segunda-feira, 25 de maio de 2020

As criaturas de Lovecraft - Parte 1

Para escrever e descrever sobre as criaturas de Lovecraft, nós devemos entender a hierarquia de seus mitos. Pois existem seres terríveis, mas eles seguiriam uma linha de poder. Dos mais fracos aos mais poderosos seres e entidades desse universo.
Os humanos no máximo só conseguem trazer as entidades para esse plano de existência. E o faz através de tomos antigos e perigosos, como o Necronomicon. Por mais incrível que pareça, não existe só esse livro. Mas vamos aos monstros que conhecemos nas obras lovecraftniana...
As Grandes Raças: Essas criaturas, mesmo sendo poderosas foram criadas para servir outros seres. Poderíamos até mesmo comparar a ideia de que eles serviriam suas divindades, assim como nós serviríamos os deuses pagãos e de origem monoteístas... Mas na verdade, nós seriamos um acidente de percurso. Que não fomos criados por vontade.
Eles são seres que prestam serviços aos seu mestres poderosos e bizarros. Um deles seria a Cor que Caiu do Espaço, que não teria uma forma definida. Na verdade, ela seria unicelular, se apresentando como um espectro de cor indistinguível, consumindo e corrompendo tudo ao seu redor. 
Outras criaturas tratadas como grandes raças são, a Grande Raça de Yith, que não vou me aprofundar muito, mas são altamente tecnológicos. Eles podem trocar de corpo (quase sempre humanos, nos nossos caso e desespero). Fazem em qualquer lugar e qualquer época, ou seja através do tempo e do espaço. Jogando a consciência deles para seus corpos no passado... O que causa problemas psicológicos para o verdadeiro dono daquele corpo.
Notem que talvez eles sejam os mais próximos de uma consciência humana ou de algo mais "natural", se é que isso pode ser chamado assim.
Os Antigos: O próximo nível de poderes é formado pelos antigos. Nós podemos saber mais deles pois vemos mais eles em mídias, como o Cthulhu, entre outros.

Eles podem ser parecidos, mas não são da mesma raça. Conseguindo ser mais antigos que as Grandes Raças. Esses antigos viveriam em Yoggototh, o mundo que ficaria no final do nosso sistema solar. Imagina como deva ser "bonito" o lugar...
Hastur é um desses seres citados, que seria meio-irmão de Cthulhu. Teria sido representado nas obras como o Rei Amarelo. Eu ainda vou entrar em mais detalhes sobre isso, mas o texto o Rei Amarelo é anterior aos textos de Lovecraft, mas ele será assimilado a literatura lovecraftniana, pois nas histórias, aqueles que leem determinados texto ficariam loucos. Algo recorrente nos Cthulhu Mythos.
Outro que é citado nos textos de Lovecraft é Dagon. Ele é originalmente uma divindade antiga real, mas será também assimilado pelo autor para criar esse monstro marinho... Que é o responsável pelos abissais (deep ones) que fazem parte das grandes raças. E Dagon tem até uma esposa... Pensa na família...
A Corte Negra: Acima dos antigos existem seres que são pouco conhecidos como a Corte Negra. Não há muitos dados desses seres. Na verdade, nem sua aparência é conseguido imaginar ou conceber, tanto pela distância deles do mundo conhecido, quanto por terem formas DISTANTES DEMAIS do que é sanamente possível por humanos.
Eles seriam aspectos da natureza, a nível cósmico. Teriam uma limitada consciência. As vezes, nem elas sabem que existem... Estranho, não é?
Shub-Niggurath, a Mãe Negra de Mil Filhos, é um dos membros desse "grupo". Engraçado, pois são tratados como "uma corte", mas como notamos não são coesos, como uma organização. Mas Shub pode ser categorizada como um aspecto da evolução e da mutação. Tanto que o simples fato de "tocar" esse ser faz com que aquele ser deixe de ser humano. Ele é um dos sonhos de Azatoth
Yog-Sototh, ele é tratado como a porta, a chave, a fechadura e o guardião da porta. Ele é a consciência do todo no universo. Ele é o futuro, o presente e o passado, por isso é tratado como "a porta".
A Corte Negra é a manifestação do sonho de Azatoth.
Azathoth: Azatoth seria o topo dessa lista de criaturas dimensionais bizarras. Ele seria o causador do universo como citamos até agora. O simples movimento dos seus tentáculos seriam os causadores do surgimento da gravidade e sua existência. Ele seria o caos nuclear! A força mais poderosa. Podendo devorar até outros membros da Corte Negra. Tão poderoso, mas o próprio Lovecraft o trata como a Entidade Acéfala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário