terça-feira, 11 de agosto de 2020

Franquias que deveriam ter acabado FAZ TEMPO!

Existem filmes que criaram franquias. Muitas vezes, suas sequências são ruins. Ainda assim, se mantêm firmes e fortes... Daquele jeito. Mesmo sendo prometidas sequências, alguns ainda são razoavelmente bons em sua franquias originais(A Noite do Pesadelo, Halloween e a franquia Invocação do Mal) e outros ao menos enveredaram para o humor negro e, vez ou outra nos fazem rir (Evil Dead e Brinquedo Assassino). Mas existem alguns que não merecem uma sequência. Ou melhor refazerem mesmo, pois precisam ser corrigidas MUITAS coisas!
Sexta Feira 13: A franquia 13th Friday talvez seja uma franquia que tenha nos introduzido um grande vilão serial killer. Mas na verdade, Jason Voorhees não participa de todos os filmes da franquia. Segundo o que é falado por fãs, ele é o grande vilão. Mas no primeiro filme, sua mãe é o primeiro assassino pela morte de Jason. Contudo, não é só isso. Em outro filme, quando Jason já tinha aparecido como vilão, o pessoal coloca OUTRA pessoa como o assassino...
De qualquer forma, a franquia sempre causa controvérsias, pois é ruim mesmo. Como mortes estúpidas. Eu sempre tive medo de Jason, mas quando vi ele socando e tirando uma cabeça de plástico de cima do prédio... Bem, comecei a não ter dando medo de filmes slashers. Se fosse só isso. No último filme (da linha original de filmes, pois depois vai para Jason X e Freddy VS Jason) se cria uma mitologia para eliminar de forma definitiva o vilão. Mas até Halloween 6 consegue fazer isso de forma mais verossímil. Vê se pode.
Mas não é só o tio Jason que é ruim...
Velozes e Furiosos: Filmes de corrida meio que começaram a surgir em especial devido a essa obra. Fúria em Duas Rodas é um belo exemplo disso, mesmo que eu prefira - hoje em dia - o filme de motos. Entretanto, já surgiram filmes antes e depois com temática de corrida melhores (Como 60 Segundos e Baby Driver, respectivamente) que talvez não sejam tão adorados. Mas como o pessoal usa de carros possantes, cenas de ação boa - isso devo admitir - e atores famosos, muita gente curte os filmes. Mas enredo... Fast and Furious não tem MESMO.
No enredo, ao menos do primeiro filme, nós temos um policial que se infiltra em uma gangue de criminosos envolvendo carros. Esse filme tinha como seus principais atores Paul Walker e Vin Diesel. E eles carregam o filme bem até... Mesmo que não ache nenhum deles grande ator.  Mas depois os longa metragens se perdem em diversas ideia de roubo para carros... Ao menos é o que parece quando você vê os filmes... Sabe, em certos momentos do filme, parece mais que eles esquecem que isso foi uma tentativa de Grand Theft Auto (GTA) só que do bem.
Eu poderia colocar aqui as falhas do filme em que ele quebra as regras da física (carros fazendo movimentos impossíveis, mesmo para motos, que são veículos menores) e geografia (que pelos diretores norte-americanos, o Brasil tem um grand canyon... Tá bom, para um povo que acredita ser dono da Amazônia), mas isso é comum em filmes de velocidade. Mas tem coisas que beiram o clichê e a forçação de barra. Usar um tanque? Por qual motivo? Para que? E recentemente, nos filmes e spin-offs beiram os super poderes.
Predador: É uma série de filmes que seu primeiro longa foi ótimo, mas depois foi decaindo. De acordo com os anos isso só foi piorando. O primeiro contava com Arnold Schwazenegger, combatendo o ser em uma floresta da América do Sul (nem lembro que país era). Foi ótimo. O segundo, com Danny Glover até que é bom. Mas depois, anos se passaram sem ter colocado um filme bom com o personagem.
E não podemos contar aqui os dois filmes crossovers Alien VS Predador, pois nele o personagem divide os holofotes. E por qual motivo eu não falei de Alien? Pois mesmo com a linha principal terminar de forma horrível, ao menos Riddley Scott foi esperto no seu prelúdio. Mas a saga Predador. Bem, os filmes continuam ruins...

Nenhum comentário:

Postar um comentário