quinta-feira, 11 de junho de 2020

Quem estava certo na Guerra Civil dos filmes? E até depois dela?

Minha resposta nos filmes é Steve Rogers, o Capitão América. "Ah mas isso se deve por você gostar do personagem". Faria todo o sentido se não fosse um pequeno retrocesso na história, tanto do Capitão quanto do Homem de Ferro.

Tony Stark: Ele é um playboy, bilionário, filantropo e gênio, certo? Bem, na verdade, Tony é realmente genial. Tanto quanto Peter Parker, que era pobre, ou seja, muito do que Stark é deve-se a fortuna obtida por seu pai. Não por seu próprio esforço. "Ah, mas ele fez bom uso do dinheiro". Criando armas...
E o filho que não gostava do pai, ficaria revoltado quando surgisse os verdadeiros fatos sobre a morte do progenitor.
Steve Rogers: Um jovem norte-americano que nasceu em 4 de julho. Steve nasceu no Brooklyn o que fez dele alguém forte, mesmo sendo franzino. Suas decisões eram pautadas em um forte senso de justiça. Ele não gostava de valentões, fossem os do bairro, ou da guerra. Tempos depois começaria a Segunda Guerra Mundial.
Homem de Ferro 1: Um inventor ousado e brilhante, Stark se auto-descrevia como um gênio, bilionário, playboy e filantropo. Usando sua grande riqueza e conhecimento técnico excepcional, Stark foi um dos homens mais poderosos do mundo após a morte de seus pais e desfrutou do estilo de vida de playboy por muitos anos, até ser sequestrado pelos Dez Anéis no Afeganistão durante a demonstração de uma frota de mísseis Jericho. Com sua vida em jogo, Stark criou e utilizou uma armadura para escapar de seus captores. Ao voltar para casa, ele enfrentou terroristas e seu ex-parceiro de negócios, Obadiah Stane, que se voltou contra ele. Stark aproveitou a fama que veio com sua nova identidade secreta e decidiu divulgá-la para o mundo, revelando publicamente ser o Homem de Ferro.
Notem que ele declarou abertamente que era o Homem de Ferro. Colocando em risco todas as pessoas no passado, presente e futuro do bilionário. Explico: quem já se envolveu com ele antes, durante e depois dos fatos que o tornaram em Homem de Ferro estavam em perigo agora!
Capitão América - O Primeiro Vingador: Rogers sentia que deveria fazer parte disso e ajudar seu país, porém suas condições físicas o impediam de se alistar.
Certa vez, o Dr. Abraham Erskine se encontrou com Rogers e viu que ele tinha muito mais potencial do que aparentava, na verdade, Rogers poderia ser o soldado que eles procuravam para um experimento científico que poderia mudar de vez o curso da Guerra. Assim, Rogers finalmente conseguiu se alistar e se tornar um recruta, mas mesmo assim, era o alvo de piadas do pelotão.
Durante o seu treinamento, o jovem Steve mostrou que realmente tinha o necessário para fazer parte do dito Projeto Renascimento, um experimento do governo que era liderado por Howard Stark, pai de Tony Stark. O projeto consistia basicamente em Rogers ser injetado com uma substância chamada Soro de Supersoldado, além de receber uma alta dose de Raios Vita.
Após o experimento, o corpo de Steve se modificou, ele ficou mais alto, musculoso e ganhou força e agilidade sobre-humanos – e assim, nasceu o Capitão América. Inicialmente, o Capitão América era apenas uma figura para inspirar as tropas e servir como peça publicitária do governo para conseguir novos recrutas, mas Steve queria mais do que isso, ele nasceu para entrar nos campos de batalha e foi isso o que ele fez.
Junto com seu próprio esquadrão, Steve atacou diversas bases da HYDRA, uma organização terrorista aliada ao nazismo. Além de libertar prisioneiros, o principal objetivo de Rogers era derrotar o Caveira Vermelha, líder da HYDRA, e recuperar o Tesseract, o cubo cósmico que seria de grande importância para o Universo Cinematográfico Marvel no futuro.
Ele conseguiu derrotar o Caveira Vermelha, mas caiu no mar gélido junto com a aeronave se sacrificando para isso. Ele sobreviveria e resistiria congelado (graças também ao Soro do Supersoldado) até ser resgatado anos depois pela SHIELD.
Notem que ninguém, além do governo norte-americano sabe quem era o Capitão América.
Homem de Ferro 2: Após derrotar inimigos em todo o mundo, Stark descobriu que estava morrendo devido ao seu próprio Reator Arc estar envenenando seu corpo, ao mesmo tempo que era desafiado por Ivan Vanko, que tentava destruir seu legado. Graças a sua assistência em ambas as batalhas, Stark relutantemente aceitou servir como consultor para a S.H.I.E.L.D., onde utilizou seu cargo para melhorar a tecnologia deles à medida que começava um relacionamento com Pepper Potts.
Lembrando que foi Tony Stark que fez uma série de armaduras para o exército norte-americano, ao qual o vilão dominou. E depois ele e Rhodes (que seria chamado de Máquina de Combate, amigo de Tony e militar) tiveram que lidar com Ivan e esse exército de armaduras! Ele criou seu próprio problema.
Vingadores: Quando acordou de sua criogenia, Rogers descobriu que o mundo já não era mais como ele se lembrava, mas mesmo assim, o desejo de servir seu país ainda vivia dentro dele, o que fez com que ele aceitasse o recrutamento de Nick Fury, atual chefe da S.H.I.E.L.D. que estava reunindo pessoas com habilidades especiais para a “Iniciativa Vingadores”.
Desde então, Rogers passou a liderar o que seria a primeira equipe de super-heróis do mundo, ajudando seus companheiros a lidarem com uma invasão alienígena iniciada por Loki, meio-irmão de Thor. Logo de início, Rogers teve alguns atritos com seus colegas de equipe, principalmente com Tony Stark, mas no fim das contas, acabaram conseguindo trabalhar em conjunto e derrotar Loki.
Como notamos, com o mundo sendo ameaçado novamente, Stark juntou-se aos Vingadores e ajudou a derrotar Loki e os Chitauri. A batalha o fez sofrer de transtorno de estresse pós-traumático, o que o incentivou a criar a Legião de Ferro para proteger o mundo e ajudá-lo a se aposentar.
Tony sabia que Howard Stark, seu pai, gastou muitos esforços para encontrar o Capitão América. Ou seja, muitos ciúmes.
Homem de Ferro 3: Os ataques terroristas do "Mandarim", em 2012, forçaram Stark a abandonar a aposentadoria para proteger seu país, colocando seus entes queridos em perigo sem que soubesse e deixando-o indefeso quando sua casa foi destruída. Stark continuou sua missão, descobrindo que Aldrich Killian era o cérebro por trás dos ataques. Stark conseguiu derrotar Killian, mas quase perdeu Pepper Potts no processo. No início da batalha, Stark destruiu todas as suas armaduras com o Protocolo Começar do Zero.
Notem mais uma vez que foi o próprio Tony que provocou o vilão! Falando onde ele morava. Não que fosse difícil saber onde ele estava e morava, mas provocar um terrorista mundialmente conhecido...
Capitão América - Soldado Invernal: Anos mais tarde, o Capitão continuava em seu processo de readaptação, mas já se sentia mais confortável com tudo o que tinha acontecido. Tendo se tornado um agente da S.H.I.E.L.D. em período integral, Rogers passou a realizar missões secretas para a agência como uma forma de servir seu país, mas os segredos da S.H.I.E.L.D. foram ficando cada vez mais incômodos e perigosos.
As coisas começaram a desmoronar na vida de Steve quando ele se encontrou com um vilão chamado Soldado Invernal, que além de partilhar de habilidades similares às dele, também possuía um braço metálico que o deixava ainda mais ameaçador. Fora isso, Rogers teve de lidar com o fato de diversos agentes da HYDRA terem se infiltrado na S.H.I.E.L.D., fazendo dele um alvo.
Com a ajuda de Natasha Romanoff, a Viúva Negra, Rogers conseguiu descobrir mais sobre a HYDRA e sobre o Soldado Invernal, também conhecido como Bucky Barnes, amigo de Steve nos tempos de Guerra que ele acreditava ter morrido em uma das missões.
Bucky havia sofrido lavagem cerebral e participado de experimentos feitos pela HYDRA para tentar replicar o Soro de Supersoldado, o que explicava tudo o que estava acontecendo. Steve conseguiu, de alguma forma acordar Bucky de seu transe enquanto lutava contra ele em um dos aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D., mas o antigo amigo de Rogers acabou desaparecendo após o confronto, o que deixou Steve perplexo.
Vingadores - Era de Ultron: Depois que a ameaça da HIDRA chegou ao fim, Stark, com a ajuda de Bruce Banner e influenciado pelos jogos mentais de Wanda Maximoff, construiu Ultron, uma nova inteligência artificial com o propósito de manter a paz, proteger o mundo e permitir que os Vingadores se aposentassem. No entanto, Ultron acreditou que a humanidade ameaçava o mundo e, portanto, de acordo com sua programação, decidiu extingui-la. Com o esforço dos Vingadores, Ultron foi derrotado, mas ao custo da vida de vários inocentes.
Stark aposentou-se do serviço ativo após a ofensiva de Ultron. A culpa de ter criado a inteligência artificial e causado tanta morte e destruição acabou convencendo Stark a apoiar o Tratado de Sokovia.
Mais uma vez, quem causou o problema foi o próprio Tony. E daí que ele foi influenciado por Wanda? O ego dele foi maior que tudo aqui.

Capitão América - Guerra Civil: Algum tempo depois, os Vingadores continuavam seus trabalhos. Agora conhecidos mundialmente, a equipe contava com seu próprio quartel-general e ajudava a treinar aqueles que haviam recém-descoberto suas habilidades, tais como a jovem Wanda Maximoff, uma das aprimoradas criadas pela HYDRA.
Durante uma missão para tentar capturar o vilão conhecido como Ossos Cruzados, um dos agentes da HYDRA que havia se infiltrado na S.H.I.E.L.D., Wanda acaba perdendo o controle de seus poderes e deixa pessoas inocentes feridas no local, o que serve como estopim para que o governo se volte contra os Vingadores.
Depois do que aconteceu em Sokovia e do que aconteceu com Wanda, Stark acredita que os Vingadores devem de fato se submeter ao governo, mas Rogers é contra essa ideia, já que se decepcionou com tudo o que aconteceu no passado e não gostaria que políticos lhe dissessem o que fazer novamente.
Tudo fica pior quando acontece um ataque terrorista ao prédio das Nações Unidas, onde o principal suspeito é Bucky Barnes. Steve parte em defesa de seu amigo, mas Stark não consegue aceitar isso e assim, se inicia um confronto entre os dois que acaba dividindo os Vingadores ao meio.
Enquanto perseguia Steve, Stark resolve dar uma chance a seu velho amigo, mas acaba descobrindo que Bucky foi o responsável pela morte de seus pais enquanto estava sobre controle da HYDRA e isso ele não podia perdoar. Quando Steve tenta impedir que Stark mate Bucky, a trégua que existia entre eles acaba e Rogers também se torna um inimigo.
No fim das contas, descobrimos que Bucky foi incriminado por Barão Zemo, um morador de Sokovia que desejava vingança pela morte de sua esposa. Os planos de Zemo eram fazer com que os Vingadores se desmantelarem e ele conseguiu isso. Embora Steve e Bucky tenham sido perdoados por T’Challa, rei de Wakanda cujo pai morreu durante o atentado na ONU, Tony Stark ainda guardava rancores do antigo colega de equipe por ter escondido dele que Bucky havia matado seus pais, com isso, Rogers se tornou um foragido.
Conclusão: Notem que a pior coisa que Rogers fez foi não avisar o Stark sobre Bucky. Entretanto, mais da metade dos inimigos de Tony Stark (e até mesmo um inimigo dos Vingadores, o Ultron, e outro que surge em Guerra Civil, Zemo) foram criados. Sem contar que, se não fosse pela insistência de Stark, dissolvendo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário