sexta-feira, 8 de maio de 2020

A masculinidade tóxica do mundo nerd

Após fazer uma piada sobre o personagem Edward Cullen da saga Crepúsculo, uma moça ficou brava comigo. Na verdade, já fiz muita piada antigamente por conta de não gostar do personagem Talvez por uma questão infantil e machista. Mas hoje em dia, eu não gosto por achar a história Stephenie Meyer muito ruim, lenta e previsível. "Ah, mas você não gosta da história por ser um homem machista". Algo BEM longe disso.
Mesmo que eu fosse machista, algo que não sou, o problema aqui é ter uma escrita ruim. Por exemplo, eu não gosto de Harry Potter. Contudo, tenho que admitir a escrita dela como algo maravilhoso e que faz a mente das crianças viajar. Pois o personagem cresce com a obra e com o leitor também.
Ainda assim, isso me fez notar que precisava falar sobre masculinidade tóxica.
Vamos por partes:

Porque eu sou é homem / Porque eu sou é homem / Menina eu sou é homem / Menina eu sou é homem / Como sou
-Ney Matogrosso- Homem com H 
Para entender sobre a masculinidade tóxica, ou mais conhecida por mim como machismo, temos que entender uma coisa. A questão de um personagem fictício ser homossexual não irá afetar a nossa. Gosto de de personagens como o Wiccano e o Hulkling, por exemplo. Assim como de atores assumidamente gays como Ian McKellen. Mas isso não me faz defensor das lutas LGBTs, contudo, eu não deixei de curtir as obras em que elas aparecem antes e depois de saber desse fato. A ideia de um personagem ser de determinada sexualidade, não deve afetar um leitor para o desagradar. Ela só serve para dar uma nova perspectiva. Desde que o autor não seja preconceituoso que mal tem? E que mal tem ter um ator gay.
Agora vamos aos problemas, no universo ficcional em especial, nós temos essa ideia de homossexualismo sendo algo errado como legado do período de Macarthismo. Mais pelo livro de Fredric Wertham, Sedução dos Inocentes. Ele dizia que as HQs corrompiam a mentes das crianças, ao ponto de até mesmo mudar sua sexualidade. O que jamais ocorreria ou ocorreu. Pois se não eu teria me tornado um fotografo que criou um fluído de teia! A leitura de mostra novos horizontes, mas falar que ela nos controla ao ponto de influenciar atos para outra sexualidade, etnia ou religião é patético. Até parece que as pessoas vão se converter aos deuses gregos e germânicos por conta da Mulher-Maravilha e o Thor..
Uma das histórias mais atingidas pelo Comic Code Authority foram as do Batman. Em um texto de Wertham ele diz que "um psiquiatra notou que as histórias são psicologicamente homossexuais. Nossas pesquisas confirmam isso inteiramente." Mas ele não detalha quais os fatos que trariam essa atmosfera, como ele mesmo chamou de "homoerótica". Daí surgiu a ideia sem fundamento - literalmente - que o Batman aliciaria o Robin como seu parceiro sexual. E até hoje, é essa piada que muitos fazem. Se for ver, o próprio Coringa faz isso!
Mas isso vai mais além. Vamos falar de um mangá e um personagem bem estigmatizado por conta de seu passado: Shun de Andrômeda de Cavaleiros do Zodíaco.
Bem, desde que o episódio da Casa de Libra surgiu, muita gente zoa o personagem. Até eu faço sempre a piada "O que acontece na Casa de Libra, fica na Casa de Libra". Contudo, isso não significa nada. Acha que um ato desses é homossexualidade? Então vejamos o Ikki, cavaleiro de Fênix. Se tu acha que ele é o protótipo de homem "hetero macho alfa" repense: ele sempre quando olha Esmeralda pensa no seu irmão Shun (imagina você olhar pra sua namorada e sentir atração nela, pois ela te lembra seu IRMÃO), toda vez que o Cavaleiro de Andrômeda grita "Ikki", o mesmo dá uma bronca, contudo sempre o salva (como uma dominatrix) e digam o que quiserem, mas o cara quase sempre está lá pelo irmão.
Shun tem seu jeito afeminado, mas mesmo assim é um grande cavaleiro! Um dos mais poderosos, ao ponto de esconder seu real poder em que não utiliza as correntes (Corrente Nebulosa), muitas vezes não usa nem todo o seu poder por ser poderoso demais e não acha justo o excesso de força, talvez seu poder tenha a ver com ele ser a reencarnação de Hades, e no anime (muitas vezes usado mais como referência do que o mangá) somos apresentados a June de Camaleão, uma amazona que quer deter Shun para não ir até o Santuário. 
Sem contar que existem outros personagens que são heteros, mas com um ar mais frágil. Kurama de Yu Yu Hakusho, Killua de Hunter X Hunter, entre outros. Em Cavaleiros do Zodíaco G, foi até comentado que Afrodite é um transsexual. Notem que a suposta masculinidade não importa para Atena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário