quinta-feira, 18 de junho de 2020

Inspirações das mídias (Filmes clássicos)

Viagem a Lua X todo o sci-fi até hoje: Le Voyage dans la LuneEm 1902 surgiram alguns livros bem diferentes, mas que seriam importantes para a ficção científica. Viagem a Lua é um filme baseado nesse livro. Para sua época seus efeitos especiais e arte foram revolucionários naquele período. Cenários diferentes e loucos, extraterrestres e aliens, entre tantas coisas que vamos ver em obras clássicas de sci-fi. 
Na história, temos um grupo de cientistas que viaja até a Lua através de um canhão. Que para isso eles lançam um foguete com forma de bala até o imenso astro celeste. Além de brigas com aliens que podem explodir por qualquer golpe. Hoje em dia, muitos jovens podem não achar grande coisa, mas naquela época era uma obra de arte. Na verdade, muitos clássicos usam até hoje alguns dos truques, mas de forma mais lapidada. 
Eles seriam baseados nos livros de Júlio Verne, À Volta da Lua e Da Terra à Lua. Que praticamente é um mestre da ficção científica relacionada aos confins do universo, tanto marinhos, quanto espaciais. Isso nos fez explorar obras tão belas que hoje somos fãs de obras maravilhosas graças a ele Star Wars, Battlestar Galatica, Doctor Who, Star Trek, Jurrassic Park, Star Gate, entre diversas obras. 

Metrópolis X Superman e Metropolis de Osamu Tezuka: Outra das obras mais poderosas da ficção científica era Metrópolis de 1927. Foi dirigido pelo alemão Fritz Lang.
Nós vemos uma cidade futurista de 2026. Nela, temos o proletariado que sustenta a cidade com o suor de seu trabalho, enquanto a burguesia se usa disso para viver bem. Esse filme trata sobre o amor proibido em um rapaz da burguesia e uma moça pobre trabalhadora, que prevê a chegada de um salvador. 
Surgiam os “Ser-Máquina”, muito antes da palavra androide se tornar parte comum do vocabulário da cultura pop. Um legado que permanece presente no cinema e na televisão até hoje.
O filme deve o maior orçamento da Europa até então. O engraçado é que os críticos (sempre os críticos... Chatos!) não gostaram da obra. E o próprio Fritz Lang admitiu não gostar dessa obra. Alguns dizem que ele parou de gostar pois o partido nazista gostava do longa. 
A obra seria usada, pelo menos com o nome para a cidade grande fictícia da DC. Como o segundo lar de Clark Kent, o Superman. Lembrando que metrópole é o nome dado de um reino que teria posse de uma colônia. Em 1996, o Homem de Aço até ganhou uma HQ para homenagear a ligação do herói com o filme: Superman’s Metropolis, escrita por Jean-Marc Lofficier, Randy Lofficier e Roy Thomas e ilustrada por Ted McKeever.
E o grande Osamu Tezuka também criou toda uma obra baseada em Metrópolis.
A Mansão do Diabo X todos os filmes de terror e horror: Le Manoir du Diable é um filme simples, mas há claras inspirações de livros como no caso de Fausto ou até mesmo textos bíblicos.
Talvez por ser o primeiro filme com uma temática mais macabra. Nele, Mefistofeles aparece querendo corromper as pessoas. Ele cria um caldeirão e uma assistente com seus poderes mágicos em frente a sua mansão. Com ela, faria que inocentes caíssem em seu truque demoníaco.
Tanto Mefistofeles, quanto sua assistente fazem com que dois jovens sejam pegos em truques macabros. Um deles seria cético e o outro crédulo. Então temos aqui o velho e bom enredo de terror mais simples, mais elaborados.
Depois de diversos percalços pelo corajoso, ele deve a mão da assistente como um presente de "boa vontade". Mas voltava a ter problemas ele e seu amigo crédulo. Contudo, o corajoso encontra uma cruz que usa contra o Diabo.
O filme tem só 3 minutos. Utilizavam muito o gestual, já que na verdade, ainda não existia áudio nas películas.
Podemos ver inspirações de obras assim até os dias de hoje. Tanto em filmes de terror, como em personagens de histórias em quadrinhos. Como o Mefisto da Marvel, ou até o que aparece em Chapolin!

terça-feira, 16 de junho de 2020

O pior de Star Wars

O nono filme de Star Wars não é a pior coisa que existe. Na verdade, ele é genuinamente bom. O problema é que ele tem muito medo de fazer uma boa história: dentro dos filmes não deixou claro coisas que existem dentro do canône, quanto não fazem isso, reutilizam coisas que praticamente são do Legends.
Acima de tudo, mesmo com a boa vontade de J.J. Abrams e outros, esses três novos filmes não tiveram a mão de George Lucas. Contudo, mesmo George sendo inteligente, ele não tem a mão de ouro. Pois já fez coisas bem ruins.
Vamos a duas... Que acontecem no universo de Star Wars!
Caravana dea Coragem: A história se passa na Lua de Endor, aquela mesma de O Retorno de Jedi. Se trata de um spin-off com os ewoks. Uma nave cai na lua e a família dentro dela é separada quando isso ocorre. Os pais são na verdade pegos por um gigante. E a menina é levada pelos bichinhos peludos.
O filme tem um narrador. Nós concedendo uma ideia de filme infantil. Em especial por que cada raça em Star Wars tem suas línguas nativas, algumas mais que outras.
E obviamente, George Lucas queria usar boa parte dos anões do seu último filme na época. A ideia até que era bacana, mostrando parte da fauna e flora de Endor, mas não foi bem executado.
É quase um road movie versão espacial.
Ainda assim, eles criaram a série animada dos ewoks, tempos depois.


Star Wars Holiday Special: Esse filme é tão odiado que o próprio George Lucas que ele diz que gostaria de quebrar as fitas dessa joça. E nenhum ator que participa gosta te mencionar essa bomba. O problema é... Isso é um especial de Natal. Mas Jesus não existe em SW. Então como foi feita essa história? Ou Jesus existe e eu não sabia.
Vamos lá: o filme (que só saiu para a TV norte-americana) começa com Han Solo e Chewbacca, viajando para o planeta do segundo, fugindo do Império. Eles precisam chegar lá, pois Chewie, pode perder o dia da vida.
Somos depois apresentados a um cenário feito a mão, com a família de Chewie. Que como ele, não fala, mas solta grunhidos. E o filme quer que os entendamos... Ok... 
O filme se divide em duas partes. Uma parte é a vida daquela família de wookies, enquanto a outra mostra mini shows sem sentido. E de vez enquanto, mostra coisas como personagens principais, tais como Leia, C3PO e Luke... 
E o pior, esse filme pode ser tratado como canônico. Pois em um desenho animado, que até que é bom, no meio do filme, aparece o Boba Fett. Ou seja, essa foi a primeira aparição do caçador de recompensas mandaloriano! Podemos colocar entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Governos e políticas em animes e mangás

Muito se tem falado sobre animes, como esse mundo é vasto e bonito. Sem se relacionar com política e problemas sociais. Entretanto, na verdade, temos que falar sobre governos dentro de animes. Para talvez você compreender que há sim política dentro dessas e outras obras.
Um exemplo de governo é o Governo Mundial (One Piece), é uma instituição feita pelos reis para controlar esse mundo. Mas não o fazem de forma direita, deixando muitas vezes piratas e seres maléficos machucarem os cidadãos das ilhas sendo maltratados. As únicas pessoas relevantes são nobres e os tenryuubitos (descendentes dos primeiros fundadores do Governo Mundial), ao ponto que se fazem alguma coisa errada, não é tratado como errado! Olha só, até a Marinha serve aos tenryuubitos, pois caso um deles seja ferido, a pessoa será punida por isso! E eles fazem coisas terríveis com as pessoas comuns, os escravizando e os usando como animais de estimação.
Um governo corrupto claramente! Lembrando que o Governo Mundial é formado por um grande grupo de anciões altamente temido. Pois talvez saibam de algo que NINGUÉM sabe.
Já em Shimoneta, temos um governo japonês que impede as manifestações sexuais de qualquer tipo. Tanto de agir de forma sexual provocante, a até mesmo fazer piadas de forma libidinosa. Para isso, colocaram uma coleira em seus pescoços que notam quando a pessoa está fazendo esse tipo de ação. E ai a polícia vem e te prende!
O grupo S.O.X. (em Shimoneta), quer ensinar aos jovens piadas sexuais e a liberdade sexual a todos. É uma crítica ao governo japonês que é conservador e a sociedade daquele país, pois no Japão, existe muito essa ideia que as pessoas devem seguir padrões impossíveis. Apesar de ser um ecchi de comédia, há sim uma crítica pesada aqui.
Code Geass, trata sobre um mundo que está a ponto de revolução. Pelo menos o Japão. Acontece que o Império de Britannia se tornou uma nação extremamente invasora e absolutista, conquistando o poder sobre o Japão que virou colônia (Area 11, como é chamado agora). Apesar de ser baseado no Império Britânico real, notamos muitos detalhes com um grupo fascista. Por exemplo, o nome de alguns personagens de origem inglesa na história, na verdade são baseado na nomenclatura alemã.
O direito ao trono é dado ao filho mais velho Scheinezer, sendo que por algum motivo, a mãe do protagonista (Lelouch Rampage) é morta. O Imperador leva seus filhos, pois Lelouch tem uma irmã mais nova, ao Japão. A Area 11, onde os habitantes são tratados como Elevens (Onze). Este que depois de certo tempo, já sendo um jovem extremamente inteligente, se torna um grande estrategista.
E além de tudo isso, conquista um poder conhecido como Geass. 
Sarutobi (Terceiro Hokage em Naruto) é um corrupto miserável! Isso é fato. Mas temos que ver o quão filha da puta ele é!
Vejamos, ele soube que o Clã Uchiha iria fazer uma revolução, tomando o poder de Konoha para si. E qual foi a solução para isso? Com medo do poder daqueles que descendem de Madara Uchiha, ele manda exterminar o vilarejo. O grupo que realmente protegia a vila! Mesmo que fale
Lembrando que não falo que os Uchihas são bondosos. Mas devemos nos lembrar que eles foram jogados como favelados, em uma região a parte da Aldeia da Folha. Colocado como a classe baixa dentro daquela sociedade ninja. Coisa que foi com certeza perpetrada pelo Segundo Hokage ("Uchiha bom é Uchiha morto").
E a prova de que ele fez algo errado, foi que ele não precisou morrer para ser sucedido. Ele escolheu Minato (Quarto Hokage), talvez por suas falhas morais. O pior que ele jogou o nome de Itachi na lama para isso, um dos membros do clã. E pior, ele causou um mal maior ainda que veríamos na trama de Naruto.
Mas podemos contar a mais por exemplo, que quando ocorreu o fato de voltar a ser Hokage, e em vez de cuidar direito do filho do Quarto... Coloca ele para morar sozinho!
Talvez, o momento de redenção dele tenha sido quando enfrentou Orochimaru e os dois Hokages mortos!
Em Full Metal Alchemist, temos o foco do mundo no país de Amestris. Teoricamente é uma república parlamentarista, mas o Parlamento é uma faixada! Quem realmente manda são os militares. O governo central, que é controlado na Cidade Central. Os exércitos elegem os líderes das regiões, sempre sendo militares. E com isso criando conflitos com minorias (como o povo de Ishbal) ou com povos vizinho (O Império de Xing e os povos do Norte gélido).
O próprio termo fuhrer, que é usado pelo personagem King Bradley, era como se referiam a Adolf Hitler, depois de assumir todo o poder para si na Alemanha nazista.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Filmes ruins de HQs - Parte 3 (Marvel Comics)

Capitão América: Não... Não é o Primeiro Vingador. É uma coisa feita em 1990. Com o Capitão América usando até as asinhas clássicas na lateral da máscara.
A história segue o parâmetro de que muitas mídias seguiriam: o Capitão América, o jovem Steve Rogers, se torna herói nacional. Ele combate nazistas e tudo mais, cai no gelo da Antártida depois de deter um plano dos alemães. Mas ele desperta nos dias atuais. 
Só que é muito ruim essa mudança.
É bizarro imaginar que o filme atual é tão bom (Capitão América: O primeiro vingador). Pois a gente já tinha visto anos antes filmes de heróis anteriores de melhor qualidade. Com menos recursos para filmes. Mas vai se entender.
Poderíamos falar do Capitão América de 1979, mas seria até maldade. Só saibam que o cara usa um uniforme que mais parece da Carreta Furacão e um capacete de motociclista mais feio que máscara de Dia das Bruxas.
Nick Fury: Agente da SHIELD: Caramba. Nem eu imaginava que existisse um filme SÓ do Nick.
Isso obviamente, antes da mudança do tom de pele (que nos concedeu um ótimo Nick Fury feito por Samuel L. Jackson), pois o filme é de 1998.
O personagem principal é interpretado por um ator canastrão, ex-galã da série Malibu. E é bem feio mesmo, tanto pela qualidade, quanto pelas atuações pífias. 
É muita vergonha alheia MESMO. Pois aquilo não chega a ser agente secreto em nenhum momento de toda essa bagaceira. Sem contar os efeitos especiais dignos de seriado infantil dos anos 90. Só falo o que vi.
Homem-Coisa: Sabe, há muitas coisas dentro da Marvel (isso foi um trocadilho bem involuntário, mas saiu) que podemos chamar como cópias descaradas da DC. Jim Starlin admitiu que Thanos é uma cópia de Darkseid. Mas o Homem-Coisa é a cópia mais vagabunda do Monstro do Pântano até hoje. Pior: também deve um filme... Meu Deus...
O longa metragem foi vendido como um filme de terror barato. Pois é o que é. Mas pouquíssimas pessoas sabem que isso veio da Marvel. O que seria bom para ao menos UMA VEZ, tentar um filme de terror. Pelo menos na Casa das Idéias.
O Justiceiro: Dolph Lundgren NUNCA foi bom ator. Queria saber quem achava que ele seria bom ator... Os filmes em que ele atua bem é por ter se calado! Ainda bem. Pois como herói (ou anti-herói) ele é um ótimo... Poste. Eu falo que quem não tem expressão estudou na academia Chuck Norris, mas o problema aqui não é a atuação... É ele.
O filme de origem australiana (não do Frank Castle, mas sim a origem do lugar de onde saiu essa bosta) coincidiu com quando o personagem estava em alta. E isso não o ajudou em se salvar das merdas que fizeram em cima dos fãs.
O lucro foi baixíssimo, mesmo com a fama do personagens nas HQs. Custou 9 milhões de dólares aos bolsos da New World Pictures.
Howard - O super-herói: Quando soube quem estava envolvido na produção eu sabia que todos erram. George Lucas é muito amado devido a criação da trilogia clássica de Star Wars (e amado e odiado pela história que contaria os alicerces de seu mundo), mas ele também fez coisas, como o spin-off, Caravana da Coragem. E o filme de um personagem B da Marvel.
Howard, o Pato... Isso mesmo que ouviu, o personagem principal do filme é um cara vestido de pato! Simples assim. Devido a uma máquina, Howard é tirado de seu mundo e trazido a Terra. Quando tenta voltar para seu mundo com o mesmo aparelho ele atraí algo perigoso...
A história do pato se tornou um tanto quanto pastelão, de um gosto tanto duvidoso... Ao ponto de podermos citar sobre a ideia de zoofilia... Um pato extraterrestre que poderia transar com uma ser humana... Ok... Vou tomar uma cerveja depois dessa.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Quem estava certo na Guerra Civil dos filmes? E até depois dela?

Minha resposta nos filmes é Steve Rogers, o Capitão América. "Ah mas isso se deve por você gostar do personagem". Faria todo o sentido se não fosse um pequeno retrocesso na história, tanto do Capitão quanto do Homem de Ferro.

Tony Stark: Ele é um playboy, bilionário, filantropo e gênio, certo? Bem, na verdade, Tony é realmente genial. Tanto quanto Peter Parker, que era pobre, ou seja, muito do que Stark é deve-se a fortuna obtida por seu pai. Não por seu próprio esforço. "Ah, mas ele fez bom uso do dinheiro". Criando armas...
E o filho que não gostava do pai, ficaria revoltado quando surgisse os verdadeiros fatos sobre a morte do progenitor.
Steve Rogers: Um jovem norte-americano que nasceu em 4 de julho. Steve nasceu no Brooklyn o que fez dele alguém forte, mesmo sendo franzino. Suas decisões eram pautadas em um forte senso de justiça. Ele não gostava de valentões, fossem os do bairro, ou da guerra. Tempos depois começaria a Segunda Guerra Mundial.
Homem de Ferro 1: Um inventor ousado e brilhante, Stark se auto-descrevia como um gênio, bilionário, playboy e filantropo. Usando sua grande riqueza e conhecimento técnico excepcional, Stark foi um dos homens mais poderosos do mundo após a morte de seus pais e desfrutou do estilo de vida de playboy por muitos anos, até ser sequestrado pelos Dez Anéis no Afeganistão durante a demonstração de uma frota de mísseis Jericho. Com sua vida em jogo, Stark criou e utilizou uma armadura para escapar de seus captores. Ao voltar para casa, ele enfrentou terroristas e seu ex-parceiro de negócios, Obadiah Stane, que se voltou contra ele. Stark aproveitou a fama que veio com sua nova identidade secreta e decidiu divulgá-la para o mundo, revelando publicamente ser o Homem de Ferro.
Notem que ele declarou abertamente que era o Homem de Ferro. Colocando em risco todas as pessoas no passado, presente e futuro do bilionário. Explico: quem já se envolveu com ele antes, durante e depois dos fatos que o tornaram em Homem de Ferro estavam em perigo agora!
Capitão América - O Primeiro Vingador: Rogers sentia que deveria fazer parte disso e ajudar seu país, porém suas condições físicas o impediam de se alistar.
Certa vez, o Dr. Abraham Erskine se encontrou com Rogers e viu que ele tinha muito mais potencial do que aparentava, na verdade, Rogers poderia ser o soldado que eles procuravam para um experimento científico que poderia mudar de vez o curso da Guerra. Assim, Rogers finalmente conseguiu se alistar e se tornar um recruta, mas mesmo assim, era o alvo de piadas do pelotão.
Durante o seu treinamento, o jovem Steve mostrou que realmente tinha o necessário para fazer parte do dito Projeto Renascimento, um experimento do governo que era liderado por Howard Stark, pai de Tony Stark. O projeto consistia basicamente em Rogers ser injetado com uma substância chamada Soro de Supersoldado, além de receber uma alta dose de Raios Vita.
Após o experimento, o corpo de Steve se modificou, ele ficou mais alto, musculoso e ganhou força e agilidade sobre-humanos – e assim, nasceu o Capitão América. Inicialmente, o Capitão América era apenas uma figura para inspirar as tropas e servir como peça publicitária do governo para conseguir novos recrutas, mas Steve queria mais do que isso, ele nasceu para entrar nos campos de batalha e foi isso o que ele fez.
Junto com seu próprio esquadrão, Steve atacou diversas bases da HYDRA, uma organização terrorista aliada ao nazismo. Além de libertar prisioneiros, o principal objetivo de Rogers era derrotar o Caveira Vermelha, líder da HYDRA, e recuperar o Tesseract, o cubo cósmico que seria de grande importância para o Universo Cinematográfico Marvel no futuro.
Ele conseguiu derrotar o Caveira Vermelha, mas caiu no mar gélido junto com a aeronave se sacrificando para isso. Ele sobreviveria e resistiria congelado (graças também ao Soro do Supersoldado) até ser resgatado anos depois pela SHIELD.
Notem que ninguém, além do governo norte-americano sabe quem era o Capitão América.
Homem de Ferro 2: Após derrotar inimigos em todo o mundo, Stark descobriu que estava morrendo devido ao seu próprio Reator Arc estar envenenando seu corpo, ao mesmo tempo que era desafiado por Ivan Vanko, que tentava destruir seu legado. Graças a sua assistência em ambas as batalhas, Stark relutantemente aceitou servir como consultor para a S.H.I.E.L.D., onde utilizou seu cargo para melhorar a tecnologia deles à medida que começava um relacionamento com Pepper Potts.
Lembrando que foi Tony Stark que fez uma série de armaduras para o exército norte-americano, ao qual o vilão dominou. E depois ele e Rhodes (que seria chamado de Máquina de Combate, amigo de Tony e militar) tiveram que lidar com Ivan e esse exército de armaduras! Ele criou seu próprio problema.
Vingadores: Quando acordou de sua criogenia, Rogers descobriu que o mundo já não era mais como ele se lembrava, mas mesmo assim, o desejo de servir seu país ainda vivia dentro dele, o que fez com que ele aceitasse o recrutamento de Nick Fury, atual chefe da S.H.I.E.L.D. que estava reunindo pessoas com habilidades especiais para a “Iniciativa Vingadores”.
Desde então, Rogers passou a liderar o que seria a primeira equipe de super-heróis do mundo, ajudando seus companheiros a lidarem com uma invasão alienígena iniciada por Loki, meio-irmão de Thor. Logo de início, Rogers teve alguns atritos com seus colegas de equipe, principalmente com Tony Stark, mas no fim das contas, acabaram conseguindo trabalhar em conjunto e derrotar Loki.
Como notamos, com o mundo sendo ameaçado novamente, Stark juntou-se aos Vingadores e ajudou a derrotar Loki e os Chitauri. A batalha o fez sofrer de transtorno de estresse pós-traumático, o que o incentivou a criar a Legião de Ferro para proteger o mundo e ajudá-lo a se aposentar.
Tony sabia que Howard Stark, seu pai, gastou muitos esforços para encontrar o Capitão América. Ou seja, muitos ciúmes.
Homem de Ferro 3: Os ataques terroristas do "Mandarim", em 2012, forçaram Stark a abandonar a aposentadoria para proteger seu país, colocando seus entes queridos em perigo sem que soubesse e deixando-o indefeso quando sua casa foi destruída. Stark continuou sua missão, descobrindo que Aldrich Killian era o cérebro por trás dos ataques. Stark conseguiu derrotar Killian, mas quase perdeu Pepper Potts no processo. No início da batalha, Stark destruiu todas as suas armaduras com o Protocolo Começar do Zero.
Notem mais uma vez que foi o próprio Tony que provocou o vilão! Falando onde ele morava. Não que fosse difícil saber onde ele estava e morava, mas provocar um terrorista mundialmente conhecido...
Capitão América - Soldado Invernal: Anos mais tarde, o Capitão continuava em seu processo de readaptação, mas já se sentia mais confortável com tudo o que tinha acontecido. Tendo se tornado um agente da S.H.I.E.L.D. em período integral, Rogers passou a realizar missões secretas para a agência como uma forma de servir seu país, mas os segredos da S.H.I.E.L.D. foram ficando cada vez mais incômodos e perigosos.
As coisas começaram a desmoronar na vida de Steve quando ele se encontrou com um vilão chamado Soldado Invernal, que além de partilhar de habilidades similares às dele, também possuía um braço metálico que o deixava ainda mais ameaçador. Fora isso, Rogers teve de lidar com o fato de diversos agentes da HYDRA terem se infiltrado na S.H.I.E.L.D., fazendo dele um alvo.
Com a ajuda de Natasha Romanoff, a Viúva Negra, Rogers conseguiu descobrir mais sobre a HYDRA e sobre o Soldado Invernal, também conhecido como Bucky Barnes, amigo de Steve nos tempos de Guerra que ele acreditava ter morrido em uma das missões.
Bucky havia sofrido lavagem cerebral e participado de experimentos feitos pela HYDRA para tentar replicar o Soro de Supersoldado, o que explicava tudo o que estava acontecendo. Steve conseguiu, de alguma forma acordar Bucky de seu transe enquanto lutava contra ele em um dos aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D., mas o antigo amigo de Rogers acabou desaparecendo após o confronto, o que deixou Steve perplexo.
Vingadores - Era de Ultron: Depois que a ameaça da HIDRA chegou ao fim, Stark, com a ajuda de Bruce Banner e influenciado pelos jogos mentais de Wanda Maximoff, construiu Ultron, uma nova inteligência artificial com o propósito de manter a paz, proteger o mundo e permitir que os Vingadores se aposentassem. No entanto, Ultron acreditou que a humanidade ameaçava o mundo e, portanto, de acordo com sua programação, decidiu extingui-la. Com o esforço dos Vingadores, Ultron foi derrotado, mas ao custo da vida de vários inocentes.
Stark aposentou-se do serviço ativo após a ofensiva de Ultron. A culpa de ter criado a inteligência artificial e causado tanta morte e destruição acabou convencendo Stark a apoiar o Tratado de Sokovia.
Mais uma vez, quem causou o problema foi o próprio Tony. E daí que ele foi influenciado por Wanda? O ego dele foi maior que tudo aqui.

Capitão América - Guerra Civil: Algum tempo depois, os Vingadores continuavam seus trabalhos. Agora conhecidos mundialmente, a equipe contava com seu próprio quartel-general e ajudava a treinar aqueles que haviam recém-descoberto suas habilidades, tais como a jovem Wanda Maximoff, uma das aprimoradas criadas pela HYDRA.
Durante uma missão para tentar capturar o vilão conhecido como Ossos Cruzados, um dos agentes da HYDRA que havia se infiltrado na S.H.I.E.L.D., Wanda acaba perdendo o controle de seus poderes e deixa pessoas inocentes feridas no local, o que serve como estopim para que o governo se volte contra os Vingadores.
Depois do que aconteceu em Sokovia e do que aconteceu com Wanda, Stark acredita que os Vingadores devem de fato se submeter ao governo, mas Rogers é contra essa ideia, já que se decepcionou com tudo o que aconteceu no passado e não gostaria que políticos lhe dissessem o que fazer novamente.
Tudo fica pior quando acontece um ataque terrorista ao prédio das Nações Unidas, onde o principal suspeito é Bucky Barnes. Steve parte em defesa de seu amigo, mas Stark não consegue aceitar isso e assim, se inicia um confronto entre os dois que acaba dividindo os Vingadores ao meio.
Enquanto perseguia Steve, Stark resolve dar uma chance a seu velho amigo, mas acaba descobrindo que Bucky foi o responsável pela morte de seus pais enquanto estava sobre controle da HYDRA e isso ele não podia perdoar. Quando Steve tenta impedir que Stark mate Bucky, a trégua que existia entre eles acaba e Rogers também se torna um inimigo.
No fim das contas, descobrimos que Bucky foi incriminado por Barão Zemo, um morador de Sokovia que desejava vingança pela morte de sua esposa. Os planos de Zemo eram fazer com que os Vingadores se desmantelarem e ele conseguiu isso. Embora Steve e Bucky tenham sido perdoados por T’Challa, rei de Wakanda cujo pai morreu durante o atentado na ONU, Tony Stark ainda guardava rancores do antigo colega de equipe por ter escondido dele que Bucky havia matado seus pais, com isso, Rogers se tornou um foragido.
Conclusão: Notem que a pior coisa que Rogers fez foi não avisar o Stark sobre Bucky. Entretanto, mais da metade dos inimigos de Tony Stark (e até mesmo um inimigo dos Vingadores, o Ultron, e outro que surge em Guerra Civil, Zemo) foram criados. Sem contar que, se não fosse pela insistência de Stark, dissolvendo 

terça-feira, 9 de junho de 2020

Criaturas das trevas na história

Entre os livros da White Wolf, alguns pegam EXATAMENTE os personagens que conhecemos em períodos históricos específicos. Quase sempre, do final da Idade Antiga, onde o cristianismo estava surgindo e se consolidando. Aqui, nós vamos ver alguns desses suplementos que são muito legai para termos a noção, o quão perigosas esses livros são dentro de uma campanha. Idade Média (chamada de Idade das Trevas), Idade Moderna (com o Renascimento e a "descoberta" de novas terras), o faroeste norte-americano e a Segunda Guerra Mundial.
Esses são livros muito bons, e grande partes possibilitam aos jogadores fazerem seu próprios personagens e histórias. Sem necessitar, por exemplo, os livros básicos como Mago, Vampiro, Lobisomem, Changelling e Aparição. Ou seja, é quase um livro independente cada um deles. Um universo diferente do que conhecemos, mostrando algumas lendas e mudanças dentro dessa história.
Sem contar que podemos pensar até mesmo de uma transição dessas épocas para o período contemporâneo.

Vampiro - A Idade das Trevas: No período que os historiadores chamam como Idade Média, os Iluministas (pensadores do período posterior, a Idade Moderna) o chamavam de Idade das Trevas. E esse era um período de felicidade aos vampiros muitas vezes, pois aqui, realmente era um período se sombras e escuridão. Em compensação, os mortais estavam com problemas, já que eles ficavam presos aos feudos medievais. Quando um monstro surge, eles tem que rezar... E nem sempre isso ajuda.
O jogo se coloca em 1197, chamada essa época como A Longa Noite, pois reinavam absolutos em seus domínios. Um universo medieval, com elementos antigos, citados como lendas entres os cainitas. Focando-se na Europa medieval, cada feudo funcionava como seu próprio universo. Muitas vezes os vampiros se tornando parte das lendas locais, ou usando isso para se misturar a sociedade mortal. Especialmente, pois mesmo com muitos clãs existindo, não existia a Camarilla e o Sabá.
Algumas linhagens só existem nesse período, enquanto outras permaneceram com dificuldade. E o fim de um clã... Ou o sumiço dele: os capadócios.
Mas uma coisa importante, a Máscara não era uma tradição tão respeitada, pois eles dominavam pelo medo. Como os vampiros nem sequer eram denominados (não havia uma nomenclatura para vampiros, propriamente dita) qualquer habilidade sobrenatural como presas ou garras, já deixava os mortais com medo.
Dark Ages - Fae: O livro, assim como Changeling, usa mitos e folclore das fadas, particularmente os da Irlanda, como material de origem, mas o retrabalha em um mundo inteiro para os jogadores habitarem. E esse mundo ainda existem as Fadas Verdadeiras.
Os fae deste mundo acreditam que acordaram das brumas sem forma diante da humanidade e, como tais, são e sempre foram os governantes do mundo.
As diferenças entre os fae começaram a se desenvolver cedo. Existem três tipos no jogo: o primogênito, nascido da névoa; as inanimadas, que se formaram a partir da interação das névoas com o mundo natural (que se assemelham aos espíritos elementares da natureza); e changelings, que podem ser crianças humanas criadas como fadas ou crianças das fadas criadas por seres humanos.
Pontos de vista conflitantes surgiram entre os fae, inevitavelmente levando-os à guerra. Não desejando destruir o mundo, eles se distanciaram dele para lutar suas batalhas, deixando-o (temporariamente) em mãos humanas. Os humanos fizeram Juramentos de Ouro a eles, para manter a liderança e agir como mordomos. Depois de muitos anos de batalha, uma trégua foi declarada e os fae voltaram para suas terras.
Mas os seres humanos esqueceram seus juramentos e não estão interessados ​​em devolver o mundo. Eles mudaram e solidificaram, e ganharam armas poderosas na fé e na religião para afastar os fae e manter essas terras. Estes são chamados Ecos, e podem assumir a forma de qualquer das prescrições tradicionais contra fadas: sinos, roupas usadas de dentro para fora, ferro, cruzes, etc.
O mundo está em chamas. A luz do artista, a visão do estudioso e a pira do herege queimam com uma intensidade nunca vista antes. Esse é o Renascimento, um campo de batalha do início da Guerra da Ascensão e o começo do mundo moderno.
Notamos aqui, o momento da transformação das Verdadeiras Fadas para os changellings. De deuses, com a perda do glamour, passam a se rebaixar para semi-humanos. Mas até então, estão tentando voltar a seus poderes.
Mago - Cruzada dos Feiticeiros: Lâminas se cruzam e feitiços são lançados conforme o Conselho das Nove Tradições Místikas se reúne para preservar as tradições da mágika. Contra eles, uma Ordem unida de estudiosos, visionários e matadores de monstros luta para iluminar o mundo com a Razão. Nas sombras, anticristos e fanáticos ensandecidos incitam as chamas do ódio e alimentam-nas com almas. A mágika está enlouquecida, e um Castigo terrível pune aqueles que buscam seus Mistérios. Magi juntam-se ao redor da Terra, e suas aventuras formam a base - ou as sepulturas - do futuro.
Esta é, em muitos aspectos, a Era da Alta Mágika. Encantamentos poderosos invocam demônios. Tempestades se elevam ao comando de um mago. Feitiços de amor seduzem os desavisados e fadas dançam em rodas proibidas. No entanto, os prodígios estão mais limitados do que nunca pelo espectro da morte. Pestes, guerras, conspirações e Inquisições transformam essa era numa terra Sombria Fantástica maravilhosa. Para expulsar as sombras, homens e mulheres voltados à ciência criam grandes máquinas - aeronaves, canhões, remédios - e defendem a causa da população comum. Outros visionários rezam a Deus ou ao Inferno para entregar o mundo em suas mãos - de um modo ou de outro. O destino faz com que a Mágika, a fé e a razão competem, e a disputa está longe de ser decidida.
Notamos que a tal Ordem da Razão é a Tecnocracia. Ela pretende apoiar novos descobrimentos para vencer a Guerra da Ascensão. 

Lobisomem - O Oeste Selvagem: Historicamente o termo "Wild West" surgiu na segunda metade do século XIX, e foi utilizado até o final do século, passando pela Guerra de Secessão. Toda a região a oeste do Rio Mississippi era considerada "far-west" (oeste distante). Enquanto o leste dos EUA já eram bem parecidos com a Europa, o oeste ainda era uma terra "selvagem" dominada por tribos indígenas que entravam em constante conflito com os invasores brancos, e por isso mesmo, a maior parte das obras western trata do conflito entre os caubóis (os "mocinhos") e os índios (retratados como os peles vermelhas caçadores de escalpos).
Além do momento histórico, é importante ressaltar as diferenças e semelhanças entre ele, o cenário moderno de Lobisomem o Apocalipse e a realidade. O clima de Oeste Selvagem não é como os dos clássicos da TV. Embora se passe em um oeste imaginário, ele tende a ser mais sombrio e brutal, não ignorando as barbáries que fizeram parte da própria história,  e ao contrario da maioria dos filmes que as mascara, ele as potencializa. Nele, mulheres e crianças inocentes morrem com as baionetas da cavalaria. O homem branco faz todo o tipo de atrocidades para tomar as terras que acham serem suas por direito, e nativos resistem a invasão de suas terras com todas as suas forças. Para complicar ainda mais tudo isso, há problemas enormes vindo do mundo espiritual, problemas os quais homens e mulheres normais não podem lidar, restando a eles apenas torcer pela própria sorte.
Como no original, as 13 tribos já habitavam a região naquele século, constantemente em guerra uma com as outras, mais existem algumas sutis diferenças  históricas e ideológicas.
Notamos aqui, o encontro entre os garous do Velho Mundo com os do Novo Mundo. Muitas vezes, notamos a crítica a colonização norte-americana.
The Great War e Charnel Houses of Europe: O primeiro faz uma viagem de volta a um tempo de conflitos e anarquistas, de almas perdidas vagando pelas estradas das Terras Sombrias a milhas de casa. Veja uma era de inocência com o terror recém-surgido e inimaginável desencadeado. Do coração do labirinto aos campos de extermínio de Somme, dos céus acima Stygia à brutalidade das terras de gansteres de Chicago, Wraith: The Great War abre um novo capítulo no história do mundo das trevas. Visite o submundo da Era do Crepúsculo e aprenda segredos até os Lordes da Morte têm medo de sussurrar - se você ousar.
A Primeira Guerra Mundial é uma escolha sombrio para Wraith; é um momento difícil quando a morte e a desolação são sempre presentes. O submundo é forçado a assimilar centenas de milhares de baixas de guerra e a gripe espanhola matava por um longo período de tempo. Há literalmente uma tempestade de fantasmas destruindo todo o Submundo como um dos "Grandes turbilhões" mencionados no livro de regras do núcleo Wraith: Oblivion.
Agora vamos para a Segunda Guerra Mundial.
Um dos períodos mais pesados da humanidade, onde vemos um regime totalitário e fascista querendo dominar boa parte da Europa. E visava ter controle sobre o mundo. Muitos só se fixam na Alemanha nazista, que sim, é cruel e terrível. Mas podemos notar as famílias que se perderam em meio a esse conflito global, os conflitos em outros locais como Itália, o ataque a Pearl Harbor e as bombas em Hiroshima e Nagasaki em retaliação.
Mas sem se esquecer os experimentos bizarros dos nazistas, os campos de extermínio, o Holocausto judeu, a perseguição dos supremacistas arianos, grupos de crianças que muitas vezes eram treinadas para denunciar até os pais... Notamos que é um prato cheio para Wraith: The Oblivion.
Estima-se que entre 1933 e 1945 foram assassinadas mais de seis milhões de pessoas nos campos de concentração nazistas. Ao ponto de até os Death Lords não saberem como lidar com tantas almas. Com histórias sombrias e terríveis 
Existe então um livro só sobre os fantasmas do Holocausto. Esse é o Charnel Houses of Europe, ao qual, quem gosta de livros como o de Anne Frank, pode usar como cenário para isso. Podem até ser usados como um complemento. Ao ponto de alguns desses lugares se tornado verdadeiras cidades bizarras, além de tantas almas sendo tragadas para o Abismo. E os líderes daquele mundo sombrio, as Terras Sombrias dividiram eles guetos.
O Campo de Auschwitz se tornou uma necrópole, o Reino Farpado. Ao ponto de ter se tornado um reino independente, poderoso com forças antigas.
O melhor desses livros é imaginar como eram as Terras Sombrias, antes de sua destruição.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Grupos mutantes: Muito além dos X-Men - Parte 1

X-Force: Talvez um grupo que surgiu como uma variação dos Novos Mutantes, na verdade, esse grupo antigo acabou para dar lugar a uma nova formação. Em Novos Mutantes #100.
Rob Liefeld tinha acabado de assumir um cargo na Marvel e assumiu a revista dos Novos Mutantes. A revista vendia pouco e estava mais para um ar de comédia, que desagradava os fãs e escritores. Ele deu um novo direcionamento aos personagens. Começou a mudar aos poucos as histórias, usando personagens até mesmo esquecidos, como Nathan Summer, filho de Scott Summers e Madelyne Pryor (clone de Jean Grey). Cable, o codinome usado por Nathan, viu um futuro onde o Apocalipse dominou e destruiu tudo, além de controlar o mundo. Ele se tornou mentor da equipe, com um teor mais sério.
Ela seria um meio termo entre as ideias pacíficas de Xavier e as táticas através da força de Magneto. Depois do número 100 de Novos Mutantes, eles deixam esse nome, para serem a X-Force. Formados inicialmente por Cable, Dominó, Dinamite, Feral, Shatterstar, Siren, Apáche e Míssil.
Ocorreram várias formações com mutantes diversos, incluindo X-23, Wolverine e até Deadpool. É uma força paramilitar de mutantes, por isso que eles são quase sempre os mais violentos. Muitas vezes sendo espiões ou fazendo o trabalho sujo que os outros grupos não fazem.
Novos Mutantes: Podemos falar que eles são a base dos jovens que seria criado por Xavier e Moira MacTagert, para passar por diversos tipos de treinamentos. O professor Xavier pensou nisso, ao notar que seus alunos muitas vezes morriam. Então, treinar mais eles antes de os mandar para missões era mais seguro.
Entre seus membros originais temos: Karma, Lupina, Miragem, Mancha Solar, Míssil e Magia. Aqueles membros que merecem destaque são Miragem e Magia.
Miragem é o codinome de Daniele Moonstar, uma mutante que consegue projetar o medo nas mentes das pessoas. Um poder extremamente perigoso e letal, dependendo da situação. Entretanto, o que mais complica é que ela já foi perseguida por uma entidade antiga conhecida como Urso Místico. Ele foi responsável pela morte dos pais de Dani.
Magia, se chama Ilyana Rasputin, que é uma mutante manipuladora de magia. Quando criança, ela teria sido capturada por um demônio chamado Belasco e levada para o Limbo. Apesar de ter ido jovem para lá, voltou desse lugar adulta, pois o tempo corre de forma diferente.
Hellions (Satânicos): Esse foi um dos grupos formado por Emma Frost, com alunos do Instituto de Mutantes Charles Xavier. Mas eles tinham comportamento violento demais para se tornarem membros dos grupos principais dos X-Men, por exemplo. E seriam menos controláveis do que membros da X-Force. Quase sempre entrando em conflito com os X-Men e os Novos Mutantes. Mesmo que propriamente falando, eles não são vilões. Podemos dizer que são mais "rivais" dos mutantes novos.
Entre seus membros estão Empata, Olhos de Gato, Roleta, Flama e Jato.
Quando os mutantes se tornaram uma nação, na Ilha de Krakoa, um novo grupo de Satânicos. Agora, ao invés de jovens, eles seriam pessoas com problemas psicológicos, beirando a psicopatia, como o Empata, Fabricante de Orfãos e Destrutor (Alex Summers, irmão de Ciclope).