segunda-feira, 27 de abril de 2020

Jurassic Park: Vamos falar de dinossauros... E não, o homem das cavernas não tinha dinossauros!

A vida encontra um meio
-Ian Malcom
Bem, algo que a mídia sempre mostrou através de seu entretenimento foi uma série de erros históricos sobre os dinossauros. Talvez por obras audio-visuais como Flinstones fazerem brincadeiras sobre isso, as pessoas acreditam que os homens das cavernas viveriam junto desses dinossauros. Isso jamais aconteceu.
Isso é uma das primeiras coisas que eu, como professor de história falo, não existia esse tipo de vida animal naquele período.
Contudo, Steven Spielberg, como uma criança que se sente fascinado com uma certa história, começou um dos maiores sucessos do mundo até hoje. Pode ter perdido o impacto de sua origem. Mas ainda assim fascina o pessoal com histórias de seres muito antigos e reais.

"Jurassic Park mudou a história dos efeitos especiais para sempre. Foi o início da Era Digital no cinema"
-Steven Spielberg
O filme foi inspirado em um livro de mesmo nome, de 1990, escrito por Michael Crichton. Mas a pré-produção do filme foi feita em 1989, antes do livro ser lançado! Tanto que Michael mandou vários manuscritos a produção de Jurassic Park. Com certeza com cenas do filme que não existiriam no livro.
Em 89, Michael e Steven, estavam trabalhando no que ficou conhecido no Brasil, como a série Plantão Médico (ER). Lá, Crichton comentou com seu amigo uma história que estava escrevendo um roteiro em que reviveriam dinossauros com amostras de DNA dos bichões. Steven Spielberg sempre foi fã de dinossauros desde criança. Quem amou a ideia?
O primeiro filme tem mais de 25 anos de existência. E há diferenças entre o livro e o filme. O segundo é menos violento e romântico, mas ainda mantêm bem a atmosfera do livro.
Quando a Universal compra os direitos de Jurassic Park, ela faz um acordo com Spielberg. Que eles financiariam o maior sonho do diretor A Lista de Schindler, mas que teria que produzir Jurassic Park. Ele concordou na hora!
Antes de existir o filme, já existia a ideia de um parque temático sobre os dinossauros. E esses moldes foram usados pela Universal.
O filme é um divisor de águas na história da cinematografia. Tanto que o próprio Steven Spielberg ficou admirado como era bonito renderizado.
Como eles sabiam que sons os dinossauros fariam, foi o engenheiro de som do filme Gary. Ele era conhecido em Hollywood por ser responsável na mesma área em Caça-Fantasmas, Indiana Jones e Exterminador do Futuro 2. Usando 100% de sons de animais reais. Do velociraptor combinou sons de 20 a 30 animais diferentes.
Além disso, foram feitos diversos efeitos especiais. Mas existem duas técnicas: a de animatrônicos (peças mais fixas e que se movimentam) e de CGI (imagens geradas por computador). 
Harrison Ford recusou o papel do professor Grant. 
Algumas coisas que você não deve saber sobre Jurassic Park. Em especial do primeiro filme. Só existem quinze minutos de exibição de dinossauros. Mesmo sendo o foco essas criaturas, mas isso talvez demonstre que menos é mais. Pois mostra o impacto da ressurreição daqueles seres nos dias atuais graças a excelente atuação dos atores.
Braquiossauros não espirravam, nem ficavam nas patas traseiras. Coisas que aparecem no primeiro filme. Mas é extremamente perdoável, pois muitos dados ainda eram nublados sobre esse assunto. Um exemplo, são os velociraptors que não se parecem com a imagem mais atual feita dele.
Até mesmo se o t-rex quisesse não conseguiria correr tanto quanto uma pessoa. Então aquelas perseguições do filme, se ele fizesse aquilo, quebraria as pernas. Tanto que só correriam de 8 a 24 km por hora.
Os paleontologos ficaram bravos com o filme, pois o dilofossauro solta uma gosma venenosa. Coisa que segundo eles, jamais houve evidências disso.
Jurassic Park: Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.
O Mundo Perdido - Jurassic Park: Quatro anos após o fechamento do empreendimento da Ilha de Nublar, o Jurassic Park, um inigualável parque onde vários tipos de dinossauros deveriam conviver de forma pacífica, o magnata (Richard Attenborough) responsável pelo projeto descobre que no "sítio B", local onde os dinossauros foram criados, ainda restava algumas espécies vivas. Visto isso, resolve enviar uma equipe para verificar as condições de montar um novo parque, sem cometer os erros antigos e, para isso, convoca um dos seus antigos cientístas (Jeff Goldblum) que condenou o parque. Mas, como sabia que ele recusaria sua oferta, envia antes sua namorada (Julianne Moore), também pesquisadora, que estava empolgada pela idéia de poder de provar sua teoria sobre alguns dinossauros. O cientista, sem opção, resolve salvar sua namorada e segue para a ilha, mas coincidentemente um outro grupo comandado pelo sobrinho do magnata chega região, com o intuito de capturar os animais. No entanto nada sai como o planejado e os dois grupos perdem seus equipamentos de comunicação, mas a situação fica realmente crítica quando os animais começam a reagir contra a presença humana. Assim, o terror logo se espalha e ambos os grupos passam a lutar por suas vidas.
Jurassic Park 3: Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com dinossauros vivos, o Dr. Alan Grant (Sam Neill) continua dedicando sua vida a estudá-los e desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência dos velociraptors. Desesperado em busca de fundos para dar prosseguimento à sua pesquisa, ele aceita a oferta de Paul (William H. Macy) e Amanda Kirby (Téa Leoni), dois milionários que desejam fazer uma excursão aérea na Ilha Sorna e que querem contratá-lo para acompanhá-los. Porém, durante a viagem o Dr. Alan Grant descobre a verdadeira intenção dos Kirby, que é descer até a Ilha Sorna para procurar seu filho, que desapareceu no local em uma expedição ocorrida 8 semanas antes. Apesar da oposição de Grant, eles pousam na ilha e acabam sendo atacados por uma nova espécie de dinossauro, maior e mais feroz que o tiranossauro rex.
Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros: O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, logo se tornando uma grande ameaça para a existência humana.
Jurassic World: Reino Ameaçado: Três anos após o fechamento do Jurassic Park, um vulcão prestes a entrar em erupção põe em risco a vida na ilha Nublar. No local não há mais qualquer presença humana, com os dinossauros vivendo livremente. Diante da situação, é preciso tomar uma decisão: deve-se retornar à ilha para salvar os animais ou abandoná-los para uma nova extinção? Decidida a resgatá-los, Claire (Bryce Dallas Howard) convoca Owen (Chris Pratt) a retornar à ilha com ela.
Existem muitos filmes que fazem referência a Jurassic Park, como Toy Story e Shrek. Mas o próprio filme faz referência a outra grande obra. Em uma tela de PC do filme, existe a exibição do filme Tubarão, que também foi produzido por Spielberg.
George Lucas é grande amigo de Steven Spielberg. Tanto que o primeiro ajudava na pré-produção de Jurassic Park. Note então que o pai de Star Wars é responsável pelo filme dos dinossauros também.
Em Jurassic Park III eles tinham três roteiros: o que foi para o filme, outro com seis jovens e outro de uma aventura familiar. Os outros dois foram descartados pelo diretor dias antes do inicio das filmagens.
Jurassic World era para se chamar Jurassic Park IV, mas não foi para frente.
Jurassic Park foi o primeiro filme da Universal e do Steven Spielberg, que ultrapassou a marca de um bilhão de dólares.
O termo Jurassic (Jurássico) estaria errado. Os animais mostrados na história são do período cretáceo. 
As crianças gritaram de verdade no ataque do tiranossauro rex. Acontece que o animatrônico caiu de uma forma que não foi planejada.
Nas filmagens do primeiro filme, o cenário foi atacado por uma tempestade. Por assim dizer. Mas falando sério, ninguém saiu ferido. Contudo, as gravações não pararam por conta disso. Ou seja, aquelas cenas de chuva e tempestade, não foram por conta de algo normal, mas sim era a própria TEMPESTADE!
O primeiro filme, Jurassic Park, foi vencedor de 3 Oscars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário