quinta-feira, 18 de junho de 2020

Inspirações das mídias (Filmes clássicos)

Viagem a Lua X todo o sci-fi até hoje: Le Voyage dans la LuneEm 1902 surgiram alguns livros bem diferentes, mas que seriam importantes para a ficção científica. Viagem a Lua é um filme baseado nesse livro. Para sua época seus efeitos especiais e arte foram revolucionários naquele período. Cenários diferentes e loucos, extraterrestres e aliens, entre tantas coisas que vamos ver em obras clássicas de sci-fi. 
Na história, temos um grupo de cientistas que viaja até a Lua através de um canhão. Que para isso eles lançam um foguete com forma de bala até o imenso astro celeste. Além de brigas com aliens que podem explodir por qualquer golpe. Hoje em dia, muitos jovens podem não achar grande coisa, mas naquela época era uma obra de arte. Na verdade, muitos clássicos usam até hoje alguns dos truques, mas de forma mais lapidada. 
Eles seriam baseados nos livros de Júlio Verne, À Volta da Lua e Da Terra à Lua. Que praticamente é um mestre da ficção científica relacionada aos confins do universo, tanto marinhos, quanto espaciais. Isso nos fez explorar obras tão belas que hoje somos fãs de obras maravilhosas graças a ele Star Wars, Battlestar Galatica, Doctor Who, Star Trek, Jurrassic Park, Star Gate, entre diversas obras. 

Metrópolis X Superman e Metropolis de Osamu Tezuka: Outra das obras mais poderosas da ficção científica era Metrópolis de 1927. Foi dirigido pelo alemão Fritz Lang.
Nós vemos uma cidade futurista de 2026. Nela, temos o proletariado que sustenta a cidade com o suor de seu trabalho, enquanto a burguesia se usa disso para viver bem. Esse filme trata sobre o amor proibido em um rapaz da burguesia e uma moça pobre trabalhadora, que prevê a chegada de um salvador. 
Surgiam os “Ser-Máquina”, muito antes da palavra androide se tornar parte comum do vocabulário da cultura pop. Um legado que permanece presente no cinema e na televisão até hoje.
O filme deve o maior orçamento da Europa até então. O engraçado é que os críticos (sempre os críticos... Chatos!) não gostaram da obra. E o próprio Fritz Lang admitiu não gostar dessa obra. Alguns dizem que ele parou de gostar pois o partido nazista gostava do longa. 
A obra seria usada, pelo menos com o nome para a cidade grande fictícia da DC. Como o segundo lar de Clark Kent, o Superman. Lembrando que metrópole é o nome dado de um reino que teria posse de uma colônia. Em 1996, o Homem de Aço até ganhou uma HQ para homenagear a ligação do herói com o filme: Superman’s Metropolis, escrita por Jean-Marc Lofficier, Randy Lofficier e Roy Thomas e ilustrada por Ted McKeever.
E o grande Osamu Tezuka também criou toda uma obra baseada em Metrópolis.
A Mansão do Diabo X todos os filmes de terror e horror: Le Manoir du Diable é um filme simples, mas há claras inspirações de livros como no caso de Fausto ou até mesmo textos bíblicos.
Talvez por ser o primeiro filme com uma temática mais macabra. Nele, Mefistofeles aparece querendo corromper as pessoas. Ele cria um caldeirão e uma assistente com seus poderes mágicos em frente a sua mansão. Com ela, faria que inocentes caíssem em seu truque demoníaco.
Tanto Mefistofeles, quanto sua assistente fazem com que dois jovens sejam pegos em truques macabros. Um deles seria cético e o outro crédulo. Então temos aqui o velho e bom enredo de terror mais simples, mais elaborados.
Depois de diversos percalços pelo corajoso, ele deve a mão da assistente como um presente de "boa vontade". Mas voltava a ter problemas ele e seu amigo crédulo. Contudo, o corajoso encontra uma cruz que usa contra o Diabo.
O filme tem só 3 minutos. Utilizavam muito o gestual, já que na verdade, ainda não existia áudio nas películas.
Podemos ver inspirações de obras assim até os dias de hoje. Tanto em filmes de terror, como em personagens de histórias em quadrinhos. Como o Mefisto da Marvel, ou até o que aparece em Chapolin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário