sábado, 28 de junho de 2025

Múmia 2ª Edição: Múmias por todos os lado... Ou quase todos


Com data de lançamento registrada em novembro de 1996, porém lançado no início de 1997, Múmia 2ª Edição expandiu sua antecessora (Múmia 1ª Edição) e fez uma revisão nas regras.
Ao contrário do que alguns possam pensar (infelizmente por falta de leitura do próprio material), a Lore da primeira edição não foi abandonada.
No que havia de incompletude, carência de detalhes e profundidade, Múmia 2ª Edição completou, reorganizou e aprofundou alguns elementos da história base, e corrigiu outros pontos específicos adicionando bem mais informações na Lore da Linha Jogo de Múmia.
Já no que tange às regras, Múmia 2ª Edição fizera mudanças significativas. Por exemplo:
Integrando as Seis Virtudes apresentadas no Múmia 1ª Edição em Três Virtudes:
Memória (o seu "eu")
Integridade (os seus valores)
Júbilo (o seu bem-estar)
Adotando o Caminho da Humanidade medido em valores de 1 a 10, tal como visto em Vampiro A Máscara. Uma forma de mensurar o grau de Ética e Moralidade humana na Múmia (Imorredouro).
E finalmente apresentando ambiente e regras mais detalhadas para jogar com Múmias (Imorredouros) no Mundo dos Mortos (Submundo).
As Múmias apresentadas em Mummy Second Edition [Múmia 2ª Edição] são:

AS EGÍPCIAS:
Os Shemsu-Heru (os Seguidores de Hórus): ligadas a causa de combater Apophis (a Entidade Primordial da Corrupção) e ao principal de seus servos, Sutekh (Set) e seus seguidores.
Os Ismaelitas: as dissidentes dos Shemsu-Heru (os Seguidores de Hórus), e chamadas assim por causa de Ismael, o primeiro a abandonar a causa de Hórus, que resolveu escolher seu próprio caminho.
Os Filhos de Apophis: sete humanos mortais e servos leais de Sutekh (Set), os melhores dos melhores sacerdotes, guerreiros e mágicos de origem egípcia foram os primeiros a se submeterem ao Grande Rito Maldito, e assim se tornaram as Múmias Malditas, agora, Servos de Apophis.

AS GREGAS:
Os Cabiri: certa vez, no século VI a.C , um Mago Grego viajando pela Ilha Grega de Samotrácia, Mar Egeu, encontrou um homem chamado Cabirus que revelou ser um imortal, uma múmia egípcia. O Mago Grego era versado em magias necromânticas, e recebera do Renascido o conhecimento do Grande Rito da Vida (Feitiço da Vida). Assim surgiram as Cabiri (plural) em homenagem à Múmia Egípcia Cabirus. Essas múmias são em sua maioria gregas e estão completamente apartadas das Múmias Egípcias, não estando ligadas a nenhum tipo de código ou lealdade comunitária. Os Cabiri seguem seus próprios valores, não formando uma sociedade, a não ser para troca de informações. Essas múmias estão entre os maiores estudiosos do arcano e do ocultismo.

AS OUTRAS:
Americanas (Maias - Xibalba), Europeias, Arábicas, Africanas Subsarianas, Asiáticas (Chinesas), assim como outros povos noutras parte do Mundo poderão existir culturas em que haja Múmias (Imorredouros), considerando a complexidade de suas respectivas civilizações.
As características apresentadas nesta edição são preponderantemente para as Múmias Egípcias, com uma breve explicação de conversão para As Múmias Gregas.
O Narrador é encorajado a estudar estes outros povos antigos, suas civilizações e culturas, correlacionando o padrão de características peculiares às Mumias de forma geral a este jogo, e adaptando da melhor maneira que convir.

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