quinta-feira, 27 de agosto de 2020

A polêmica de JK Rowling e a transfobia

Recentemente as marcas que JK Rowling deixou em Edimburgo foram vandalizadas. E eu não estou de acordo. Mas compreendo o motivo disso.
Vamos por partes, eu não gosto de JK Rowling. Ainda assim a respeito como escritora, pois sim, como tal ela é maravilhosa. Ainda assim, duas coisas que sempre me incomodaram foram a saga de livros Harry Potter (isso é uma questão de gosto mesmo) e a modificação de personagens da saga.
Eu nunca ligo se um personagem muda algo da sua história canônica. Inicialmente incomoda, entretanto, é algo com o qual você se adapta. Só que, até entre os fãs, parece que essas alterações tiveram motivos financeiros. Algo que agradasse o fandom.
Mas antes que eu fale, vamos nos livrar de preconceitos, pois até eu me vi com problemas com um escritor que gostava. Sou um fã de diversos escritores, entre um deles ERA HP Lovecraft. Ele foi o escritor de obras como O Chamado de Cthulhu e Nas Montanhas da Loucura. Eu gostava muito de suas obras, até descobrir que ele era racista.
Eu pesquisei muito antes de falar isso, lendo textos dele. E descobri escritos que comprovam isso, como A Rua e A Sombra Sobre Innsmouth. Sem contar cartas dele a fãs e outros autores que demonstram isso de forma escancarada. É possível notar a intolerância em sua escrita. Desde então, reduzi a produção de ilustrações que tinham como base ele e suas obras (boa parte do que tenho aqui em casa, na verdade, eram obras feitas antes de descobrir isso).
Dito isso, vamos entrar no texto falando sobre JK Rowling.
Não foi uma vez, mas várias vezes que podemos notar ela se posicionando contra a ideia de mulheres trans. Toda a vez que ela tenta se explicar, ela parece se enrolar mais nesse problema. Ocorreu mesmo uma série de acusações contra ela e que devo confessar, muito mal colocadas. Só que todas as vezes que ela tinha a chance de se explicar ela só ressaltava esse problema que tinha sobre pessoas trans. Obviamente, eu procurei os tweets dela antes te falar sobre isso.
Eu não vou citar o posicionamento dos atores da saga HP, da WB, ou da editora sobre isso (apesar de ser importante). Nem sequer a de Stephen King (que não é um santo, mas aprendeu com a vida). Mas eu vejo que um dos melhores exemplos de escritores nesse período é o de Rick Riordan.
Como professor, ele sempre se demonstrou compreensivo a fatos e questões atuais. Ele faz muitos textos com diversos temas em sua história, pois o autor gosta de mostrar representatividade. Mas não de forma gratuita. Existe uma preocupação genuína para lidar com problemas sociais reais. Enquanto a saga evoluí, a temática também evoluí. Ao ponto de quando ocorreram reclamações sobre um personagem com sexualidade fluída, ele demonstrou mesmo sua posição de forma adequada.
Concordo com você que diz existir crimes de ódio acontecendo o tempo todo, e que ela não deveria ir para os holofotes por isso, mas quando nós notamos que figuras se posicionam de uma forma preconceituosa... Causa problemas, pois as pessoas se sentem livres para agir de um modo intolerante.
Notem que as lideranças de Donald Trump, Jair Messias Bolsonaro e Boris Johson, causaram alguns do maiores números de eventos preconceituosos nos últimos anos em seus territórios até então.
Dito isso, é contraditório que ela se posicione contra o bullying e o preconceito em sua obra, mas demonstre o contrário em sua vida.
Eu sou formado em história, e sou a favor da preservação dos patrimônios históricos. Mas cabe ao povo também se declarar contra ou a favor desses mesmos patrimônios. Afinal, é o dinheiro deles que foi gasto com essas construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário