segunda-feira, 11 de maio de 2020

As outras criaturas do Mundo das Trevas - Parte 1

Dentro do universo de World of Darkness, alguns livros ficaram mais famosos do que outros. Alguns por serem mais pesados (Wraith the Oblivion), outros por serem considerados muito leves (Changelling the Dreaming), ainda há outros que foram criados quase que no final do mundo de World of Darkness (Mummy, Demon, Hunters e Kindred).
Por enquanto vou falar só de dois um POUCO mais conhecidos que seriam Wraith: The Oblivion (Aparição: O Esquecimento) e Changelling: The Dreaming (Changelling: O Sonhar).
O primeiro trata sobre a vida após a morte. O que por si poderia ser tratado em Vampiro: A Máscara. Mas consegue ser MAIS PESADO.
Já o segundo trata sobre os sonhos e o quão custosos eles podem ser para as pessoas ao nosso redor.
Vamos tratar disso aqui:

"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua morte, mas o homem corajoso a experimenta apenas uma vez."
-William Shakespeare
Aparição: O Esquecimento: No mundo de Aparição, o terror está em como lidar com a morte. Antes e depois dela.
Em Wraith: The Oblivion, nós vemos um mundo devastado. Na verdade, um outro mundo. A morte veio até os personagens, que são espíritos desencarnados. Alguém que morreu e foi para o mundo dos mortos.
Você pode ser um detetive que continua nesse mundo procurando resolver o caso, até uma simpática dona de casa que protege os mais jovens como cuidava dos filhos quando viva. Tudo isso por conta das Paixões e Grilhões. Uma Paixão é um sentimento, ou atitude que lhe prende a esse mundo, como proteger os inocentes ou vigiar pelas boas almas de uma comunidade, tudo ligado a um sentimento específico. Já um Grilhão, é algo físico que pode ser vivo (um filho ou amante) ou só material (uma casa, uma praça, um sanatório...) que deve ser protegido a todo o custo.
Mas não é tão simples, pois cada aparição tem uma sombra. Esses seres só existem na mente dos desencarnados. Só que seus planos são de fazer com que os seres mortos quebrem seus Grilhões e Paixões para os lançar ao Esquecimento: quando a existência de um ser é completamente devastada. Ao acontecer isso a aparição se torna um espectro, um reflexo ainda mais distorcido do que era aquele ser quando vivo. Diferentes das aparições que se alimentam de qualquer coisa, os espectros fazem o mesmo com tragédias - sejam nas Terras Sombrias ou nas Terras de Carne. 
As aparições transitam em planos de existência, bem diferentes daqueles que citamos até agora. Entre eles:
As Terras de Carne, o mundo dos vivos e das maiores partes dos seres sobrenaturais mais COMUNS. Nela as aparições só podem ser vistas em condições especiais ou quando se alimentam de Paixões ou Grilhões, e existem alguns seres que conseguem contatar eles; A Mortalha, funciona como uma espécie de proteção de película entre o mundo dos vivos e dos mortos. Através dela, quando mais próximo uma aparição estiver, mais fácil será a ela atravessar para as Terras de Carne; As Terras Sombrias seriam as "terras natais" das aparições, onde elas realmente moram. Contudo com uma versão distorcida de seu mundo quando vivo. É uma sombra do mundo dos vivos. Ela seria como um reflexo colocando em foco os aspectos mais gritantes daquela cidade; Tormenta é o caos entre os planos espirituais. Além de chuva, trovões e turbilhões, nós podemos ver coisas como cacos de vidro, sangue, ferrugem, vermes e toda a sorte de coisas apavorantes. Ela é um pesadelo psicótico. E os mares da Tormenta, podem ser não só água e sangue, mas o rosto de pessoas que sofreram o azar de cair ali. Existem alguns seres que podem passar pelas Tormentas, que são chamados de barqueiros (nomes inspirados nas lendas de morte) neutros e que orientam as almas perdidas; Stygia, uma cidade de aço em meio ao caos da Tormenta. A Tormenta era
relativamente calma, até que uma alma teria encontrado com um ser misterioso chamada Dama do Destino. Ela lhe disse que a alma teria um grande destino, sendo chamado de Caronte. Ao redor de onde ficava a alma Caronte, estava caiam coisas em desuso do mundo mortal. Isso criou um mundo melhor, para onde as almas iriam - pois assim como a Golconda dos vampiros - obteriam a Transcendência. Mas algumas criaturas poderosas, os Senhores da Morte, começaram a corromper essa intenção e tentam somar mais almas, impedindo a elas transcender;  o Labirinto é o começo do esquecimento, dos limites espirituais do Esquecimento, para ser mais precisos. Ele é formado de horrores ou memórias de que nenhum ser vivo se lembra mais (até que um ser morto não se lembra mais). Ele, parece um grande descampado, mas está bem longe disso, pois as leis do mundo vivo e do morto não se aplicam ali. Paredes invisíveis, gritos do nada, gravidade invertida, entre outras coisas são comuns por lá. Algumas das criaturas mais temíveis do mundo das trevas sobrevivem ali; O Esquecimento, o Abismo, o fim de tudo, o ômega de onde nada voltará ou voltou. É o principio básico da entropia, onde não vai existir mais nada. Pois ele é mais uma ideia que absorve tudo. Um verdadeiro "buraco negro espiritual".
Para lidar com tudo isso, as aparições tem poderes chamados arcanoi (arcanos em singular). Possuir pessoas, controlar objetos, entrar em sonhos e por ai vai, mas lógico que como Vampiro  Máscara, existem coisas mais pesadas... Como fazer sangrar no mundo real e roubar a essência de seres nas Terras Sombrias. 
Não existem clãs, tribos ou quaisquer divisões grupais. Contudo, quando ele morre será marcado com a causa de sua morte. Grupos desses, que não são "unidos" como dos outros seres sobrenaturais, são chamados de legiões. Mas os Senhores da Morte e os espectros não são os seres mais terríveis desse mundo, mas são os Malfeans. Pois os Malfeans controlam todos os Espectros, que podem mexer nas sombras de qualquer Aparição! Notem quando poder. Elas são mais antigas que a própria cidade de Stygia e são comparadas as entidades de H.P. Lovecraft. Suas atitudes, ou as ações de mortais de modo pesado (como as bombas de Hiroshima e Nagasaki ou o Holocausto) fazem que Malfeans criem turbilhões que podem destruir partes de Stygia.

"Todas as vezes que uma criança diz 'não acredito em fadas', uma pequena fada cai morta em algum lugar."
-James Matthew Barrie
Changelling: O Sonhar: Apesar de terem coisas bem inovadoras como os jogos de cartas, os Cantrip Cards que eram bem confusas, foi em 1997 que surgiu o livro com o sistema estruturado ao World of Darkness.
Changelling The Dreaming fez mais sucesso que seu antecessor, Wraith. Talvez por ser mais leve? Quem sabe. Mas notamos que seu terror é sobre se manter em uma corda bamba: OU sendo um ser banal, vivendo em um mundo punk gótico OU se entregar a esse mundo mágico que pode lhe levar a loucura e ao sonho.
No jogo, são interpretados criaturas um tanto sombrias vindas dos contos de fadas, fantasias, lendas, entre outros. Seria como se os seres dos sonhos meio que vazassem para a realidade. Eles se mesclaram, como se o imaginário viesse para a realidade. A realidade e o sonho se mesclam na visão de um changelling. Um mundo mais mágico e louco.
As fadas tinham controle sobre um mundo mágico, tratado como o Sonhar. As fadas teriam existido desde o primeiro sonhador. Que essas criaturas devem existir desde a pré-história por exemplo. Criaturas místicas que normalmente estariam ligadas aos elementos naturais, chamadas de Primeiras Fadas (True Fae), seres folclóricos de lendas e entidades bem antigas. E notem que nesse período, os seres místicos coexistiam com a humanidade, devido a energia em abundância. O Glamour no caso. Esse Glamour se derivava de Arcadia, e ele pode ser retirado também de sonhos, inspirações, arte e desejos como se fosse uma "fonte". Por muito tempo as Primeiras Fadas estavam bem, com Arcadia conquistando poderes devido a humanidade evoluindo.
Mas como tudo em Mundo das Trevas, algo tinha que dar absurdamente errado. As Primeiras Fadas eram adoradas pelos mortais (as Primeiras Fadas nem ligavam para isso, mas permitiam) como deuses pagãos, forças da natureza e demônios da floresta... Já viu onde quero chegar, não é? E algumas dessas criaturas começaram a ser abusivas com seus poderes, no que é chamada de Era Mítica. Esse período seria do primórdio dos primeiros sonhadores até, aproximadamente o ano 1000 a.C. quando a humanidade estava se tornando a se organizar como sociedade.
Os seres humanos poderiam agora, com o avanço da tecnologia e das comunidades antes retrogradas, não aceitar os mandos e desmandos das Primeiras Fadas. A ciência pode ter começado a quebrar com o poder das fadas. E que mexer com os metais (na Idade dos Metais) fez com que o homo sapiens pudesse compreender que eles poderiam ferir aqueles "seres divinos" e poderosos, que antes se diziam deuses.
A Era da Separação dura entre o ano 1000 a.C. até algo entre 1200 à 1400 d.C. (o que vai ser chamado de a Idade das Trevas). Alguns ainda os veneravam, já outros as caçavam como monstros inescrupulosos. Mas o termo Separação se deve ao fato de que Arcadia se separou mesmo da Realidade. Mas ainda iria piorar... Ainda assim, como em Mago e Lobisomem, Arcadia era acessível até então.
Isso causou em Arcadia uma divisão entre os seres mágicos em cortes e grupos de plebeus. Como na sociedade humana. Aqueles que antes suportavam os mortais, agora os copiavam. Ainda assim, o medo da fé cristã, por os considerarem pecaminosos, começou a destruir os seres restantes.
Em torno de 1400 e 1600, ocorria o Despedaçar. Os portões de Arcadia estavam fechando, então as fadas estavam desesperadas. Pois a Banalidade estaria pesada no changellings restantes. Até mesmo as Fadas Verdadeiras, estariam sem poderes em mundo que morria lentamente. Não era um bom tempo para as fadas... Então os portais para a Arcadia se fecharam, impedindo os changellings e criaturas como quimeras e outros seres mais poderoso do Sonhar.
Foi então que os changelling fizeram o caminho das fadas (changellings way), e começaram a misturar suas essências místicas com os de bebês recém-nascidos. Essa é a origem dos changellings na idade contemporânea. E com isso não tinha muito essa ideia de fada nobre ou fada plebeu. Era um "pega pra capar". Mas nem todos seguiram essa linha.
Não eram mais fadas e sim changellings mesmo.
Houve o Interregnum, período de adaptação dos changellings depois do Renascimento, onde eles conseguiriam lidar com esse mundo. E sobreviveram até surgir um brilho de esperança. Em 1969, o homem pisou na Lua pela primeira vez! E pouco depois, nos anos 70, surgiu a cultura hippie, drogas, sons alternativos, disseminação de culturas diversas e todo espetáculo que foi o festival de Woodstock. Com isso, Arcadia deu sinais de vida e portais se abriram! Essa fantasia dos anos 70 não chegava ao misticismo das primeiras eras, mas foi uma esperança aos mais aflitos de magia.
O Ressurgimento, como ficou conhecido esse período, se tonou algo bom! Mas depois virou um problema! Alguns nobres vieram ao mundo real que fugiram muito tempo atrás. Eles queriam tomar o lugar das cortes changellings dos plebeus (agora, muitas vezes tratados como nobres e reis de regiões desses mundo real), pois originalmente, esse "fujões de Arcadia" eram realmente os líderes dali. Por questão de sangue. Mas se fosse com você. permitiria isso? Ocorreu conflito entre os nobres da terra e Arcadia, o que derramou sangue de fadas e changelling. O que fez os portais de Arcadia se fecharem, pois quando morre um ser faérico, menos Glamour existe no mundo. Talvez tenham sido trancados para sempre.
E dentro desses changellings existem grupos (que normalmente variam de cultura para cultura) que são os kiths. Assim como os clãs, um kith vai ditar os poderes, papel e a identidade dele dentro das cortes e do mundo de Changelling. Podendo descobrir essa ligação com o imaginário desde criança ou só quando chegar a vida adulta.
Na verdade, toda a fada sobrevive do Glamour, a energia absorvida por elas. Diferente dos vampiros, eles não precisam matar alguém... A não ser que queira fazer mal para obter mais glamour! Na verdade, se a pessoa fica muito próxima da realidade ele ganha muita Banalidade, o qual comum, ordinário, aquele changelling está. E então, isso pode ser algo muito perigoso se não tiver controle. Diferente da Besta de Vampiro A Máscara, o changelling pode lidar com essa "fome", mas muitas vezes ele tem que lidar com viver o seu dia-a-dia normal e usar magia, controlando poderes mágicos (muitas vezes a sociedade o verá como um louco).
Isso sem contar que mesmo sendo poderosas, essas criaturas podem ser afetadas pelo "ferro frio", uma das poucas coisas que conseguem REALMENTE ferir o lado mágico dos changellings. Espadas e martelos podem ser extremamente perigosos, trazendo um ar de aventura mais sombria.
A visão sobre Changelling é muitas vezes comparada a algo fofo e meigo. E está BEM longe disso. Nós estamos falando de criaturas feitas dos sonhos no Mundo das Trevas, de seus habitantes, ou seja, imagens oníricas trágicas.
O nome do livro, é focado na história dos changellings, criaturas folclóricas que trocariam os bebês na Idade Média. Pegariam as crianças e colocavam os seus filhos entre os mortais. A criança é uma versão mágica daquela que foi levada pelos seres arcanos. O que acontece no livro, praticamente, ou seja, por isso a tradução não ficou como Fada: O Sonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário