domingo, 12 de abril de 2020

O terror e horror no Brasil!


Falar sobe filmes de gênero é meio difícil pois... A gente não faz muita coisa AINDA. Mas vez ou outra, algo que fazem de forma bem bacana são os efeitos práticos no terror brasileiro. E dá medo, a um ponto que nós faz querer ir ao banheiro limpar as calças depois do longa metragem, ou ao menos nos dão aquele pavor noturno que deixa a luz acessa perto de uma lampada velha. E nesse segundo caso você torce para a luz não acabar, ou de ter esquecido de pagar a conta de energia...
Aqui não falarei de Mojica, o eterno Zé do Caixão, pois um dia pretendo escrever só sobre esse mestre. Além disso, muito de sua obra foi comprometida pelo período da Ditadura Militar. Então, não acho digno de minha parte falar sobre ele aqui ainda.
Bem, vamos as coisas mais horríveis feitas pelo Brasil. Do modo certo de falar.
Noite Escura da Alma já começa batendo forte aqui. Soube sobre ele através do canal do Getro. O filme começa com um monge, em uma igreja rezando, quando recebe uma missão divina. Que ele reconstruir a igreja de Lautíceia. A obra volta no tempo para falar sobre o passado de Augusto, que é o protagonista, um rapaz que trabalha no setor de obras da prefeitura de Manaus. Tem mulher e filha, respeita os dogmas da igreja, mas recebe propina para liberar ou impedir determinada construção. Isso não é ajudado pela figura do chefe de Augusto. Um monstro em forma de homem.
O pior é que Augusto tem visões macabras nos últimos tempos. Anunciando um terrível futuro. Pois uma entidade maligna o possuí certa e sua vida terá uma quinada feia. Um gruo de sádicos o tortura e abusa, assim como de sua esposa. E tudo isso o levará Augusto a uma espiral de violência e maldade.
Vamos a um filme mais simples, mas ainda sincero. Desaparecidos. É algo que veio na linha Bruxa de Blair. Fred, um rapaz vai dar uma festa é Luz, Camera, Party. O convite é uma câmera  especial que podem colocar no pescoço. Eles se perdem no caminho para Ilha Bela, pois é um caminho sem asfalto. Nesse meio tempo eles abordam um senhor para obter informações, eles retribuem dando carona. Ele vai com os jovens, mas fica pelo caminho. E comenta sobre um ser chamado o Coisa-Ruim. Os jovens chegam na festa.
Pouco a pouco, eles vão sumindo. Ou será que vão sumindo mesmo? A morte ronda o lugar e aqueles jovens estarão em perigo.
O filme é visto do ponto de vistas das câmeras como tinha comentado antes. Então, entenderam a comparação com Bruxa de Blair.
Stênio é um cara que trabalha no Instituto Médico Legal. Ele faz  seu serviço, possuindo uma mulher que ama, além de um casal de filhos. Contudo ele tem uma habilidade. Ele consegue ouvir os mortos. Imagine alguém que trabalha em um instituto e escuta mortos. Eles não podem sair do lugar ao que parece. Mas podem falar com o rapaz.
Através de um morto ele descobre que sua mulher o está traindo. E vai querer acertar as contas. O problema é que Stênio vai descobrir que era melhor ele ter calado a boca. Ou melhor, tampado os ouvidos.
Morto Não Fala é um filme brasileiro com grandes astros, tanto que o principal é o ator Daniel Oliveira. Que já interpretou Cazuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário