terça-feira, 1 de setembro de 2020

Pantera Negra: O legado do melhor filme da Marvel até então

Na minha cultura, a morte não é o fim. Ela é como um ponto de impulso. Se você esticar os dois braços, Bast e Sekhmet, levarão você até os campos verdes... Onde... Poderá correr para sempre...
-T'Challa, o Pantera Negra
Talvez uma das maiores perdas no mundo cinematográfico em 2020 tenha sido Chadwick Boseman, um ator que foi apradinhado por Denzel Washington. Ele fez filmes sobre personalidades negras, tais como o rei da funk music James Brown e o primeiro juiz da suprema corte norte-americana negro Marshall.
E mesmo que você o conheça só por Pantera Negra, saiba que ele não mudou o mundo somente através dos filmes. Mesmo sendo sua morte não relacionada a Covid-19, (ele sofria por conta de um câncer) ou aos ataques daqueles a favor da Black Lives Matter, (ocorriam diversos protestos nessa época devido a ataques de cidadãos negro nos EUA) ele fez diferença a diversas pessoas pelo mundo.
Então vamos falar sobre Pantera Negra.

Como acha que seus ancestrais conseguiram isso? Acha que eles pagaram um preço justo? Ou que tiraram, como tiram tudo que querem?
-Killmonger
Após os acontecimentos que ocorreram em Capitão América: Guerra Civil (onde o antigo rei, pai de T'Challa morre em um atentado) o príncipe terá que lidar com novos problemas em sua nação.
Após a morte do rei T'Chaka, o príncipe T'Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.
O problema não está em Klaue. Mas sim em Kilmonger, um wakandiano que está voltando para sua nação, que pode causar um grande problema. Pois ele esconde um grande segredo do pai do atual Pantera Negra. Assim, o trono de Wakanda está em perigo. Devido a isso, notamos que o passado daquele país, em especial do pai de T'Challa, pode não ser tão brilhante.

Ele vacilou?
-Shuri
Igual a um antílope na estrada.
-Okoye
Adewale Akinnuoye-Agbaje, Anthony Mackie e Djimon Hounsou foram considerados para o papel de T'Challa, mas todos os três acabaram interpretando outros personagens da Marvel: Agbaje foi Algrim/Kurse em Thor: O Mundo Sombrio (2013), Mackie foi Sam Wilson em Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) e Hounsou foi Korath em Guardiões da Galáxia (2014).
As lutas que aparecem no longa-metragem foram baseadas nas artes marciais africanas. Além disso, as cenas de ação dos filmes Creed: Nascido para Lutar (2015) e Kingsman também serviram de inspiração.
Wesley Snipes quase interpretou o Pantera Negra nos anos 90. O ator, que logo depois viveu o vampiro Blade nas telonas, foi cogitado para o papel do herói, até que a Marvel mudou de ideia.
O nome Wakanda foi inspirado de uma tribo do Kênia chamada Wakamba, mas que também é conhecida como Kamba.
Ava DuVernay foi considerada para assumir a direção do longa, mas acabou desistindo por conflitos de ideias com a Marvel Studios.
Em 2013, Michael B. Jordan fazia um teste para interpretar Sam Wilson/O Falcão.
Wakanda foi mencionado em Homem de Ferro 2 (2010) como uma localização.
Ryan Coogler insistiu em trazer colaboradores de seus filmes anteriores para colocar seu próprio estilo no filme e diferenciá-lo das outras produções da Marvel. Entre os integrantes desse time remanescente estão Rachel Morrison (diretora de fotografia), Hannah Beachler (designer de produção) e Ludwig Göransson (compositor).
John Boyega foi cogitado para o papel de T'Challa. Djimon Hounsou também foi considerado para o papel.
A Pantera Negra foi um dos primeiros personagens da Marvel cujos direitos de filme acabaram ficando com a própria Marvel depois de ter sido propriedade da Artisan Entertainment e da Columbia Pictures. A Marvel obteve os direitos em 2005.
Para interpretar a rainha Ramonda, Angela Bassett passou por intensos treinamentos personalizados ao lado de Corey Calliet. Circuitos, alpinismos e flexões foram algumas das atividades incluídas em sua rotina.
Houve realmente uma preocupação com os detalhes para a produção deste filme. Além do sotaque, outros elementos reforçam a criação de uma cultura única para cada uma das tribos Wakandan, mostrando que o país tem uma mistura de diferentes tribos.
Uma coisa que poucos sabem, mas esse filme foi uma celebração do afrofuturismo. Ele não existe só na literatura e no cinema, mas que incluí Jean-Michel Basquiat (nas artes plásticas) e George Clinton (na música). Pois foi um filme sem ser panfletário que mostrava como estávamos perdendo oportunidades de histórias fantásticas sem ter uma história centrada na velha fórmula "américa-europeia" de personagens. Algo que Hollywood não consegue fazer, pois se concentra muito em si mesma. E Pantera Negra quebra esses estereótipo. 
Com um vilão que nos identificamos, com uma sociedade que gostaríamos de conhecer e a atuação de Chadwick Boseman que combateu seu câncer até o fim.

Wakanda Forever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário