terça-feira, 19 de maio de 2020

A masculinidade tóxica no mundo nerd... Pelas mulheres!

Nós já vimos como a masculinidade tóxica não faz sentido com relação aos homens. Ok. Mas e quando isso é incentivado pelas mulheres? Vamos ver alguns fatos da cultura nerd que demonstram isso.

Mas o Thor estava gordo!
-Uma das únicas reclamações sobre Vingadores: Ultimato

Depois te assistir Vingadores: Ultimato, eu gostei e estava até que empolgado. Mas vez ou outra algumas coisas me incomodavam.
Além de nerd, sou professor de história. O que significa que muitas vezes pesquiso sobre fatos e costumes de povos antigos. Tais como os germânicos, que possuem o panteão asgardiano (deuses como Odin, Thor, Loki, Hel, e todos os aesir e vanir) quase sempre voltados para a guerra. Ou seja, parte de sua mitologia, parte de sua cultura.
Thor, como deus dos germânicos, normalmente é representado como um jovem extremamente forte e poderoso... E muitas vezes burro! Isso até que foi muito bem representado algumas vezes dentro da franquia Marvel. Repare bem nos filmes Thor, Thor Mundo Sombrio e Thor Ragnarok, pois nele notamos que ele se mostra, não como um homem genial. E sim alguém mais bruto e violento, quase beirando a ignorância. Isso por um lado pode ser visto por uma questão de ser uma divindade com hábitos "antigos/medievos". Mas antes que me acusem de "anacrônico", é dito que a "magia" dos asgardianos, seria algo próximo de uma tecnologia extremamente avançada. Mesmo que os deuses sejam um povo orgulhoso e bélico, isso não tira o fato de que Thor Odinson é um ser antigo e poderoso com sabedoria para entender conceitos mortais facilmente.
Mas não é só isso. O parâmetro de guerreiro higiênico e não gordo (um atleta das olimpíadas atuais), não existia na idade antiga para a média. Os soldados de origem germânica, vikings e berserkers, eram violentos, bêbados, comiam carne com as mãos sujas e lavavam seus rostos em vasilhas com a mesma água que os outros usavam. Então, quando eu vi o Thor de Ultimato falei ESSE É O THOR MESMO. 
Contudo, me lembro que quando fui a um curso de ilustração de uma amiga eu ouvi a frase ali em cima "O Thor estava gordo". Então, além do argumento que soltei anteriormente nesse post, soltei que se for assim, as pessoas poderiam colocar parâmetros assim para mulheres. Mas já chego nisso.


Depois, a tarde, eu fui no mesmo curso e outra moça soltou a MESMA frase. Agora vamos para a última parte da minha argumentação. 
Se pedirmos que o Thor fosse magro e musculoso, então, nós poderíamos exigir isso de todas as outras personagens do sexo feminino. E acho bonitas personagens como a Mantis, Vespa e a Gamora. Não por conta de que são magras, mas por conta de que considero elas belas, nos meus padrões que nada tem a ver com só padrões de moda estipulados pela sociedade. Pois se for assim, a gente teria que seguir assim os padrões hollywodianos de super-heróis com homens musculosos não é? Ok, então as mulheres que aparecem em filmes de super-heroínas devem seguir os padrões de Gal Gadot, atriz de Mulher-Maravilha. E não é isso que ninguém. 
Nem nas origens mitológicas da Grécia antiga, os homens e mulheres helenísticos eram tão bons atletas e fisicamente marombados (talvez, só Esparta, mas um dia falo sobre isso). Então, o que aprendemos hoje? Que assim como homens, mulheres também não devem exigir um padrão inalcançável para figuras. Pois isso incentivará eles a ideia de que o homem perfeito se foca somente na questão física, sem pensar em sentimentos. Como eu tinha citado no texto sobre masculinidade tóxica sobre os homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário