quinta-feira, 28 de maio de 2020

Pantera Negra! Wakanda forever!

[...]O guerreiro se tornou o Pantera Negra. Rei e protetor de Wakanda.[...]
-Parte da lenda sobre o Pantera Negra
Até bem recentemente, o personagem era bem desconhecido da grande mídia. Assim como os personagens Luke Cage e Falcão. Talvez a figura negra mais conhecida, em especial que tratasse da África era Ororo Munroe, a mutante Tempestade. Contudo, com sua estreia no filme Capitão América Guerra Civil e seu filme solo Pantera Negra, ganhou notoriedade. Ainda mais que no segundo ele fez um sucesso tremendo, chamando a atenção para representatividade do negro nas obras audio-visuais.
Mas vamos para o Pantera Negra, T'challa.

Não houve rendição! E como pode ver... Não morri ainda!
-T'Challa
O Pantera Negra apareceu pela primeira vez 1966, na revista do Quarteto Fantástico #52, criado pelo Stan Lee e Jack Kirby. O legítimo rei da nação de Wakanda. Ele também foi o primeiro super-herói negro com super-poderes até então. 
Na primeira historia que ele aparece, o Quarteto é convidado a ir até Wakanda. Como prova de boa fé, o rei dá a Reed Richards uma nave extremamente tecnológica. 
Ao chegarem lá, eles descobrem que lá é uma civilização altamente tecnológica bem no coração da África. Uma civilização altamente avançada em todos os sentidos possíveis. 
Quando o Quarteto encontra de T'challa eles entram em confronto. Acontece que o Pantera queria ter certeza sobre os heróis, se eles seriam merecedores de sua confiança. Para isso, os coloca como presas em uma caçada.
Logo após esse "mau entendido", T'challa conta a eles sobre a lenda do Pantera Negra. 
Um meteoro teria caído naquela área da África, composto por um metal extremamente raro, o vibranium. A característica desse metal é que ele se torna isolante. Ou seja, ele não conduz como diversos itens desse tipo, ele impede as ondas de energia. Absorvendo coisas como radiação, energia e impacto. Tanto que um dos componentes do escudo do Capitão América é o vibranium. 
O tal meteoro era grande, do tamanho de uma montanha. As várias tribos que viviam ali consideravam aquilo um presente dos deuses. No entanto, a radiação natural transformava as pessoas ali em mutantes. Espíritos ruins que atacavam outras pessoas. 

Eu nunca hesito.
-T'Challa
Dessas tribos surgiu o primeiro Pantera Negra, Bashenga. Para defender aqueles povos. Desde então os Pantera tem defendido Wakanda, já se formando como uma civilização.
A ideia da pantera como figura dos Panteras Negras se deve a Bast, a deusa pantera. Uma versão da deusa egípcia, Bastet.
Após o Pantera ser escolhido, ele passa a consumir uma erva em forma de coração. Ela teria sido modificada pelo vibranium. Algo próximo aos efeitos do super-soldado usado em Steve Rogers. Só quem descende desses reis consegue consumir a planta, pois para qualquer outra se torna venenosa. Através desse item, além de força e destreza sobre-humana, um Pantera pode extrair o conhecimento dos antigos reis falecidos. Possuindo instintos extremamente aguçados e consegue ver infravermelho e ultravioleta. 
O traje dos reis é feito de vibranium. E foi esse metal que fez a vida em Wakanda prosperar. 
T'challa é formado em física na Universidade de Oxford. Ele é tão inteligente que já liderou o Quarteto Fantástico algumas vezes.
T'chaka, o antigo rei e pai de T'challa, escondeu o pais do resto do mundo. Mas vendia pequenas quantidades de vibranium para cientistas, assim obtendo dinheiro e enviando algumas crianças para universidades. Ou seja, criando novas mentes brilhantes. Provando que através da educação obtemos o desenvolvimento de um povo.
Para se ter uma ideia, um grama de vibranium vale 10.000 dólares. 
Um físico holandês, Ulysses Klaw, veio a Wakanda. Para extrair vibranium, ele acaba matando T'chaka. Mas acabo não conseguindo aquele material. Pois T'challa, mesmo novo, acabou com sua mão. Seu plano, de Klaw, era criar matéria a partir de ondas sonoras.
E foi contra esse vilão que T'challa pediu ajuda ao Quarteto Fantástico. Nesse mesmo episódio, Klaw se torna o vilão Garra Sônica ao cair na máquina que transformava som em matéria sólida. 
O Pantera Negra possui um grupo de guarda-costas especial, formado por mulheres de diversas tribos. Treinadas para serem defensoras do rei. As dora milaje. Elas falam um dialeto próprio, somente com o rei e com elas próprias. 
Outro inimigo, além de Klaw é Eric Kilmonger. Seu nome original era Tchanaka. Quando criança, Klaw forçou o pai de Eric a trabalhar para ele. O pai morreu e a família deles foi tratada como traidora. Exilado nos EUA ele cresceu e se formou no Instituto de Massachusets. Nutrindo o ódio pelos Panteras Negras. Voltando a Wakanda, sempre trama golpes políticos. 
Um personagem que muitas vezes aparece nas histórias de T'challa é o agente Everett K. Ross. Ele é um funcionário do departamento de estado dos EUA, que acompanha diplomaticamente algumas pessoas. Se tornando amigo do atual líder de Wakanda, ao acompanhar ele. Até mesmo se tornando regente de Wakanda! 
A tecnologia de Wakanda é tão avançada que usa computadores sem o uso de sistema binário. O que significa que eles jamais seriam rastreados nem hackeados.
Aliás, uma personagem que apareceu e ganhou destaque pelo filme do Pantera Negra foi Shuri. Na verdade, nas HQs (que surgiu em 2005) ela é meio-irmã de T'Challa. Ainda assim, ela é tão esperta quando o Pantera Negra mas com o temperamento mais forte.
Quando o pai de T'Challa morre, quem assume é seu tio. Já que nem ele, nem Shuri tinham idade. Mas a irmã sempre deve raiva do Pantera Negra, tentando o desafiar.
Ela fez o ritual com a erva coração, onde é avaliada se seria um bom Pantera Negra. O deus pantera a rejeitou.
Shuri já morreu nas HQs. Foi morta por Próxima Meia-Noite, membro da Ordem Negra. Contudo, T'Challa conseguiu a salvar. E depois disso, ela voltou com uma mentalidade mais aberta e com poderes! Ela poderia se transformar em uma revoada de pássaros negros e usar poderes necromânticos. Só que esse poder consome parte de sua força vital.
Na saga Vingadores X X-Men, Namor ataca Wakanda... Mas cara, você não ataca Wakanda, muito menos quando a SHURI estava por lá. Acontece que os exércitos do Príncipe Submarino são trucidados pelo exército wakandiano.
E o T'Challa ajudou Namor depois dessa treta, por saber que ele tinha perdido o controle. Só que Shuri ficou desapontada e expulsou o irmão mais velho da Cidade Dourada, o palácio governamental daquela sociedade. Vai mexer com ela...
Na saga Guerra Civil, T'Challa se casa com Ororo Munroe (a mutante Tempestade). Esse casamento é tão importante, que o conflito entre os dois lados para. Lembrando que foi o lugar onde pudemos ver Steve Rogers e Tony Stark sem se atacar. Quem leu Guerra Civil já sabe do que estou falando.

Queremos um fim imediato da brutalidade policial e dos assassinatos de pessoas negras.
-Sétima exigência dos Dez Pontos dos Pantera Negras
Os Estados Unidos fervilhava com problemas devido aos direitos civis, em especial aos negros, que eram vistos com extremo preconceito nesse período. Ao ponto de dividirem setores para brancos e negros. Esses segundos, normalmente sentando e sendo colocados em lugares bem ruins, mesmo dentro de ônibus. 
E a imagem do Pantera Negra foi associada ao partido dos Pantera Negras. Era um partido que lutava pelos direitos dos negros, possuindo como uma de suas plataformas mais controversas, o uso de armas por todos os negros como medida de segurança. Eles já brigaram com a polícia e ocorreram mortes dos dois lados.
Desde a sua fundação, os Panteras Negras possuíam um programa, conhecido como Programa de Dez Pontos, que delineava o que eles queriam e no que acreditavam. Voltado, a princípio, para o combate à violência policial, o grupo desenvolveu-se e recebeu novas influências ideológicas. As principais influências dos Panteras Negras eram Frantz Fanon e Karl Marx.
Com o tempo, o grupo engajou-se pela realização de ações sociais e acabou assumindo uma plataforma abertamente marxista, sendo, portanto, crítico ao capitalismo. Os Panteras Negras também defendiam o estabelecimento de uma sociedade autogestionária, na qual os pobres (sobretudo os negros) governariam a si mesmos.
O Programa de Dez Pontos dos Panteras Negras acabou sendo publicamente divulgado em 1967, e nele constavam as seguintes exigências
Durante algum tempo, Stan Lee (querendo evitar a polêmica) renomeou o personagem para Leopardo Negro. Afinal, realmente ele era inspirado, não no partido negro norte-americano, mas sim em outro personagem de histórias pulp. Tempos depois, voltaram com o nome de Pantera Negra.
Nos primeiros esboços, T'challa, ao invés de se chamar Pantera Negra... Se chamaria Tigre de Carvão. Além de parecer ruim, o nome lembra outro personagem da DC, o Tigre de Bronze.

Minha pele, Luanda Antessala, Aruanda Tipo T’Challa, Wakanda Veneno black mamba Bandoleiro em bando Qué o comando dessas banda? 'Sa noite cês vão ver mais sangue Do que Hotel Ruanda A era vem selvagem, Pantera sem amarra Mostra garra negra [...]
Com a garra, razão e frieza, mano Se a barra é pesada, a certeza é voltar Tipo Pantera Negra (eu voltei) Tipo Pantera Negra
Emicida - Pantera Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário