quinta-feira, 23 de abril de 2020

Entidades cósmicas da DC

Dentro do universo das HQs existem seres muito poderosos. Desde divindades mesmo, até seres que jamais imaginou que poderiam existir. Literalmente, seres que moldam o mundo. Hoje tratarei de algumas para o universo DC.
Confira:

Que poder o Inferno teria se aqueles aqui confinados não sonhassem com o Paraíso?
-Sonho
Presença pode ser tratada como a divindade suprema da DC. Pode ser associado ao Deus cristão, mas vai muito mais além. Mesmo existindo divindades como as dos cleros cristãos e gregos (como Lúcifer Estrela-da-Manhã e Ares), nenhuma delas se compara ao seu poder em todos os sentidos. Presença apareceu pela primeira vez em 1940, e como ser onipotente, onipresente e onisciente já assumiu diversas formas em diversos acontecimentos. Já foi uma voz, uma mão gigante que estaria no começo de tudo da DC, um senhor de cartola que criou tudo ao redor da humanidade, entre outras tantas formas que essa força do universo desejar ser.
Ainda que sejam tratados com desdém, talvez por serem infantis e frívolos, outras vezes por serem versões "mirins" de heróis, os seres da Quinta Dimensão são algo próximo de: duendes que alteram a realidade a seu bel prazer com a "toon force", o poder que os desenhos animados tem sair ilesos de qualquer ação no universo. É até difícil explicar os tons deles.
Enquanto temos a Presença que é a entidade mais poderosa do universo, temos quase que ramificações desses poderes. Temos também as entidades cósmicas conhecidas como Espectro Emocionais. Essas forças dão poder as baterias de Lanternas (não só ao verde, como se achava no começo). Cada entidade rege um sentimento e é acompanhado de uma cor do aspecto emocional dos espectros. Por exemplo, o verde, a vontade. Entre elas Eón (verde = vontade) e Parallax (amarelo = medo). O Nekron, que rege os anéis negros é um ser cósmico e não uma entidade. Ele na verdade é um ser cósmico, algo ou alguém que foi atribuido o poder cósmico. Tanto que controla a alma dos mortos, não a morte.
A Morte sim controla a... Morte. Ela faz parte de um grupo de entidades. Sete para ser exato. Morte (Death), Sonho (Dream), Desespero, Desejo, Destruição, Delírio e Destino. Cada um deles rege as forças necessárias para vida. Eles normalmente são personagens recorrentes nas HQs de Sandman, escritas por Neil Gaiman que revitalizou o personagem (antes um herói, agora era uma poderosa entidade). Quase sempre se envolvendo com deuses e mortais. Literalmente.
Kismet é a representação "física" (se podemos falar isso) da realidade. Pouco se sabe sobre ela, pois muito pouca foi explorada nos quadrinhos. Ela é onipotente, controla o tempo, o espaço e a realidade em si! Seu equivalente na Marvel seria a Eternidade. Tanto que no crossover Liga da Justiça e Vingadores, as duas entidades se encontraram e se apaixonaram. Ah... Tá né...
Conhecido como o Devorador de Galáxias (Huuuum... Isso me lembra certo devorador de planetas), Imperiex Prime simboliza a própria entropía. Desde o começo dos tempos ele destrói mundos, para depois criar novos mundos. Depois de notar imperfeições no tecido do universo DC ele tentou o destruir. Foi necessário uma união entre os heróis da terra com os seres de Apokolips. Ele á união de uma força destrutiva única, dentro de uma armadura. 
Dois dos representantes mais conhecidos dessa Quinta Dimensão são o Bat-Mirim e Mxyplitsky (eu sei que escrevi essa coisa errado, está bem!). E notamos o quão perigosos eles podem ser quando o Coringa obteve o poder de um deles para si. Praticamente, nós entendemos que se eles QUISESSEM poderiam destruir todo o espaço e tempo. Muitas vezes, só se concentrando em admiração ou raiva frívola com algum herói da DC (ou vilão em casos raros), como o Batman ou o Superman.
Recentemente, nas HQs da DC, uma nova vilã se tornou uma das mais perigosas entidades. Ela ja existia no universo, mas só foi criada mesmo nos últimos ano. Ela seria a mãe do Monitor, do Anti-Monitor e do Forjador de Mundos... Tá bem né... Nem um pouco apelona...
Em relação a poder, ela perderia só para a Origem, que não e bem um ser. Seria a parede do multiverso. O que demonstra quão perigosas estão as aventuras atuais da Liga da Justiça. Ela pode criar multiversos e fusiona raças diversas. Pois ela queria ter o poder da Origem para si. Essa entidade, junto aos filhos de Perpétua, a deteram antes que algo pior acontecesse. Mas isso faz muito tempo...
Um personagem poderoso dentro das HQs com heróis da DC é o Espectro. Vários já tiveram o manto desse personagem. Mas poucos sabem disso. Em Livros da Magia, quando Tim Hunter e o Vingador Fantasma veem o passado - em especial a criação do multiverso - surgem alguns seres com capas diferentes e gigantesco. O Vingador diz que eles são o equivalente de anjos. Quando Tim vai a Nova Iorque com John Constantine, ele conhece o Espectro, que nota ser muito parecido com aqueles anjos...
Ao que sabe é um espirito que habita um hospedeiro humano. Representa a vingança divina na terra. Sempre em um corpo de alguém falecido. Por isso o nome Espectro. Ele talvez seja tão antigo quanto a Presença, além de sempre buscar a justiça, muitas vezes de uma forma bruta. Além de seus poderes imensos, ele pode se tornar maior que um planeta. Fica invisível, viaja por dimensões, conhece todas as magias dos homens e não pode ser morto, já que é um espirito.
Entre os hospedeiros do Espectro temos Jim Corrigan e Hal Jordan. E pune almas corrompidas e atos desprezíveis.
O Vingador Fantasma é um dos mais misteriosos personagens dentro da DC. É um entidade com forma humana, com poderes e origem desconhecida. Raramente usa esses dons. Ele funciona muito mais como um espectador, pois teme que seus poderes interfiram no fluxo das coisas no mundo mortal.
Serve mais como um guia, dando dicas e pistas aos magos e heróis da Terra. Prefere ajudar de longe, por assim dizer. Tem teletransporte espacial, temporal, dimensional, magias de ilusão e magia quase divina, quase sendo onisciente.
Muito se teoriza de quem ele seja. Alguns dizem que ele seja um filho do Superman com a Mulher-Maravilha de outro universo, uma entidade mais antiga que a própria realidade, um anjo caído ou até mesmo Judas Iscariotes. Essa última ficou mais aceita, pois quando surgiram os Novos 52, ele usaria um colar com 30 moedas de prata, por ter traído alguém. E assim, forçado por um ser superior a vagar pelo universo.
Se falamos de anjos, já vamos falar de uma vez sobre o Lúcifer Estrela-da-Manhã. Suas primeiras aparições mais claras nas HQs são em Sandman, depois em publicações próprias do personagem. Ele é tão poderoso e perigoso quanto o Espectro (bem mais na verdade). Pois teria sido o primeiro ser a ser criado no universo. Isso sem contar as chamas que pode conjurar, assim como as magias antigas.
Lúcifer é manipulativo e extremamente cauteloso. Não chega a ser maligno, mas pensa em si. No máximo poderíamos trata-lo como alguém egoísta. Muitas vezes usando as pessoas, mas nada que seja longe do que elas realmente queriam (parecido com o que um mentalista faria)! Ele pode manipular a realidade, mas dificilmente usa seus poderes.
Ele é chamado por alguns poucos como Samael, o que faz mais sentido, biblicamente falando. Teria se rebelado com Deus por ser contra o livre-arbítrio. Se tornando o primeiro dos caídos, indo parar no Inferno. Quando Miguel criou o todo, Lúcifer criou a vida. Ele não pode criar as coisas do nada, mas precisa de Miguel Demiurgos.
Depois de certo tempo no Inferno, especialmente depois da visita de Sonho (Sandman) ao Inferno em busca de seu elmo, ele deixa esse plano e vai para a Terra. Ele faz um bar chamado Lux.
Um "irmão" de Lúcifer é Miguel Demiurgos. Também chamado de Michael ou Mikael. Ele poderia criar qualquer coisa que quisesse. Tem poderes extremos que poucos competem (talvez Lúcifer antes de revolta contra Deus). Com o poder sobre a realidade, do espaço e do tempo. Pode manipular a mente, a alma e a matéria. Muitos o consideram a segunda entidade mais poderosa da DC até hoje, perdendo APENAS para seu criador, a Presença.
Mas já que falamos em seres considerados em malignos, vamos falar de um ser maligno MESMO. A Grande Besta do Mal, é a representação do mal supremo da DC Comics. Seu poder inimaginável e jamais foi realmente vista sua extensão. Quando Deus diz, que haja luz, as trevas se tornaram a união de todo esse mal. Talvez seja o único que rivaliza com a Presença. Ao menos, pelo que se sabe, pois não foi sua criação. E uma pequena parte desse poder cósmico se tornou o Descriador, citado mais a frente.
Antes do Espectro ser a representação divina da vingança, tínhamos Eclypso. Ele seria a representação da ira divina na terra. Ele é mais poderoso que o próprio Espectro. Tem até muitos fatos bíblicos atribuídos a ele. Quando surgiu o Novo Testamento, um Deus mais justo e ponderado, ele preferiu trocar o espírito da Ira pelo espírito da Vingança. Já imagina que boa coisa não ocorreu, não é? Trocar 12 por meia dúzia praticamente...

Quando Cristo foi crucificado e morto, a Ira Divina. Assim surgindo o primeiro Espectro, Karaka. Com o tempo, a alma de Karaka se fundiu com o demônio Senkuba, os tornando Azmodus. Assim como o Espectro ele também incorpora em um humano com força equivalente ao Espectro. Tanto que
Azmodus e o Espectro não podem existir no mesmo universo.
O espírito americano é uma entidade no universo da DC, por mais incrível que isso pareça! Tio Sam é uma entidade que surge dos soldados patriotas que morreram na Guerra da Independência dos Estados Unidos. Que sempre aparece quando o seu país precisa dele. Faz parte de um universo onde a Segunda Guerra Mundial se estendeu até os anos 70. Com a Crise nas Infinitas Terras, sua origem foi alterada. Teria sido uma entidade invocada pelos fundadores da república dos EUA. Tem vários poderes como super força, invulnerabilidade e alterar seu tamanho. Mas a extensão dos seus poderes é igual a crença das pessoas nos valore norte-americanos.
Os lordes da ordem e do caos são grupos diferentes de entidades. Entre os da ordem, um que existe no mundo normal, através de um elmo é Nabu (por isso Elmo de Nabu). Por conta disso, temos o herói Senhor Destino. Ele já foi um herói, membro da Sociedade da
Justiça. Várias pessoas já usaram o elmo. Quando se veste o elmo, essa pessoa tem a alma de Nabu incorporada em seu hospedeiro. Concedendo a eles poderes místicos, invocando quaisquer feitiços imagináveis e controlar elementos. Pode disparar rajadas cósmicas. Muitos falam que o Senhor Destino é o equivalente ao Doutor Estranho, mas não se engane: O DE é um mago, já o SD é a própria entidade.
Então, Deus aprisionou o ser em um diamante negro chamado Coração das Trevas (quem assistiu a animação da Liga da Justiça já se lembrou desse item). Quando o diamante se partiu, a entidade incorporou no doutor Bruce Gordon. 
Ser criado por Grant Morrison, nas páginas de Patrulha do Destino, ele é o ser mais bizarro nessa lista. Ao menos, eu acho. Falo do Descriador. Ele seria o equivalente a um Anti-Deus. Uma sombra de Deus ou aquilo que tudo desfaz. Ele desfaria tudo criado pela Presença. Praticamente. Ele é adorado pelo Culto do Livro Não Escrito (nome bizarro mas bacana).
Ele é tão poderoso que ele não foi derrotado em diversas mídias que apareceu. Ele foi adiado ou detido, mas jamais derrotado. Para então destruir tudo.
Neh-Buh-Loh é a incorporação de um universo que tem a missão de destruir nosso mundo. É o responsável pelo desaparecimento dos Sete Soldados da Vitória. Já foi derrotado como Nebula Man, mas como energia não pode ser destruída e sim convertida, ele jamais será inteiramente vencido.
Ele incorporou no personagem Wing como um grande câncer. Mas foi derrotado novamente.
Seu poder cósmico é o equivalente a 20 bombas atômicas!
Darkseid, o ser obcecado pela Equação Anti-Vida. Que tiraria o livre arbítrio de toda a forma de vida. Líder de Apokolips, um dos Novos Deuses. Ele é um dos maiores vilões da DC (um equivalente a Thanos na Marvel). Seu maior poder, faz oposição direta a Nova Gênese, que é a Força Omega. Ela pode ser disparada pelos seus olhos como um raio que "faz curvas". E quando toca um ser vivo ele o desintegra. Ele ainda tem super-força, telecinesia, teletransporte, super resistência, imortal... Não é a toa que um dos pouco que consegui ferir (note FERIR, algo pequeno, não machucar) é o Superman. O Azulão se esforça para machucar o ser cruel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário