segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O motivo pelo qual você DEVE assistir o Snyder Cut!

 

  Bem, falar sobre o Snyder Cut parece ser chover no molhado. Ou seja, não adianta muita coisa. Entretanto, essa história demonstra toda a dedicação do diretor a arte. Vamos ver um pouco sobre ela.

  O diretor Zack Snyder ficou muito conhecido por filmes como o remake de Madrugada dos Mortos e 300. Mas talvez, uma das coisas que fez ele ficar famoso como diretor, mesmo não sendo tão amado, é o filme Sucker Punch. Tempos depois, ele seria chamado pela Warner para fazer um filme usando o personagem mais icônico da DC: Superman, com o filme O Homem de Aço.

Ele fez filmes como O Homem de Aço, Batman v Superman: O Despertar da Justiça e Liga da Justiça. A ideia era criar um universo compartilhado como o da Marvel. Com a diferença de ser algo menos "family friendly". Além dos filmes citados aqui, existiriam outros filmes e Zack deixaria para WB fazer o que quisesse com os personagens que teria moldado para essas histórias. Mas em Liga da Justiça, algo aconteceu.

 O filme seria bem mais sombrio, algo que ele pensou desde Batman v Superman. O Lobo da Estepe seria bem mais sinistro, teríamos a aparição de Darkseid em pessoa, viagem no tempo, um Superman cruel, entre diversas coisas que já citei antes. Mas a WB já faria o primeiro corte nesse filme. Aqui já temos dois conceitos do filme diferentes: o que foi planejado desde o começo de Liga da Justiça por Snyder e a versão que fizeram pela vontade da Warner. Logo após isso, quando tudo estava quase pronto, ocorre uma tragédia. A filha de Snyder comete suicídio. 

 Ele abandona o filme, mas a WB e DC aproveitaram (em especial, o Geoff Johns) e trouxeram o o diretor Joss Whedon. Conhecido por fazer filmes antes para a Marvel. Então tivemos um terceiro corte do filme. E mesmo que Liga da Justiça não seja ruim, por muitos ele não foi o sucesso que era esperado. Parecia que tudo estava acabado para esse universo de filmes.

  Zack Snyder dizia que queria fazer sua versão do filme. Algo bem mais sombrio e solene do que apareceu no filme filme. Até que o Snyder Cut surgiu.

  Desde então, umas coisas começaram a pipocar em Hollywood.

 Uma das primeiras coisas que me lembro, é que Ezra Muller e Gal Gadot teriam ficado constrangidos devido a uma cena embaraçosa. Ao que parece, Flash cairia em cima da Mulher-Maravilha (respectivamente), com um teor mais sexual. O que ninguém gostou. Até então, Joss Whedon não era tratado como alguém ruim. Mas que o produtor e roteirista de HQs, Geoff Johns fazia coisas abusivas e que seria conivente com aquilo.

 Entretanto, recentes acusações de Ray Fisher surgiram, na esteira das questões raciais com os atos ativistas e depois da morte de George Floyd. Ele tweetou que retirava qualquer elogio que fez a Joss Whedon, antes, em uma coletiva de imprensa em um evento. Tanto que mostrou a filmagem na mesma mensagem. E em outro tweet, ele fala que o diretor se comportou como um canalha. Diz que o comportamento do diretor era abusivo e validado por Geoff Johns. E isso explicaria até mesmo um desastre dos filmes baseados em personagens da DC: Esquadrão Suicida.

 David Ayer, diretor de Esquadrão Suicida, comentou que Johns teria metido a faca em sua obra. Tanto que há como notar isso. O diretor teria falado que na história o Coringa só conheceria Harley Quinn (a Arlequina) depois de ir para o Asilo Arkham, pois ele foi mandado para lá depois de ter matado o Robin. Mas o John adicionou em cards e letras estilizadas que contavam a história de cada personagem. E nele, a Arlequina teria participado da morte do Robin. Isso quebra a linha do tempo do diretor para o filme.

  Sem contar que Ray Fisher pediu para que no Snyder Cut creditassem um barbeiro, uma das poucas pessoas no local que era negra e que sempre teria ajudado todos os atores fazendo um serviço primoroso. Snyder falou que faria isso no Snyder Cut. 

  O canal do Youtube Batcaverna, fez uma análise sobre o Snyder Cut. Nela é comentado sobre o DC Fandome onde foi exibido o trailer do filme. Em especial, o do motivo de usarem a música Hallelujah de Leonard Cohen. O próprio Zack Snyder admitiu que havia um motivo para aquela canção. Segundo Gabriel, essa seria uma mensagem do diretor para WB. Que mesmo a empresa feito ele passar por maus bocados enquanto ele perdeu sua filha, ele queria manter sua arte, sua canção. O Davi da letra seria Snyder e o Senhor (também chamado de Senhor da Música na letra) era a Warner Bros. pelo que propôs. Nela, junto com a transposição de imagens (que não foram para o corte da Liga da Justiça de Joss Whedon) vemos que Zack continuará do lado da empresa, apesar de tudo. Mesmo que ela não ligue tanto para a música, ou seja os filmes dele, sua arte. 

  O Snyder Cut é a amostra da visão de um artista, pois é isso que um diretor é: um artista. Que deve sua obra desmembrada no momento mais fraco de sua vida. E quando o fizeram, não o fizeram com carinho e amor, mas de forma cruel. Tentando arrecadar grana. Até ai faz sentido, afinal, entretenimento é entretenimento não é? Não meu amigo. Imagine tocar só por que quer dinheiro (caso músico), escrever para lucrar apenas, sem pensar no que quer passar (caso escritor) ou ilustrar apenas para cobrar de forma cara um trabalho (caso ilustrador). Agora ele, Zack Snyder, poderá mostrar seu amor a obra através do Snyder Cut. E parte de todo o lucro com essa versão será revertida para campanhas contra o suicídio. Assista a obra completa de Snyder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário