quinta-feira, 9 de abril de 2020

5 filmes bons de animação 3D que não são da Disney

Muitas animações são extremamente boas. Com animações clássicas, e quase sempre vem da Disney. Mas existem algumas que usam tecnologia 3D e que não são do Tio Walt. Aproveite!

1 - Megamente (Megamind): Desde o seu início, Megamente (de 2010) faz referências ao maior ícone do super-heroísmo. É possível ver traços do Superman no fim do seu mundo natal, na pequena nave que é enviada para a Terra e nos superpoderes como voo, força extraordinária e um megatopete. Porém, estas características não são do personagem título, mas sim de Metro Man, seu arqui-inimigo.
Tudo que o vilão Megamente mais queria era eliminar seu adversário Metro Man e assim dominar a cidade de Metro City. Só que para isso era necessário um plano ainda mais diabólico do que todos já tentados anteriormente. Um dia, com a ajuda de Criado (um peixe mutante em uma roupa tecnológica) e após sequestrar a repórter Rosane Rocha, o malvado consegue o inimaginável, para ele e para todos: dar um sumiço no herói. A única coisa que ele não contava era que sua vida se tornaria tão chata a ponto de ele inventar um herói para combater. Um herói que não tem os valores de Metro Man, mas que faz as coisas por conta própria.

2 - Shrek (Shrek): Em um pântano distante vive Shrek, um ogro solitário que vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada: como três ratos cegos, um grande e malvado lobo (com roupa de vovozinha) e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad, um baixinho sem vergonha. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro  (mais por insistência do que por vontade do ogro) resgatarem uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.
O filme deve sequências. Muito boas por sinal. 
O personagem Shrek foi criado pelo escritor William Steig em 1990, sendo que apenas 5 anos depois a DreamWorks SKG e a Pacific Data Images começou a trabalhar na sua adaptação para os cinemas. As sequências do filme foram Shrek 2 (2004), Shrek Terceiro (2007) e Shrek para Sempre (2010).
Engraçado que o filme seria uma resposta de um antigo membro da Disney a sua "não escalação" para presidência da "Empresa do Rato Mickey"

3 - Madagascar (Madagascar): O leão Alex é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Gloria, sempre passaram a vida em cativeiro e desconhecem o que é morar na selva. Curioso em saber o que há por trás dos muros do zoo, Marty decide fugir e explorar o mundo. Ao perceberem, Alex, Gloria e Melman decidem partir à sua procura. O trio encontra Marty na estação Grand Central do metrô, mas antes que consigam voltar para casa são atingidos por dardos tranquilizantes e capturados. Embarcados em um navio rumo à África, eles acabam na ilha de Madagascar, onde precisam encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.
Harry Gregson-Williams inicialmente iria compôr a trilha sonora de Madagascar, tendo sido posteriormente substituído por Hans Zimmer.
O primeiro filme foi seguido por Madagascar 2 (2008) e Madagascar 3 (2012).

4 - A Era do Gelo (Ice Age): O mamute Manny, o tigre de dente de sabre Diego e a preguiça-gigante Sid são amigos (na medida do possível) em uma época muito distante dos dias atuais e vivem suas vidas em meio a muito gelo. Até o dia em que eles encontram um menino esquimó totalmente sozinho, longe de seus pais, e decidem que precisam ajudá-lo a achar a sua família. Enquanto isso, o esquilo pré-histórico Scrat segue na sua saga para manter sua amada noz protegida de outros predadores.
A Era do Gelo é o primeiro longa-metragem dirigido por Chris Wedge e também pelo brasileiro Carlos Saldanha. Três anos mais tarde, ele chegaria com Robôs e em 2011, prestaria uma grande homenagem ao seu país Rio.
Atentos ao crescimento do mercado de animação, este é o terceiro filme do gênero produzido pelo estúdio 20th Century Fox. Os outros  foram Anastasia (1997) e Titan (2000).
É o único filme da série em que se vê personagens humanos. 
Depois dele veio A Era do Gelo 2 (2006),  A Era do Gelo 3 (2009) e A Era do Gelo 4: Deriva Continental (2012).

5 - Meu Malvado Favorito (Despicable Me): A pirâmide de Gizé foi roubada e em seu lugar foi colocada uma replica com gás. O roubo é tratado como o ato vilanesco do século, o que deixa Gru, um vilão megalomaníaco extremamente nervoso. Então ele planeja roubar um furto mais ousado, pois ele pretende pegar a lua. Para isso ele conta com os "bicho-fofos-para-merchandising" Minions e um cientistas chamado Dr. Nefario. Ele consegue fazer um plano perfeito, até que as irmãs orfãs Margo, Agnes e Edith entram em seu esconderijo para vender biscoitos. Gru as adota, mas nunca imaginou que iria se afeiçoar com elas.
A animação marca a estreia da Illumination Entertainment, empresa fundada por Chris Meledandri, ex-presidente da 20th Century Fox Animation, que lançou A Era do Gelo, Robôs, Os Simpsons, Horton e o Mundo dos Quem, Alvin e os Esquilos, entre outros. De inexperiente, Meledandri não tem nada e usa o que aprendeu com os projetos anteriores para fazer um filme certeiro, com roteiro redondinho e que certamente vai agradar às crianças e também aos pais e tios que os levarem aos cinemas. Os personagens vão, cena a cena, ganhando o público.
Esse universo de filmes fez muito sucesso, ao ponto de criarem 5 filmes. E desses cinco, 2 são com foco nos Minions!

Nenhum comentário:

Postar um comentário