terça-feira, 5 de maio de 2020

Inspirações das mídias (Obras clássicas)

Muitas obras atuais são inspiradas por obras clássicas e mitologias. Falar do Thor é chover no molhado. Ele é uma divindade inspirada no filho da divindade Odin, de origem germânica. Possuindo como inimigos Loki, Surtur, gigantes e criaturas de mundos nórdicos, cultuados pelos vikings, por exemplo. Só que ele, assim como muitos outros dessa lista foram alterados pela mídias como HQs, mangás, filmes, seriados e tantas outras. Podemos fazer uma lista sobre isso.
Mas não só ligados a mitologia, mas a textos clássicos. Vejamos parte da literatura italiana e inglesa (essa vinda do teatro) em:
"Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança"
Frase escrita na porta do Inferno, em A Divina Comédia
Devil May Cry e Dantes Inferno X A Divina Comédia: O jogo que se derivou de Resident Evil 4. Mas na verdade, pouquíssimas pessoas sabem de onde se originam muitas das coisas do jogo.
Na trama, nós temos um filho do demônio Sparda, que cria uma agência de detetives (que está mais para caçador de recompensas sobrenatural que isso) para destruir e evitar as invasões de demônios dos mais diversos tipos.
A série ganhou 5 jogos, alguns mangás e participações especiais em outros games da empresa criadora, Capcom.
Contudo, o que poucos sabem, é a origem dos nomes de alguns personagens. Talvez por conta dos demônios não estarem tão ligados diretamente a mitologia cristã e nem ao livro que farei referência aqui. Se trata de A Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri. Ele é conduzido por uma figura conhecida como Vírgilio (em inglês,Vergil) um poeta para tentar encontrar sua amada. Outras figuras que aparecem na obra são Lucia (Devil May Cry 2) e Nero (Devil May Cry 4 e 5). Mas quase sempre sendo citados no livro que fala do Inferno.
Na verdade, muitos de nós tem a ideia de Inferno por conta desse livro. E a maneira de descrever dele nos dá uma ideia de como seria esse pós-vida maligno.
Já Dantes Inferno é uma versão God of War do clássico de Dante. Nele, ao invés de ser um escritor e poeta, Dante seria um cavaleiro na época das cruzadas. Ao voltar para sua terra natal, ao quase encontrar sua amada noiva, esta é tragada para o Inferno. Pelo próprio Satã.
Tudo isso pelos pecados cometidos por Dante, durante a guerra. Para ser correto, Dante teria cometido todos os pecados possíveis. E a alma da moça estaria atrelada a uma promessa que fez, com a finalidade que seu amado voltasse vivo. Assim, o cavaleiro irá descer pelos nove círculos do Inferno, usando a arma da morte que obteve em combate... Ou será que não?
É uma visão mais PESADA da história de Dante Alighieri, colocando o protagonista em combates com figuras tratadas como pecadores por ele. 
Era cogitado um novo jogo, contudo, isso nunca ocorreu. E apesar de ser comparado a God of War é um jogo muito bom. Ao ponto de ter saído DLCs como Trial of St. Lucia, a santa citada na Divina Comédia pelo próprio Dante.

"Nós somos feitos da matéria que são feitos os sonhos."
-Próspero, na peça A Tempestade
Zetsuen no Tempest e Sandman X William Shakespeare: William Shakespeare é talvez, o maior dramaturgo já conhecido até os dias de hoje. Sua escrita vai da comédia ao drama, passando pelas críticas sociais e políticas de uma forma mágica (muitas vezes, isso é literal como em Sonhos de Uma Noite de Verão ou A Tempestade). Escolher UMA obra dele como a melhor é uma imensa heresia. Talvez por isso autores de histórias em quadrinhos e mangás tenham pegado múltiplas referências em suas obras.
Em Zetsuen no Tempest, Mahiro um jovem quer vingança pela morte de sua meio-irmã Aika. Para isso ele faz um acordo com uma jovem que está distante... Mas é distante MESMO! Ela está presa em uma ilha. Ela se chama Hakaze e é uma bruxa poderosíssima, mas esta está em um lugar onde não pode exercer seus poderes.
Mahiro encontrou um boneco de madeira, que lhe faz comunicar com essa bruxa. E ela lhe diz que lhe concederá qualquer desejo. O desejo de Mahiro é encontrar o assassino de sua irmã.
Para isso ele irá contar com Yoshino, um amigo que confia muito, mas não sabe ser o namorado secreto de Aika enquanto ela estava viva. Para piorar, Mahiro TAMBÉM nutria amor pela garota. Além disso, existem artefatos com poderes, deixados por Hakaze.
Há várias referências a Shakespeare aqui. Em especial a Hamlet e A Tempestade.
Mas quer falar de referências a Shakespeare? Vamos falar de Morfeus, o Sonho. A obra, quando escrita por Neil Gaiman, nós mostra esse Perpétuo encontrando o jovem William Shakespeare.
Um rapaz sem habilidades NENHUMAS para escrever bem. Até que Devaneio faz um acordo com ele: ele lhe escreveria duas obras.
Uma ele faz a primeira peça que seria feita diante de uma platéia, um tanto diferente, que eram os personagens dela, só que reais. Ele faria a peça Sonhos de Uma Noite de Verão, diante dos personagens mágicos de Sonhos de Uma Noite de Verão. Metalinguagem? Imagina...
É bacana também notar como Hamnet, filho de Shakespeare, fala que seu pai não liga para ele. Só para criar histórias. Ao ponto que se, ele Hamnet, morresse, ele escreveria uma peça sobre isso. Mostrando que os sonhos podem durar muito mais que a realidade. Contudo, a busca deles nos fazem esquecer as pessoas ao nosso redor que ignoramos, perdemos e fazem parte de nossa vida. Shakespeare fez uma barganha com o Sonho, ao qual o preço era obter aquilo que tanto almejava e queria. Sem notar as consequências disso para si. Por isso William sempre lamentava esse fato, mostrando isso em peças como Hamlet.
Ainda existia uma segunda peça que seria mostrada por Shakespeare... Mas isso é parte de um sonho distante, ao qual não podemos tratar aqui. Pois seria adentrar demais na área dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário