quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Cópias de filmes (algumas boas... outras...)

Halloween e Sexta Feira 13:
John Carpenter criou um dos assassinos mais icônicos dos filmes de terror até hoje. Michael Myers. Entretanto, ele não é tão conhecido quanto Jason Vorhees, o que é um crime. Talvez seja pela divulgação que faziam pelos filmes 13th Friday. Só que o assassino em todos os longas de Halloween é sempre Myers. 
Ele pode ser manipulado, pode passar seu legado a alguém de sua família, mas Myers sempre será o vilão principal da saga. Diferente de Voorhees. Tudo bem, sua mãe era assassina no primeiro filme, mas em outro, uma pessoa usa a máscara fingindo ser Jason. Então ele não é o assassino principal da história, pelo menos, não o tempo todo. Isso sem contar que na verdade mesmo com outros diretores, Michael é o vilão sempre.
Por exemplo, os filmes criados por Rob Zombie, mesmo mudando muito do canône do personagem, ainda mantem o assassino Michael Myers. E no filme de 2018, nós notamos o quão importante ele é pois ainda conseguiu manter sua crueldade. 
Anabelle e Boneco do Mal:
Anabelle é um personagem único. O mundo conheceu ela mais pelo filme Invocação do Mal do que por qualquer coisa até então. Ela seria uma boneca assombrada por uma entidade que assombra uma família. Até ai normal. Mas ela é real...
Há um caso real que envolve o casal Warren em que eles tiveram de lidar com a boneca. Fazendo com que eles a prendessem em seu museu pessoal para proteger as pessoas desse perigo. E diferente da boneca dos filmes, a original não parece nada maligna. Na verdade, você daria ela de presente a uma criança sem problemas. Diferente daqueles bonecos do Fofão, lembram? 
De qualquer forma, inspirado por esse filme (e até mesmo como aparece em Chucky) surgiu Boneco do Mal. Que fez um relativo sucesso, mas que no primeiro fez um plot twist que nem imagino como fizeram um segundo.
Observação: segundo informações, Anabelle fugiu! Como? Sei lá... Nem quero saber nem ver!!!
Pânico e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Lendas Urbanas e Prova Final: Pânico foi criado por Wes Craven. Ele foi inicialmente o criador do assassino nos pesadelos, Freddy Krueger. Mas com o passar dos anos, os filmes slashers ficaram devassados com clichês que nós conhecemos até hoje, como "transou, morreu", "não se separem pois tem um assassino", entre tantos outros.
Mas o mesmo Wes Craven criou uma franquia que brincava com os clichês e até usava eles a seu favor. Até mesmo o fato de que a primeira grande assassina de Sexta Feira 13 era a mãe de Jason! A franquia Pãnico.
Então surgiram coisas que utilizam o mesmo esquema de brincar com os clichês de assassinato. Alguns deram razoavelmente certo (como Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado) e outras nem tanto (Lenda Urbana e Prova Final). Mas notamos que é um filme que pega o sucesso do primeiro. Tanto que um dos filmes de Halloween entra nessa lista gigante de filmes de "terror adolescente dos anos 90".
Brinquedo Assassino e filmes da Fullmoon:
A história de Chucky não é muito bom em seus últimos filmes, indo mais para humor negro as vezes. Ou seja é mais caricato. É mais engraçado pois o ator que faz a voz do boneco sempre consegue transmitir a loucura dele, de um jeito que as vezes beira o Coringa. 
Ocorreu até um remake bem bacana. 
Entre os filmes da Fullmoon tivemos claras ideias chupinhadas de Chucky como Dollman, Demonic Toys e Bad Channels. E é uma bagunça só. Mas ao que parece suas ideias podem ter sido inspirações para outros filmes. Mas não há certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário