segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Darkseid: O mal absoluto da DC


Não acredito que seja tão fraco
-Darkseid se referindo a humanidade do Superman
Darkseid. Todos podemos até nos lembrar dos Novos Deuses, de Nova Gênese, Apokolips e diversos nomes maiores e menores em ambos os lados. Mas quem realmente pensamos quando falamos em uma figura de poder é sempre ele. 
Foi criado por Jack Kirby, mostrando um poder não somente físico e energético, mas mental: ele manipula, ele ludibria e ele controla.

Por Darkseid
-falado pelos asseclas de Darkseid
Jack Kirby saiu da Marvel e foi para a DC em 1970. Ele começou a contar uma história que era contada em diversas revistas diferentes. E essa história era do Quarto Mundo, um conceito que, segundo o historiador Les Daniel, misturava gíria, mito e ficção científica, além da própria Bíblia. Era a história de Novos Deuses, que surgiram após o Ragnarok. O crepúsculo e morte dos antigos deuses. Que usavam uma tecnologia, que em parte, era a própria força divina. 
Essa história era contada em quatro revistas simultâneas: New Gods, Forever People, Mister Miracle e Superman Pal: Jimmy Olsen. E é nessa última que temos o surgimento de Darkseid. Foi na revista número #134 de Jimmy Olsen, que ele apareceu.
Ele só seria melhor desenvolvido tempos depois. Pois ele seria um dos Novos Deuses, com poderes quase divinos. Kirby que Darkseid tivesse o rosto de Jack Palance e o caráter de Adolf Hitler. 
O seu planeta, Apokolips seria até mesmo uma visão espacial e uma metáfora da Alemanha nazista. 
Quando os Antigos Deuses morreram devido ao Ragnarok, seu mundo se dividiu em dois. Diferentes ao ponto de se compararem a luz e a escuridão, virtude e a devassidão. Em um deles surgiu Nova Gênese, onde surgiram deuses bondosos. Que era governado por Izaya, o Pai Celestial.. Já o outro era Apokolips, uma terra de guerra e tormento, governada com mão de ferro. Por Darkseid, o detentor da Força Ômega. A energia que vem do próprio planeta. 
A origem de Darkseid é um pouco mais profunda. Pois ele se chamava Uxas. E essa origem está em uma minissérie chamada A Origem de Darkseid. Ele tinha uma aparência de humano até. Ele era o irmão mais novo de Drax, o primogênito da rainha regente de Apokolips. O mais velho é um pacifista e quer a paz entre Apokolips e Nova Gênese. Ninguém com ideais tão nobres pode governar aquele planeta.
Uxas sabe que seu irmão é um fraco. Ainda assim, Drax tem o direito de nascença e ir até a Fossa do Infinito e acessar o poder da Força Ômega, a energia divina incontrolável, que vem do centro do planeta. Aquele que controla esse poder do núcleo será o legítimo rei. Ainda assim, ele usa um traje para canalizar essa força imensa, para que assim, possa usa-la.
Com a ajuda de Desaad, Uxas sabota o traje de seu irmão, que desce até a Fossa. E algo dá errado. O traje o expõe ainda mais aquela energia colossal. Uxas se atira na fossa, ao qual Drax pensa que era para o salvar. E quando os guardas retiram um corpo da Fossa do Infinito, um único ser é retirado de lá. Mas não existe mais Uxas e sim Darkseid! O legítimo governante de Apokolips. Um deus entre os deuses.
Ele é tão forte quanto o Superman (talvez mais), é extremamente resistente e não envelhece. Além de ter uma inteligência superior e é um grande estrategista. Além de possuir seus raios ômega. Que ele muda a trajetória de acordo com a vontade de Darkseid. Ele pode matar com eles, teletransportar, transmutar e até fazer criaturas voltarem a vida.
A ele servem os parademônios, seres humanoides, metade pássaro mutantes. São soldados do Darkseid, sendo superiores a qualquer humano comum e muitos superseres também.
Darkseid é obcecado pela Equação Anti-Vida. Aquilo que pode aniquilar todo o livre-arbítrio do universo e permitir que ele controle a tudo e todos. Quem conhece a fórmula pode subjugar a alma de qualquer um. Ninguém é imune a ela. Acredita até que uma parte dessa equação estava no inconsciente coletivo dos habitantes da Terra. Isso explica sua vontade de nos invadir.
Além disso, ele tem uma guarda pessoal (ou grupo de assassinas) chamadas Fúrias Femininas, criadas por Vovó Bondade. Uma que saiu desse mundo foi Grande Barda.
Quase que Darkseid seria da Marvel. Jack Kirby, antes de sair da Casa das Idéias. Mas como ele estava descontente com a editora de Stan Lee ele guardou suas ideias para as levar em outro lugar. Tanto que ele escrevia uma revista chamada Tales of Asgard, e na revista #128 de 1966 ele publicou uma profecia, na qual os deuses antigos cairiam para que uma raça de novos deuses fosse criada.
E ele retomou essa história na DC, tanto que a primeira página da primeira revista, dos Novos Deuses, em que se escrevia Epílogo. E isso é justamente o fechamento de uma narrativa. Encaixando perfeitamente.
Observação pessoal: A DC e a Marvel são idiotas de NUNCA terem unido isso em uma história! Mas mexer em Watchmen que jamais deve relação com a história da editora? Beleza. Deixar vivos personagens da Era do Apocalipse? Beleza...
Sua segunda história de origem é bem fraca, na minha concepção. Nos Novos 52. Uxas seria um fazendeiro que se cansou de ver os deuses sem compaixão destruindo tudo e todos. Eles se divertiam com o sofrimento alheio, enquanto se entregavam a paixões divinas e frívolas. Um dia ele sobe a morada sagrada, até a morada dos deuses. Sussurra em seus ouvidos, enquanto dormiam e semeia discórdia. Quando acordam, sua fúria é demais e começam uma batalha entre si, que quase destrói o planeta. Uxas mata um deles e depois mais um e depois todos eles! E cada vez que ele faz isso ele absorve seus poderes. Se tornando uma divindade. Muito rápida, sem dar profundidade ao ser inescrupuloso.
O que sabemos é que ele é alguém que dificilmente vai ser vencido. E que os deuses nos protejam. Menos os de Apokolips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário