sexta-feira, 29 de maio de 2020

Starman: O poder do bastão cósmico (Parte 1)

Talvez seja um personagem até desconhecido, mas ele é um dos fundadores da equipe conhecida como a Sociedade da Justiça. O que daria origem a Liga da Justiça como a conhecemos. Conheçam os starmans, nesse caso, os da família Knight.

Starman I: Ted Knight - o cientista
Super-herói dos anos 40, que teve certa popularidade durante a Era de Ouro. Starman apareceu pela primeira vez na revista Adventure Comics #61 (com data de abril  de 1941). Na trama, o astrônomo playboy Ted Knight descobriu uma maneira de canalizar a energia das estrelas para si. Assumindo o nome de Starman, iniciou uma cruzada contra o crime, valendo-se de seus incríveis poderes (como voar, disparar raios, levitar objetos).
A editora DC apostava que Starman seria seu novo “Superman”. Contratou até um desenhista, Jack Burnley, vindo do famoso King Features (onde fazia cartuns esportivos). Mas, apesar das espectativas, o novo personagem não se tornou popular como os pesos-pesados “Superman” e “Batman” e, após um ano, Starman foi rebaixado para as HQs complementares de “Adventure”. Isso é fácil de entender. Starman, apesar de bem desenhado, era uma repetição dos famosos Homem de Aço e o Cruzado de Capa. Inclusive, na primeira história, Ted Knight era um playboy que vivia em Gotham City e atendia o chamado de um policial local que lembrava o Comissário Gordon (só a partir de 1994, ficou estabelecido oficialmente que Starman é da fictícia Opal City). E, mesmo não usando máscara, ninguém notava que Knight e Starman eram a mesmíssima pessoa, nem sua namorada.
Embora tenha aparecido pela primeira vez no início de 1941, a origem de Starman só foi revelada aos leitores mais tarde. Ele foi convencido por sua prima, Sandra Knight, a primeira Lady Fantasma, a usar sua invenção para combater o crime na cidade. Juntou-se, por fim, à Sociedade da Justiça da América, onde teve um breve relacionamento romântico com Dinah Drake, a primeira Canário Negro, e ficou muito amigo de Charles McNider, o primeiro Dr. Meia-Noite. Após o fim da Segunda Guerra, ele teve um colapso nervoso quando sua namorada, Dóris Lee, foi assassinada e sua invenção usada como base para a criação da Bomba Atômica. Foi então internado no hospício. Nesse período, McNider assumiu brevemente a identidade do Starman.
Knight acabou se recuperando e foi um dos mentores da Liga da Justiça da América. Ele também se casou com uma mulher chamada Adele Drew e teve dois filhos, Jack e David. Porém, durante a série “Zero Hora”, um supervilão chamado Extemporâneo retirou do corpo de Knight a energia sombria que havia sido absorvida por ele durante um confronto com outro inimigo, Ian Karkull, e, como resultado, Starman envelheceu muitos anos em poucos segundos.
Incapaz de continuar agindo como um super-herói, Knight voltou-se para o estudo do bastão estelar e permitiu que David assumisse a identidade de Starman. Porém, o rapaz foi morto em sua primeira missão pelo supervilão Névoa e Jack veio a tornar-se o novo Starman, salvando seu pai do velhaco. Nesse perído, os dois, que nunca se deram muito bem, ficaram mais próximos.
Knight foi finalmente atacado por um de seus antigos inimigos, o Dr. Fósforo, cuja radiação levou Knight a contrair um câncer que rapidamente atingiu estado terminal. Sabendo que ele logo iria morrer, Knight se sacrificou para impedir que uma bomba criada pelo Névoa original destruísse Opal, transportando-a para a estratosfera, onde ela explodiu, matando tanto ele quanto seu inimigo.
Ele apareceu uma última vez como um fantasma, dando a Jack sua bênção para que ele abandonasse a identidade de Starman e fosse viver uma vida comum ao lado da namorada, Sadie, em São Francisco. 
Temos que nos lembrar que ele foi um dos fundadores da Sociedade da Justiça, junto as primeiras versões de heróis clássicos, como a já citada Canário Negro e o Sandman. Sempre foi um homem cético, mesmo possuindo como companheiro o Doutor Destino e inimigos arcanos.

Starman V: David Knight - O assassinato
Logo após a SJA ter saído do Limbo, ocorreu o evento conhecido como Zero Hora, onde a equipe enfrentou o Extemporâneo no Ponto de Fuga. Na batalha, o vilão matou o Homem-Hora, Dr Meia Noite, Sr Destino, Átomo e ainda envelheceu o resto da equipe, incluindo Ted. Os heróis envelhecidos foram levados a um hospital, onde Ted recebeu a visita de seus filhos. Nessa visita, o antigo Starman decidiu repassar seu manto pra um dos filhos, como Jack recusou, David foi o escolhido. David teve uma curtíssima carreira como Starman, já que em uma de suas primeiras aventuras foi assassinado pelo filho do arquivilão de sue pai, o Névoa. (Porém, ele continuou aparecendo como um fantasma para seu irmão Jack, que havia se tornado o sétimo Starman.) Durante a Noite Mais Densa voltou como um Lanterna Negro, porém ao fim do evento voltou a ser apenas um morto.

Starman VI: jack Knight - O colecionador
Jack Knight pouco se importava com a carreira do pai como Starman. Certamente, não pretendia assumir para si o manto do Starman. Sendo um negociante de antiguidades, vivia a vida como queria. Então o Névoa começou uma onda de crimes. O irmão de Jack foi morto, tentaram destruir a ala do Museu de Opal City dedicada à sua mãe e seu pai hospitalizado depois de um atentado. Ele foi então forçado a se tornar Starman, por dever de família e o desejo Opal City segura. Derrotando Kyle (o filho do arqui-inimigo do seu pai, o Névoa.
Embora continue a negociar antiguidades, quando há necessidade do Starman, Jack imediatamente atende ao chamado. Mas diferentemente de seu pai e de seu irmão, ele não sai patrulhando as ruas de Opal City. Isto ele deixa para a polícia, só intervindo em ameaças que nem mesmo ela pode deter. Isto já foi notado pela polícia de Opal City, fazendo Jack ter um grande respeito entre eles. Jack descobriu que quanto mais tempo ele agia como super-herói, mais aprendia sobre como aproveitar o legado cósmico de seu pai, e mais gostava de ser o Starman (que o surpreendeu e o assustou um pouco também). Jack concordou em continuar agindo como o Starman se, em retribuição, seu pai usasse seus conhecimentos para ajudar as pessoas e recebeu dele uma versão modificada do bastão estelar. Como Starman, Jack resgatou o terceiro Starman, Mikaal Tomas; Acolheu uma reencarnação inocente de Solomon Grundy; Provou a inocência do primeiro Homem-Bala, que foi acusado de ser um espião Nazista durante a Segunda Guerra Mundial; juntou-se à sociedade da Justiça da América e teve um filho chamado Kyle com a terceira Névoa, irmã do segundo e filha do primeiro, que o havia drogado e se tornou sua arqui-inimiga.
Após muitas aventuras, Jack conheceu e se apaixonou por Sadie Payton, irmã de Will Payton, o quinto Starman, que o pediu para descobrir o que aconteceu com seu irmão. Com a ajuda de Mikaal Tomas e da consciência de seu pai, contida em uma Caixa Materna dada a ele pelo Sr. Milagre, Jack descobriu que o corpo de Payton era habitado pela consciência do Príncipe Gavyn, o quarto Starman, e juntos, todos eles salvaram o Mundo-Trono de uma invasão alienígena. Após ficar um período perdido no tempo, onde ajudou Adam Strange a repelir uma invasão alienígena ao planeta Rann; aconselhou Jor-El, o pai do Superman; conheceu a Legião dos Super-Heróis e motivou seu próprio pai a deixar o hospício em que foi internado durante os anos 50; Jack voltou ao seu próprio tempo e espaço, onde, após uma última aventura ao lado de seu pai contra o Névoa, no qual este morreu, Jack casou-se com Sadie e mudou-se para São Francisco para criar seu filho com a Névoa. Apesar de achar que fosse seu dever honrar a tradição de seu pai que era membro da SJA origina, Jack precisa cuidar de seus assuntos em Opal City e indica Sideral como sendo a representante do legado da família Starman.
Quando não está lutando contra o crime, Jack passa seu tempo comprando antiguidades para sua nova loja, a Knight’s Past ,já que a velha foi destruída pelo Névoa. Ele também passa bastante tempo com sua namorada Sadie, debatendo sobre os filmes de Sam Fuller, e tentando decidir qual será sua próxima tatuagem.
Seu bastão cósmico alimentado pelas estrelas permite a Jack voar, disparar raios de energia, levitar objetos, criar campos de força, e iluminar locais escuros.
Jack aprendeu jujitsu na sua adolescência, o que lhe dá um pequeno porém efetivo estilo de luta.

Há um homem nas estrelas, esperando no céu
Ele gostaria de vir e nos encontrar

Mas ele pensa que poderá explodir nossas mentes
-Starman- David Bowie


Nenhum comentário:

Postar um comentário