quarta-feira, 13 de maio de 2020

Aquilo que tem de bom para não afastar os jovens fãs de Star Wars da franquia

Eu amo Star Wars. Talvez seja a franquia cinematográfica que mais gosto até hoje (Doctor Who em séries e O Senhor dos Anéis em livros). Amo as três sagas de Star Wars, os capítulos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX. Contudo... Em especial na última saga, mais precisamente no filme Ascensão Skywalker, muita gente criticou demais o capítulo final dessa saga.
O filme não é ruim. Mas está longe de ser a obra-prima como foi o projeto inicial de George Lucas. Posso entrar melhor nesse assunto em outro post. Mas para não afastar o pessoal que está iniciando nos caminhos da Força, cito aqui algumas coisas para os younglings e padawans assistirem e lerem:
O Mandaloriano (Após Episódio VI): A primeira série em live-action e é uma das melhores coisas da Disney+. Antes te falar sobre o enredo dessa história devemos falar sobre a raça dos mandalorianos.
Os mandalorianos, originalmente são uma raça que vivem no planeta Mandalore. Mas suas origens são no planeta Coruscant. Isso antes até mesmo da Velha República.
São um povo extremamente bélico, ao ponto de serem os únicos - fora os sith - de enfrentarem em combate os jedi. Eles teriam surgido antes da Velha República, e eram uma espécie mesmo, uma etnia do planeta, os Taungs. Era uma raça de humanoides altos e de pele acinzentada que a honra era conquistas através da batalha. Houve conflito entre eles e uma raça de humanos, que venceram o conflito. O que fez com que fugissem para um planeta distante. 
Terão o nome de Mandalore, em homenagem ao seu antigo líder, Mandalore I. Com o tempo e idas e vindas, além de se tornarem tão cascas grossas que venceram e eliminaram uma criatura conhecida como mitosauro, se tornaram caçadores de recompensa por possuir o minério de ferro, quase indestrutível. Ele é conhecido como beskar, um elemento capaz de resistir a golpes mesmo um sabre de luz. Essa ideia foi se tornando parte da filosofia de vida deles, e os humanos começaram a ser absorvidos desses grupos.
Até um conflito entre os mandalorianos e os jedi, extinguiram os taungs. Como se deram mal em seus conflitos, eles criaram equipamentos com beskar que simularia as habilidades dos jedis. Criando uma grande fama por todo o espaço. 
Mas apesar de tudo e depois de várias guerras civis Mandalore foi destruída, praticamente. Graças aos jedi. Quase sempre criando diversas novos conflitos que acontecem nas Guerras Clónicas e até depois delas. 
Em The Mandalorian, vemos um membro dessa raça sendo contratado para um serviço. Ele está para cumprir um serviço para o que resta de uma célula do Império, alguns dos bolsões de resistência desse grupo. Notamos que além desse mandaloriano possuir as características dos famosos caçadores de recompensa (talento para combate e ser bem silencioso), ele também tem certa fobia de dróides. Acontece que depois de enfrentar um grupo que estava escondido em uma área desertica, ele descobre o que veio buscar. Era uma criança de uma raça verde diminuta.
Para aqueles que não conhecem, a criança esverdeada é da mesma raça do poderoso Mestre Yoda. Esse ser é tão misterioso que pouco se sabe sobre a origem de sua etnia, ao ponto de cativar a curiosidade até mesmo dos mais aficionados. E ele, como Yoda, é um poderoso usuário da Força.
Rogue One - Uma história Star Wars (Antes do Episódio IV): Das coisas que muitos fãs, mesmo os ardorosos, é sobre o final de Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança. Não sobre a cena final, mas o última parte de como o foi possível destruir a Estrela da Morte.
Galen Erso é forçado pelo Império a trabalhar na construção da Estrela da Morte, tendo um conhecimento vital para o funcionamento da arma. Como ele, outros foram obrigados a trabalhar na obra, com várias espécies e planetas sendo sacrificadas para a conclusão do projeto. Jedha, local de peregrinação para a fé na Força, e a fonte dos cristais Kyber, matéria-prima para a criação de sabres de luz, foi um dos locais tomados pelo Império, que usou os cristais para alimentar o raio de destruição da sua arma definitiva.
A Aliança Rebelde, logo no começo de Uma Nova Esperança, obtêm arquivos importantes, os planos e esquemas da Estrela da Morte, que chegam nas mãos da adorável Princesa Leia. Por conta de um contra-ataque do Império, esses dados acabam ficando aos cuidados do droid R2D2, que acaba se encontrando com o herói Luke Skywalker no planeta deserto de Tatooine.
Prevendo ataques em larga escala, o design da Estrela da Morte não estava preparado para o ataque rebelde, que graças à mira de Luke Skywalker acertou torpedos de próton na pequena entrada de um exaustor termal, causando uma reação em cadeia.
Ele conta a história de Rogue One, um grupo de pessoas que teria conseguido capturar os planos da Estrela da Morte. E foi com isso que foi possível destruir o imenso satélite-arma-artificial. A protagonista é Jyn Erso, filha do projetista da Estrela da Morte. Ela tem a chance de obter essas informações aos Rebeldes. 
Star Wars: Rebels (Antes do Episódio IV): Nela vemos as consequências do Império estar no poder.  As tentativas dos Rebeldes de traçar um meio de lidar com seus inimigos, não mais com a ajuda de República (já que essa nem existe mais). E até mesmo uma finalização para personagens que nem imaginavam estar vivos. Sério, o Darth Maul está vivo! O coitado do Qui-Gon Jinn morreu enfrentando esse capeta vermelho! Mas temos mais ainda como Princesa Leia, Ahsoka Tano, Lando Calrisian, Obi-Wan Kenobi, entre tantos outros.
A história se passa 14 anos depois do Episódio III e 5 anos antes do Episódio IV
De qualquer forma, a série nos traz personagens novos como Ezra Bridge e Kanan Jarrus. Ezra é um jovem que se alia a um grupo liderado por Kanan. Eles são mercenários que contrabandeiam coisas.
Com auxílio de Kanan, Ezra começa a seguir as trilhas do jedi, pois o primeiro é um dos últimos remanescentes da Ordem Jedi. Essas são as fagulhas que criarão a Aliança Rebelde e tudo que vem depois no canônico das histórias.
Vemos também o conceito da Força sendo empregada de formas que só seriam vistas nos filmes mais atuais. Contudo, existe um sentido para isso. Na verdade, ele expande aspectos dos mitos daquilo que os jedi e os sith controlam. Tudo isso por conta dos holocrons, espécies de livros digitais sobres os segredos e conhecimento dos mestres antigos (da luz e das trevas).
Além do surgimento de um vilão mais maligno que o Darth Vader, o Grande Almirante Thrawn.
Star Wars: Clone Wars (Depois do Episódio II): Falar de Guerra dos Clones (ou Guerras Clónicas) é meio que chover no molhado. Após o que acontece no Episódio II, o Senado apoia o uso dos clones para manter a ordem por todo o espaço. Os jedi apoiam isso, pelo perigo escondido através dos problemas.
Muitas coisas podem ser explicadas, por exemplo, como as motivações de Conde Dooku. Até mesmo a ideia das midchlorians são tratadas nessa série.
Nós notamos os momentos mais sofridos deles durante a guerra em si. Não só em combates decisivos, mas batalhas que moldam o caráter de cada um. Incluindo personagens desconhecidos por quem só assistia os filmes, como os clones que guerreiam ao lado de Anakin e Asajj Ventress, discípula de Dooku.
Nela acompanhamos, em foco especial, Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Ahsoka Tano (aprendiz de Anakin, que se tornou o xodó dos fãs). Mas também existem episódios que se focam em Padmé, Yoda e até mesmo Dooku e Grievous.
Nós notamos como uma série que trata de guerra, ela é surpreendente. Traz um ar sombrio. Criando uma atmosfera mais fantástica, talvez por conta dos jedi, mas ainda é a um nível de um filme de combates.
Lembrando que é aqui que o Darth Maul renasce! Mas como isso acontece, terá que conferir. Além disso, a saga de Darth Maul só se completa em Star Wars Rebel.
Falando sobre Star Wars Rebel, por conta dele e de Clone Wars, nós conhecemos mais sobre o universo não falado dos filmes de Star Wars. Como os mandalorianos, bruxas que usam algo próximo a força, os marginais de Coruscant, os Hutts, entre outros.
Legends (Antes e depois dos filmes I, II, III, IV, V e VI): Antes da compra LucasFilm pela Disney, George Lucas já tinha criado uma IMENSA história sobre esse universo. Algumas das coisas que podemos ver que fizeram muita gente ficar nervosos foi ignorar certos fatos como o surgimento de Mara Jade.
O selo Legends de Star Wars trata de coisas como as origens dos sith, como uma raça e depois, como a contraparte dos jedi. Ele trata de tudo do Universo Expandido, pois George Lucas tinha toda uma saga, uma história para os filmes, mas algumas coisas que foram criadas além de George Lucas (como o desenho Ewoks e Caravana da Coragem. Isso deixou de ser canônico depois da compra da LucasFilm.
No Legend, nós podemos ver mais coisas para o futuro também. Como uma invasão Yuzanvong (uma raça extremamente perigosa imune a força), o surgimento de Cade Skywalker, conflitos no futuro da galáxia, pois surgem novos siths.



Nenhum comentário:

Postar um comentário