segunda-feira, 15 de junho de 2020

Governos e políticas em animes e mangás

Muito se tem falado sobre animes, como esse mundo é vasto e bonito. Sem se relacionar com política e problemas sociais. Entretanto, na verdade, temos que falar sobre governos dentro de animes. Para talvez você compreender que há sim política dentro dessas e outras obras.
Um exemplo de governo é o Governo Mundial (One Piece), é uma instituição feita pelos reis para controlar esse mundo. Mas não o fazem de forma direita, deixando muitas vezes piratas e seres maléficos machucarem os cidadãos das ilhas sendo maltratados. As únicas pessoas relevantes são nobres e os tenryuubitos (descendentes dos primeiros fundadores do Governo Mundial), ao ponto que se fazem alguma coisa errada, não é tratado como errado! Olha só, até a Marinha serve aos tenryuubitos, pois caso um deles seja ferido, a pessoa será punida por isso! E eles fazem coisas terríveis com as pessoas comuns, os escravizando e os usando como animais de estimação.
Um governo corrupto claramente! Lembrando que o Governo Mundial é formado por um grande grupo de anciões altamente temido. Pois talvez saibam de algo que NINGUÉM sabe.
Já em Shimoneta, temos um governo japonês que impede as manifestações sexuais de qualquer tipo. Tanto de agir de forma sexual provocante, a até mesmo fazer piadas de forma libidinosa. Para isso, colocaram uma coleira em seus pescoços que notam quando a pessoa está fazendo esse tipo de ação. E ai a polícia vem e te prende!
O grupo S.O.X. (em Shimoneta), quer ensinar aos jovens piadas sexuais e a liberdade sexual a todos. É uma crítica ao governo japonês que é conservador e a sociedade daquele país, pois no Japão, existe muito essa ideia que as pessoas devem seguir padrões impossíveis. Apesar de ser um ecchi de comédia, há sim uma crítica pesada aqui.
Code Geass, trata sobre um mundo que está a ponto de revolução. Pelo menos o Japão. Acontece que o Império de Britannia se tornou uma nação extremamente invasora e absolutista, conquistando o poder sobre o Japão que virou colônia (Area 11, como é chamado agora). Apesar de ser baseado no Império Britânico real, notamos muitos detalhes com um grupo fascista. Por exemplo, o nome de alguns personagens de origem inglesa na história, na verdade são baseado na nomenclatura alemã.
O direito ao trono é dado ao filho mais velho Scheinezer, sendo que por algum motivo, a mãe do protagonista (Lelouch Rampage) é morta. O Imperador leva seus filhos, pois Lelouch tem uma irmã mais nova, ao Japão. A Area 11, onde os habitantes são tratados como Elevens (Onze). Este que depois de certo tempo, já sendo um jovem extremamente inteligente, se torna um grande estrategista.
E além de tudo isso, conquista um poder conhecido como Geass. 
Sarutobi (Terceiro Hokage em Naruto) é um corrupto miserável! Isso é fato. Mas temos que ver o quão filha da puta ele é!
Vejamos, ele soube que o Clã Uchiha iria fazer uma revolução, tomando o poder de Konoha para si. E qual foi a solução para isso? Com medo do poder daqueles que descendem de Madara Uchiha, ele manda exterminar o vilarejo. O grupo que realmente protegia a vila! Mesmo que fale
Lembrando que não falo que os Uchihas são bondosos. Mas devemos nos lembrar que eles foram jogados como favelados, em uma região a parte da Aldeia da Folha. Colocado como a classe baixa dentro daquela sociedade ninja. Coisa que foi com certeza perpetrada pelo Segundo Hokage ("Uchiha bom é Uchiha morto").
E a prova de que ele fez algo errado, foi que ele não precisou morrer para ser sucedido. Ele escolheu Minato (Quarto Hokage), talvez por suas falhas morais. O pior que ele jogou o nome de Itachi na lama para isso, um dos membros do clã. E pior, ele causou um mal maior ainda que veríamos na trama de Naruto.
Mas podemos contar a mais por exemplo, que quando ocorreu o fato de voltar a ser Hokage, e em vez de cuidar direito do filho do Quarto... Coloca ele para morar sozinho!
Talvez, o momento de redenção dele tenha sido quando enfrentou Orochimaru e os dois Hokages mortos!
Em Full Metal Alchemist, temos o foco do mundo no país de Amestris. Teoricamente é uma república parlamentarista, mas o Parlamento é uma faixada! Quem realmente manda são os militares. O governo central, que é controlado na Cidade Central. Os exércitos elegem os líderes das regiões, sempre sendo militares. E com isso criando conflitos com minorias (como o povo de Ishbal) ou com povos vizinho (O Império de Xing e os povos do Norte gélido).
O próprio termo fuhrer, que é usado pelo personagem King Bradley, era como se referiam a Adolf Hitler, depois de assumir todo o poder para si na Alemanha nazista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário