quarta-feira, 1 de abril de 2020

Red Candle: a desenvolvedora que se ferrou por conta do Ursinho Pooh


Falar sobre a Red Candle Games vai ser importante aqui pois eu preciso fazer justiça a essa desenvolvedora maravilhosa. Que só se deu mal por conta de uma piada mal colocada. Entendam.

Detention: terror em um período conturbado com folclore sombrio taiwanês
Eu gosto muito de mitologias. Admito, no entanto não conhecer muito sobre a cultura chinesa. Quem dirá a de Taiwan. Entenda que Taiwan não é bem um país para alguns, mas parte do território da China. Não parece tão importante, mas guarde isso na mente.
Detention é um jogo de terror atmosférico único, fortemente influenciado pela cultura taiwanesa / asiática oriental (referências ao taoísmo e ao budismo), baseado na década de 1960 em Taiwan  que estava sob a lei marcial. Com um mecanismo simples de apontar e clicar (point and click), o jogador controla os personagens que se aventuram na escola cercados por eventos sobrenaturais hostis para descobrir histórias por trás do lugar assombrado. Incorporando elementos religiosos baseados na cultura e mitologia taiwanesa / chinesa, o jogo proporcionou aos jogadores gráficos e experiências únicos.
Tudo começou com uma pergunta simples. "Por que não encontro nenhum jogo que possa representar nossa cultura e compartilhar com o mundo, sobre o lugar em que cresci?" Mr.Yao ou Coffee, como designer de jogos, carregou esse pensamento com ele por anos e, em 2013, finalmente decidiu criar um universo de jogos de terror cheio de elementos de Taiwan (uma mistura de crenças taoístas e budistas com a cultura tradicional chinesa). Com um ano de produção, Coffee calculou que a escala do jogo havia crescido muito, assim se aproximou de Light Wang e Henry Wang, que criaram o primeiro título indie iluminado de verde Constant C. de
Taiwan. À primeira vista, os dois percebem que Detention é atraente e cheia de sabor taiwanês. E sua simplicidade logo atraiu o famoso compositor Weifan Chang, o artista Finger, o designer de jogos Doy, o programador Chia-Sheng e Vincent se juntando à equipe. Juntos, eles se dedicaram a compartilhar com o mundo um jogo que ninguém jamais viu antes.
Esse jogo lançou ao estrelado... Até que veio Devotion. E esse novo jogo também era bom. O problema foi uma piada

Devotion: o que você faria pelo seu filho? E isso é realmente necessário?
Você entra no seu apartamento, a música dos anos 80 se espalha pelo ar, um programa de ídols é exibido na televisão; um cenário nostálgico certamente, mas qual é esse sentimento de desconforto? Você questiona esse lugar que costumava chamar de "lar", percebendo que ele se distorce a cada mudança de olhar, ansioso enquanto o ambiente ao redor contorna o precipício do extraordinário. À medida que você percorre cada memória, descobrindo as camadas de cada mistério, você pode encontrar enterrado nesta casa, a verdade inquietante daqueles que moravam aqui.
"Lembre-se do que você orou ..."
O jogo em si é bom. Na verdade ótimo, com uma atmosfera de horror e terror. Mas dentro do jogo existe um easter-egg com uma piada. O presidente da China não gosta de ser comparado com o Ursinho Pooh, ao ponto de impedir o filme Christopher Robin que tem o personagem, no país. Isso pode ser tratado como um crime!
Acontece que um dos desenvolvedores do jogos teria escrito em uma parede do jogo o seguinte "Xi Jinping Ursinho Pooh Idiota". O jogo foi bombardeado por críticas negativas, que muito atribuem ao governo chinês. E não é de se duvidar, pois é conhecido o controle do governo sobre as mídias chinesas, mesmo com relação a um território que não é bem um país... Nem um território. Quase criando um acidente diplomático.
Não se pode jogar mais ele, mesmo que tenha sido colocado na STEAM a tempos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário