguia ser mais estruturada.
Apesar de ter algumas referências bacanas, a história realmente não é o forte aqui. Mesmo não mostrando grandes astros da Marvel, graças a Gata Negra, eles tem uma "viagem mundial mágica". E de alguma maneira, aparece uma referência ao filme do Aranhaverso, da Sony.
Mas dois momentos que realmente ficaram marcados foram comentários FORA do game: o porte e posse de armas e o racismo.
Devo comentar que algo dito por muitos deles, faz sentido. Que é como o pessoal coloca a personagem da Mary Jane, em um nível muito grande de combate. Pode ser "lacração"? Então, comecemos a falar que esse termo é só criado para tentar retirar o significado da obra. De qualquer forma, sim a Mary Jane está mais "badass", mas no final do primeiro game, e durante a DLC com Miles Morales ela está em uma guerra. No Universo Marvel! Se ela está viva, no mínimo, ela ficou mais durona mesmo. Isso, sem contar que ela sabe quem é o Homem-Aranha original.
Um dos diversos comentaristas de games, muitas vezes, não profissional, ficou bravo pois o Homem-Aranha, Peter Parker, ser contra armas. Mas isso seria óbvio. O personagem foi morto por uma arma. Independente se foi uma arma de fogo, ou uma arma branca, em todos os universos, o Tio Ben é morto por um ladrão, com um revolver, faca ou seja lá o que for. E isso gerou no jovem Peter, uma aversão a armas. Isso é tão canônico, quando a morte dos pais do Bruce Wayne para a criação do Batman. "Ah, mas quando eles surgiram, o uso de armas não era tão restritivo". Certo, mas está falando de outros tempos, em que até os autores falaram, vamos tirar o uso de arma de qualquer personagem.
E outro fator, muitas vezes tratado por esses mesmos caras é, que o protagonismo saiu de Peter Parker e passou para Miles Morales. O simples racismo. A prova disso é que essa galera que solta essas farpas contra um protagonista negro, são os mesmo a favor de um Homem-Aranha que portasse arma. Ninguém fala muito sobre o uso de termos americanos para personagens que já foram traduzidos tantas vezes. A gente sabe que isso, da não tradução dos personagens, tem lá seus motivos. Mas convenhamos, dificilmente, alguém assim reclama de qualidade. Mas sim "racialidade" e como estão indefesos até nos jogos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário