segunda-feira, 13 de abril de 2020

Arthur Conan Doyle: o "detetive" por trás de Sherlock Holmes

Falar de literatura sem falar de Sherlock Holmes é um crime inafiançavel. Mas o que menos pessoas sabem dentro desses fãs, e a história de Arthur Ignatius Cona Doyle.

"Quando se elimina o impossível, o que sobra por mais incrível que pareça só pode ser a verdade."
Desde criança Arthur deve boas influências de sua mãe com a questão de literatura e cavalheirismo. Já seu pai não era do mesmo estilo. Além de ter fracassado como pintor, se entregou ao alcool, ele também sofria de ataques epiléticos. O que fez a família ser forçada o colocar em um manicômio.
Como a família sofria de problemas financeiros, e preocupados com a vida do jovem Arthur, o enviaram para um internato jesuíta. 
Quando ele cresceu, sua família o incentivou a seguir carreira na área de artes, mas se lembrando do passado de seu pai ele preferiu ser medico. Aos 17 anos entrou na Universidade de Edimburgo, recebendo seu diploma aos 22. Trabalhou como médico em navios e baleeiros, cuidando da saúde de marinheiros. Só que logo depois desistiu pois o salário era muito ruim. E foi abrir seu consultório em Portsmouth.
Como tinha poucos pacientes, ele tinha muito tempo para se dedicar a escrita. Tanto que foi que ele escreveu Um Estudo em Vermelho, a obra que introduziu ao mundo Sherlock Holmes.


"A mediocridade não enxerga além de si mesma. Mas o talento reconhece instantaneamente o gênio."
Depois de Um Estudo em Vermelho veio o Signo dos Quatro. Ganhou apenas 60 libras pelos dois.
De repente, Sherlok Holmes virou febre em todos os cantos. Eles esgotaram! Centenas de fãs começaram a enviar cartas para a Rua Baker 221b... Mas o endereço ainda não existia. Eles acreditavam que Holmes existia.
As cartas então começaram a ir para casa de Arthur. 
A editora Strand Magazine ofereceu 50 libras por cada conto de Holmes. Escreveu 12 contos, que juntos lhe renderam o livro As Aventuras de Sherlock Holmes. 
As inspirações para Holmes foram:

  • Joseph Bell, o professor de Arthur na universidade de medicina. Pois através da observação, Joseph descobria várias informações utéis de seus pacientes;
  • Henry Littlejohn, chefe cirurgião da polícia de Edimburgo, pois usava as técnicas médicas para resolver os crimes de forma inimaginável.
Quando Arthur viajou para o Egito com sua mulher, soube que seus livros estavam sendo traduzidos para o árabe. Por ordem do vice-rei turco. Sherlock Holmes virou livro didático para a polícia. Um policial amador o analisou Arthur e o tratou como um "potencial criminoso". A polícia egípcia pediu desculpas pelo erro.
Conan Doyle resolvia crimes também na vida real. Ele foi convidado a participar do Clube do Crimes, uma sociedade secreta que investigava casos reais. Por sua causa foram desvendados os seguintes crimes:
  • A inocência de George Edalji, acusado de maus tratos a animais;
  • Ajudou a encontrar Agatha Christie depois de um misterioso desaparecimento.
Mas nem tudo são flores. Ele teria sido suspeito de matar o escritor Bertram Fletcher Robinson. Pois esse escritor estaria plagiando seu livro, O Cão dos Baskerville. Foi inocentado pois não havia provas para tanto...
Outra polêmica foi o Fóssil de Piltdown, que teria sido descoberto em 1912. Mas só 40 anos depois se descobriu que não era o Elo Perdido (entre o homem e o macaco), mas sim um fóssil falso criado por Arthur. Tudo isso pode ter sido por conta dos cientistas que não acreditavam em sua religião e debochavam dele.
Aos 56 anos perdeu muitos parentes queridos, até sua mulher. Sofreu de depressão grave. Teria encontrado consolo no espiritismo. Teria até mesmo falado em uma sessão espírita com seu irmão morto.
Desde então se entregou totalmente a essa religião. Reuniu a história do espiritismo em seus livros. Viajou por diversos países ministrando palestras sobre o assunto. 
Foi presidente da Aliança Espírita de Londres e fundou várias livrarias e museus espiritas. 
Morreu aos 71 anos, em 7 de Julho de 1930. De ataque cardíaco. Estava segurando uma rosa quando disse suas últimas palavras. "Você é maravilhosa" últimas palavras ditas a sua esposa.
Escreveu 9 livros sobre Sherlock Holmes, 6 sobre o professo Challenger (de O Mundo Perdido), 7 romances históricos, 10 sobre espiritismo e 10 sobre temas variados.

domingo, 12 de abril de 2020

O terror e horror no Brasil!


Falar sobe filmes de gênero é meio difícil pois... A gente não faz muita coisa AINDA. Mas vez ou outra, algo que fazem de forma bem bacana são os efeitos práticos no terror brasileiro. E dá medo, a um ponto que nós faz querer ir ao banheiro limpar as calças depois do longa metragem, ou ao menos nos dão aquele pavor noturno que deixa a luz acessa perto de uma lampada velha. E nesse segundo caso você torce para a luz não acabar, ou de ter esquecido de pagar a conta de energia...
Aqui não falarei de Mojica, o eterno Zé do Caixão, pois um dia pretendo escrever só sobre esse mestre. Além disso, muito de sua obra foi comprometida pelo período da Ditadura Militar. Então, não acho digno de minha parte falar sobre ele aqui ainda.
Bem, vamos as coisas mais horríveis feitas pelo Brasil. Do modo certo de falar.
Noite Escura da Alma já começa batendo forte aqui. Soube sobre ele através do canal do Getro. O filme começa com um monge, em uma igreja rezando, quando recebe uma missão divina. Que ele reconstruir a igreja de Lautíceia. A obra volta no tempo para falar sobre o passado de Augusto, que é o protagonista, um rapaz que trabalha no setor de obras da prefeitura de Manaus. Tem mulher e filha, respeita os dogmas da igreja, mas recebe propina para liberar ou impedir determinada construção. Isso não é ajudado pela figura do chefe de Augusto. Um monstro em forma de homem.
O pior é que Augusto tem visões macabras nos últimos tempos. Anunciando um terrível futuro. Pois uma entidade maligna o possuí certa e sua vida terá uma quinada feia. Um gruo de sádicos o tortura e abusa, assim como de sua esposa. E tudo isso o levará Augusto a uma espiral de violência e maldade.
Vamos a um filme mais simples, mas ainda sincero. Desaparecidos. É algo que veio na linha Bruxa de Blair. Fred, um rapaz vai dar uma festa é Luz, Camera, Party. O convite é uma câmera  especial que podem colocar no pescoço. Eles se perdem no caminho para Ilha Bela, pois é um caminho sem asfalto. Nesse meio tempo eles abordam um senhor para obter informações, eles retribuem dando carona. Ele vai com os jovens, mas fica pelo caminho. E comenta sobre um ser chamado o Coisa-Ruim. Os jovens chegam na festa.
Pouco a pouco, eles vão sumindo. Ou será que vão sumindo mesmo? A morte ronda o lugar e aqueles jovens estarão em perigo.
O filme é visto do ponto de vistas das câmeras como tinha comentado antes. Então, entenderam a comparação com Bruxa de Blair.
Stênio é um cara que trabalha no Instituto Médico Legal. Ele faz  seu serviço, possuindo uma mulher que ama, além de um casal de filhos. Contudo ele tem uma habilidade. Ele consegue ouvir os mortos. Imagine alguém que trabalha em um instituto e escuta mortos. Eles não podem sair do lugar ao que parece. Mas podem falar com o rapaz.
Através de um morto ele descobre que sua mulher o está traindo. E vai querer acertar as contas. O problema é que Stênio vai descobrir que era melhor ele ter calado a boca. Ou melhor, tampado os ouvidos.
Morto Não Fala é um filme brasileiro com grandes astros, tanto que o principal é o ator Daniel Oliveira. Que já interpretou Cazuza.

sábado, 11 de abril de 2020

Até os ídolos falham... MAS FALHAM MESMO!


Existem muitos ídolos nos dias de hoje, pessoas que idolatramos e ignoramos seus defeitos. Pois fazem parte da nossa infância, dos nossos gostos e tudo mais que isso possa envolver as pessoas que curtem um tipo de cultura (sendo nerd ou não). Contudo, a não ser que você seja um cego completo (bolsominions, isso serve para vocês sim!) um ídolo pode decepcionar você. Não importa como, pois ídolos ainda são humanos. Cometem falhas. É como exigir que um amigo seja perfeito. Ele não o será. Mas jamais se esqueçam, olhem todos os prismas de uma situação antes de condenar alguém.
Recentemente o Padre Fábio de Mello fez um comentário visto, com toda a razão, como preconceituoso relativo a umbanda. Porém, ele pediu desculpas. Coisa diferente dos outros dessa lista.
Márcio Seixas é um dos dubladores mais conhecidos do Brasil, junto a Guilherme Briggs na atualidade. Tanto pelo Batman Animated Series, como conhecemos a obra de Bruce Timm, como pelas outras vezes que dublou Batman em diversas ocasiões. Acho que a última foi em Injustice 2, o game que coloca os personagens da DC em guerra um contra o outro. Porém, após uma briga com um antigo sócio, Márcio deve seus áudios do Whatsapp vazados por ele. Além de
mostrarem o assédio desse senhor com as alunas do curso de dublagem dele, também demonstra sua vontade de controlar o personagem Batman no Brasil como sua marca (até hoje imagino como faria isso) e ofensas ao Guilherme Briggs e seu antigo sócio. Complicado mesmo...
Sou um fã de Nobuhiro Watsuki. Ele fez o mangá de sucesso Rurouni Kenshin (que no Brasil ficou conhecido como Samurai X, por conta da dublagem brasileira) e fez tanto sucesso que deve animes, games, OVAs que explicam melhor a história do personagem e alguns live actions! Realmente conseguiu muita fama. Para se ter uma ideia, outras obras que ele criou nunca tiveram o mesmo sucesso, como Busou Renkin. Porém, ele foi preso no Japão anos atrás. Por que? Nada, só portar pornografia infantil. Até onde se sabe ele não cometeu o ato com crianças e adolescentes, mas o crime está ai para se ter uma ideia.
Então notamos que nem todo o ídolo está longe de ser perfeito. Contudo, tente nunca proteger seu ídolo, note se as falhas são perdoáveis e depois reflita. Não proteja o pessoal sem motivo. Não incentive esses atos errados.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Famosos nerds que talvez você não sabia que eram

Henry Cavill
Falar sobre a cultura nerd é algo complicado hoje em dia pois tudo é nerd. Alguns dos maiores nomes da indústria são chamados de nerds, como Bill Gates ou Steve Jobs... Mas não é bem assim.
Eles são exemplos, sim, de pessoas estudiosas. Mas nem todo o nerd é uma pessoa estudiosa. E vice-versa. Na verdade, o termo nerd seria algo como perdedor, na sua origem. Ou seja, nerd nunca foi um elogio, mas uma comparação com alguém muitas vezes sem sucesso, ou fracassado.
E com o tempo, além de designar pessoas que eram excluídas, sobretudo dos grupos escolares, ele também foi usado para pessoas que não aparentavam ser nerds. Explico: era como se fosse uma ofensa falar isso a algumas pessoas que não pareciam nerds.
Vin Diesel
Para se ter uma ideia, um ator que muitos conhecem, mas poucos sabem ser um nerd, geek e gamer é Henry Cavill. O ator que fez Superman e Geralt de Rivia (da série de livros que depois virou jogo e agora é uma série, The Witcher) já se declara um jogador com afinco. Ele só não joga tanto pois seu itinerário de produções é muito grande. Mas quando pode joga The Witcher 3 e Total War: Warhammer. E quer muito jogar novas versões de World of Warcraft. Já imaginou estar cumprindo uma quest e de repente, você tem ajuda do ator do Bruxão/Azulão? Seria demais.
Outro conhecido nerd, mesmo que os fãs não saibam, é um certo carecão que ama carros velozes e furiosos. Não! Não é o The Rock! Apesar que eu preferiria o The Rock... Trata-se de Vin Diesel. O grandão já interpretou diversos personagens, não só nos filmes, mas nas mesas de RPG.
Ronda Rousey
Sim, Vin Diesel gostava de jogar um roleplaying game tradicional mesmo. Com dados e fichas de D&D. Ao que parece, quase sempre jogava com um personagem chamado Sauron, obvia inspiração dos livros de Tolkien. Até mesmo pagava um cara para mestrar para ele. Imagina alguém te pagar para narrar uma história! E bem!
Uma verdadeira lutadora e que já atuou com Vin Diesel (em um dos Velozes e Furiosos da vida) é Ronda Rousey. Isso fica muito claro pois ela deixa explicito, mas as pessoas passam batido por isso: ela é uma baita fã de animes, em especial Dragon Ball. Já apareceu muitas vezes roupas com efeitos do desenho de Akira Toriyama e até mesmo, que lembram os uniformes dos personagens. Faz até poses das lutas.
Isso demonstra que esse estigma de derrotados nunca existiu. Mas que foi imposto por um bando de fão chato. Nerd não é nada demais. Relaxem.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

5 filmes bons de animação 3D que não são da Disney

Muitas animações são extremamente boas. Com animações clássicas, e quase sempre vem da Disney. Mas existem algumas que usam tecnologia 3D e que não são do Tio Walt. Aproveite!

1 - Megamente (Megamind): Desde o seu início, Megamente (de 2010) faz referências ao maior ícone do super-heroísmo. É possível ver traços do Superman no fim do seu mundo natal, na pequena nave que é enviada para a Terra e nos superpoderes como voo, força extraordinária e um megatopete. Porém, estas características não são do personagem título, mas sim de Metro Man, seu arqui-inimigo.
Tudo que o vilão Megamente mais queria era eliminar seu adversário Metro Man e assim dominar a cidade de Metro City. Só que para isso era necessário um plano ainda mais diabólico do que todos já tentados anteriormente. Um dia, com a ajuda de Criado (um peixe mutante em uma roupa tecnológica) e após sequestrar a repórter Rosane Rocha, o malvado consegue o inimaginável, para ele e para todos: dar um sumiço no herói. A única coisa que ele não contava era que sua vida se tornaria tão chata a ponto de ele inventar um herói para combater. Um herói que não tem os valores de Metro Man, mas que faz as coisas por conta própria.

2 - Shrek (Shrek): Em um pântano distante vive Shrek, um ogro solitário que vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada: como três ratos cegos, um grande e malvado lobo (com roupa de vovozinha) e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad, um baixinho sem vergonha. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro  (mais por insistência do que por vontade do ogro) resgatarem uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.
O filme deve sequências. Muito boas por sinal. 
O personagem Shrek foi criado pelo escritor William Steig em 1990, sendo que apenas 5 anos depois a DreamWorks SKG e a Pacific Data Images começou a trabalhar na sua adaptação para os cinemas. As sequências do filme foram Shrek 2 (2004), Shrek Terceiro (2007) e Shrek para Sempre (2010).
Engraçado que o filme seria uma resposta de um antigo membro da Disney a sua "não escalação" para presidência da "Empresa do Rato Mickey"

3 - Madagascar (Madagascar): O leão Alex é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Gloria, sempre passaram a vida em cativeiro e desconhecem o que é morar na selva. Curioso em saber o que há por trás dos muros do zoo, Marty decide fugir e explorar o mundo. Ao perceberem, Alex, Gloria e Melman decidem partir à sua procura. O trio encontra Marty na estação Grand Central do metrô, mas antes que consigam voltar para casa são atingidos por dardos tranquilizantes e capturados. Embarcados em um navio rumo à África, eles acabam na ilha de Madagascar, onde precisam encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.
Harry Gregson-Williams inicialmente iria compôr a trilha sonora de Madagascar, tendo sido posteriormente substituído por Hans Zimmer.
O primeiro filme foi seguido por Madagascar 2 (2008) e Madagascar 3 (2012).

4 - A Era do Gelo (Ice Age): O mamute Manny, o tigre de dente de sabre Diego e a preguiça-gigante Sid são amigos (na medida do possível) em uma época muito distante dos dias atuais e vivem suas vidas em meio a muito gelo. Até o dia em que eles encontram um menino esquimó totalmente sozinho, longe de seus pais, e decidem que precisam ajudá-lo a achar a sua família. Enquanto isso, o esquilo pré-histórico Scrat segue na sua saga para manter sua amada noz protegida de outros predadores.
A Era do Gelo é o primeiro longa-metragem dirigido por Chris Wedge e também pelo brasileiro Carlos Saldanha. Três anos mais tarde, ele chegaria com Robôs e em 2011, prestaria uma grande homenagem ao seu país Rio.
Atentos ao crescimento do mercado de animação, este é o terceiro filme do gênero produzido pelo estúdio 20th Century Fox. Os outros  foram Anastasia (1997) e Titan (2000).
É o único filme da série em que se vê personagens humanos. 
Depois dele veio A Era do Gelo 2 (2006),  A Era do Gelo 3 (2009) e A Era do Gelo 4: Deriva Continental (2012).

5 - Meu Malvado Favorito (Despicable Me): A pirâmide de Gizé foi roubada e em seu lugar foi colocada uma replica com gás. O roubo é tratado como o ato vilanesco do século, o que deixa Gru, um vilão megalomaníaco extremamente nervoso. Então ele planeja roubar um furto mais ousado, pois ele pretende pegar a lua. Para isso ele conta com os "bicho-fofos-para-merchandising" Minions e um cientistas chamado Dr. Nefario. Ele consegue fazer um plano perfeito, até que as irmãs orfãs Margo, Agnes e Edith entram em seu esconderijo para vender biscoitos. Gru as adota, mas nunca imaginou que iria se afeiçoar com elas.
A animação marca a estreia da Illumination Entertainment, empresa fundada por Chris Meledandri, ex-presidente da 20th Century Fox Animation, que lançou A Era do Gelo, Robôs, Os Simpsons, Horton e o Mundo dos Quem, Alvin e os Esquilos, entre outros. De inexperiente, Meledandri não tem nada e usa o que aprendeu com os projetos anteriores para fazer um filme certeiro, com roteiro redondinho e que certamente vai agradar às crianças e também aos pais e tios que os levarem aos cinemas. Os personagens vão, cena a cena, ganhando o público.
Esse universo de filmes fez muito sucesso, ao ponto de criarem 5 filmes. E desses cinco, 2 são com foco nos Minions!

sábado, 4 de abril de 2020

Os Supers de cada universo (parte 1)

Desde que o Superman surgiu, existem muitos heróis, de cada editora, que tentam se comparar ao Azulão. Vejamos se eles realmente prestam.
Malibu Comics: Prime (Kevin Green) foi um dos personagens principais do Ultraverse, um dos novos universos de quadrinhos de super-heróis que surgiram durante os anos 90. 
Como Prime (Primaz em português), Kevin Green possui uma vasta força sobre-humana em um nível proporcional ao do Incrível Hulk. Como tal, pode-se presumir que ele possui força imensurável e pode levantar ou pressionar pesos na faixa de centenas de milhares de toneladas diretamente acima da cabeça.
Em seu corpo humano, Kevin possui a força típica de um jovem adolescente de sua idade, peso e altura.
Como resultado da experimentação realizada em seu corpo no útero, Kevin Green conseguiu exalar uma substância viscosa espessa dos poros do torso. Ele pode então solidificar mentalmente e transformá-lo em uma bainha flexível e durável que circunda seu corpo.
A bainha ou concha pode tecnicamente ter a aparência de qualquer coisa. Mas a mente subconsciente de Kevin molda-a na forma e na aparência de um homem humano impossivelmente grande e excepcionalmente (até mesmo com um físico grotesco) musculoso.
A concha atua como uma extensão do ser físico de Kevin. Enquanto ele flutua no meio do fluido viscoso dentro dele, ele experimenta todas as sensações físicas normais que sentiria sem ele. De alguma maneira desconhecida, Kevin ainda respira. Ele pode comer enquanto dentro da concha.
Image Comics: Spawn, o Soldado do Inferno, é um personagem criado por Todd McFarlane durante a fundação da editora Image Comics. Spawn tem uma longeva série de HQs e já ganhou filmes e animações.
O nome real do personagem é Albert Francis “Al” Simmons, homem que nasceu na cidade de Michigan e é o filho do meio entre três irmãos.
Simmons era muito inteligente e forte e se tornou soldado do exército americano e mais tarde, foi contratado pela CIA para trabalhar com agente secreto e assassino. No entanto, ele foi morto durante uma missão em Botsuana.
Por conta de suas atitudes e vida de assassino, Simmons foi enviado ao inferno. Ele fez um acordo com o demônio Malebolgia para se tornar um dos seus Hellspawns, espécie de soldados do local, com a condição de ver sua esposa, Wanda, uma última vez.
Pelo que sabe seus poderes (que não são falados de cara) são imortalidade já que nem uma criatura viva, fator de regeneração super avançado já sendo decapitado e desmembrado várias vezes, pode assumir qualquer forma mesmo que não consiga assumir a de Al Simmons (apenas uma vez), superforça, poderes telepáticos que ainda não compreende bem, poderes mágicos (tanto do inferno como de outras fontes).
Marvel Comics: Em 1947, o Departamento K do Canadá e os remanescente da Operação: Renascimento juntaram seus recursos para formar o Projeto: Sentinela, uma tentativa de não só tentar recriar o Soro do Super Soldado mas, na arrogância do pós-guerra, ampliar seus efeitos mais de mil vezes. Infelizmente, dentro de poucos anos ele acabou sendo dividido em centenas de sub-projetos isolados; com o trabalho dos laboratórios sendo terceirizado para empresas privadas, a administração geral era praticamente nula. Precisamente aonde todos os seus recursos acabaram ao longo das décadas, o que eles poderiam ter começado, e onde eles acabaram parando, é atualmente desconhecido.
Após dez anos, Robert Reynolds, um viciado em metanfetamina, invadiu um laboratório do Professor Cornelius. Foi lá que ele descobriu um soro brilhante. Consumindo o composto, Robert Reynolds ganhou o poder de um milhão de sóis explodindo. Esse ato matou seu parceiro e os guardas do laboratório. Ele então pediu ao Professor que fizesse mais para ele.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Red Candle: a desenvolvedora que se ferrou por conta do Ursinho Pooh


Falar sobre a Red Candle Games vai ser importante aqui pois eu preciso fazer justiça a essa desenvolvedora maravilhosa. Que só se deu mal por conta de uma piada mal colocada. Entendam.

Detention: terror em um período conturbado com folclore sombrio taiwanês
Eu gosto muito de mitologias. Admito, no entanto não conhecer muito sobre a cultura chinesa. Quem dirá a de Taiwan. Entenda que Taiwan não é bem um país para alguns, mas parte do território da China. Não parece tão importante, mas guarde isso na mente.
Detention é um jogo de terror atmosférico único, fortemente influenciado pela cultura taiwanesa / asiática oriental (referências ao taoísmo e ao budismo), baseado na década de 1960 em Taiwan  que estava sob a lei marcial. Com um mecanismo simples de apontar e clicar (point and click), o jogador controla os personagens que se aventuram na escola cercados por eventos sobrenaturais hostis para descobrir histórias por trás do lugar assombrado. Incorporando elementos religiosos baseados na cultura e mitologia taiwanesa / chinesa, o jogo proporcionou aos jogadores gráficos e experiências únicos.
Tudo começou com uma pergunta simples. "Por que não encontro nenhum jogo que possa representar nossa cultura e compartilhar com o mundo, sobre o lugar em que cresci?" Mr.Yao ou Coffee, como designer de jogos, carregou esse pensamento com ele por anos e, em 2013, finalmente decidiu criar um universo de jogos de terror cheio de elementos de Taiwan (uma mistura de crenças taoístas e budistas com a cultura tradicional chinesa). Com um ano de produção, Coffee calculou que a escala do jogo havia crescido muito, assim se aproximou de Light Wang e Henry Wang, que criaram o primeiro título indie iluminado de verde Constant C. de
Taiwan. À primeira vista, os dois percebem que Detention é atraente e cheia de sabor taiwanês. E sua simplicidade logo atraiu o famoso compositor Weifan Chang, o artista Finger, o designer de jogos Doy, o programador Chia-Sheng e Vincent se juntando à equipe. Juntos, eles se dedicaram a compartilhar com o mundo um jogo que ninguém jamais viu antes.
Esse jogo lançou ao estrelado... Até que veio Devotion. E esse novo jogo também era bom. O problema foi uma piada

Devotion: o que você faria pelo seu filho? E isso é realmente necessário?
Você entra no seu apartamento, a música dos anos 80 se espalha pelo ar, um programa de ídols é exibido na televisão; um cenário nostálgico certamente, mas qual é esse sentimento de desconforto? Você questiona esse lugar que costumava chamar de "lar", percebendo que ele se distorce a cada mudança de olhar, ansioso enquanto o ambiente ao redor contorna o precipício do extraordinário. À medida que você percorre cada memória, descobrindo as camadas de cada mistério, você pode encontrar enterrado nesta casa, a verdade inquietante daqueles que moravam aqui.
"Lembre-se do que você orou ..."
O jogo em si é bom. Na verdade ótimo, com uma atmosfera de horror e terror. Mas dentro do jogo existe um easter-egg com uma piada. O presidente da China não gosta de ser comparado com o Ursinho Pooh, ao ponto de impedir o filme Christopher Robin que tem o personagem, no país. Isso pode ser tratado como um crime!
Acontece que um dos desenvolvedores do jogos teria escrito em uma parede do jogo o seguinte "Xi Jinping Ursinho Pooh Idiota". O jogo foi bombardeado por críticas negativas, que muito atribuem ao governo chinês. E não é de se duvidar, pois é conhecido o controle do governo sobre as mídias chinesas, mesmo com relação a um território que não é bem um país... Nem um território. Quase criando um acidente diplomático.
Não se pode jogar mais ele, mesmo que tenha sido colocado na STEAM a tempos atrás.