terça-feira, 28 de abril de 2020

Entidades cósmicas da Marvel


Dentro do universo das HQs existem seres muito poderosos. Desde divindades mesmo, até seres que jamais imaginou que poderiam existir. Literalmente, seres que moldam o mundo. Hoje tratarei de algumas para o universo Marvel.
Confira:

Os Celestiais teriam vindo ao mundo no inicio da vida.. São responsáveis por exemplo por experimentos com vida. Mexendo com DNA na Terra teriam criado duas formas de vida extremamente poderosas: os eternos e os deviantes. Essas raças são conhecidas, e muitas vezes tratada, como antecedentes dos mutantes.
A interferência dos Celestiais criou povos de diversos tipos como os incas, maias, egípcios e atlantes. São colossais e tão poderosos quanto algumas entidades cósmicas. Usam uma armadura possuindo aspecto humanoide. Dentro deles, é como se existisse uma espécie de dimensão a parte. Além disso, eles parecem existir em um mesmo lugar no tempo e espaço.
O que se nota é que eles são responsáveis na evolução das raças pelo universo. Mas mexendo com a genética desses mundos. Levando os mamíferos para diversos mundos e planetas.
O líder de todo os Celestiais é chamado de One Above All.
Já a raça dos Vigias, não é um grupo que visa interferir com os seres vivos. Na verdade, eles são proibidos de fazer isso. Eles são historiadores, podem observar e registrar os acontecimentos no universo.
Apesar da regra de não interferência, o Vigia que está responsável pela Terra, se chama Uatu. São seres poderosos que podem ter seu corpo destruído, mas podem ressuscitar em pouco tempo.
Uma força selvagem, sem controle e perigosa, mesmo possuindo uma força de vida, é a Força Fênix. É uma entidade que consegue trazer a vida e a morte, uma grande energia psíquica manifestada pelo universo. Ela pode destruir qualquer parte do universo e absorver energias de sóis. Pode criar vida das próprias cinzas caso seja morta, ou seja, ela é imortal.
Pode se teletransportar de forma dimensional, tem conhecimento universal e sempre busca um hospedeiro com grandes habilidades psíquicas. Uma das principais hospedeiras na Terra foi a mutante Jean Grey. Assim como Rachel Summers e Hope Summers. Ela é tão poderosa que revitalizou os mutantes depois dos acontecimentos da Dinastia M.
Diferente da DC, a Morte, não faz parte de um grupo. É somente ela solitária, mas extremamente poderosa. É um ser temido até mesmo pelos seres imortais. Essencial para a vida, pois onde existe a vida, também existe a morte. Possuí certo nível de rivalidade com a entidade Eternidade.
É amada pelo titã louco Thanos. E muitas vezes ele matou zilhões em seu nome...
O Esquecimento significaria outro aspecto da Morte, a inexistência. Por ser uma força de oposição a expansão espacial tem uma grande rivalidade com o Infinito.
O Esquecimento, a Morte, o Infinito e a Eternidade são os responsáveis por toda a vida no universo, por mais contraditório.
O Infinito é uma das coisas necessárias para a vida. É a representação de todo o espaço, que possuí controle sobre magia, ciências e conhecimento, ela é tudo que existe no universo. É a personificação do espaço e da vida.
A Eternidade representaria um irmão do infinito. Se Infinito representa o espaço, Eternidade representa o espaço, o todo e o sempre. Junto com o Infinito é o continuum-espaço tempo. Ela é a entidade mais influentes do universo Marvel até hoje. Seus poderes podem ser algo sem limite.
Muitas crias surgiram da Eternidade, entre elas temos a Entropia. Seu único motivo de existir é a destruição. É quase como o contrário da Eternidade. Pode manipular o espaço, a matéria e a energia quase em escalas cósmicas.
Eón foi criado para proteger a vida, e é outra cria da Eternidade. Foi o criado do Quasar e do Capitão Marvel. Dando a ele poderes quânticos. Eón pode viajar no espaço e tem uma grande força cósmica, mas não se sabe a extensão completa desses poderes. 
Já o Intermediário simboliza o equilíbrio cósmico. A necessidade do universo sempre se manter em controle. Ele seria servo de outras duas entidades chamadas Mestre Ordem e Lorde Caos. E mesmo com o poder de alterar a realidade, o Intermediário não é onisciente. Ele é um verdadeiro yin e yang. Mesmo com uma grande força cósmica, pode ser derrotado por ser compreendido facilmente. Pra ser mais correto é tão poderoso quanto fraco.
Mestre Ordem e Lorde Caos são entidades que sempre devem existir em equilíbrio no universo. Cada um representando a ordem e o caos respectivamente, como yin e yang, preto e branco e por ai vai. Lorde Caos tem a onipotência, ou seja, um poder infinito. Já o Mestre Ordem tem a onisciência, ou seja, o conhecimento infinito. Tem a capacidade de manipular outras entidades para alcançar seu status de neutralidade perfeito. Ao mesmo tempo que são rivais, também são aliados entre si. Mas jamais querendo que uma seja maior que a outra. 
Kronos é um eterno, a raça criada pelos Celestiais na Terra. Ele teria lutado com seu irmão Urano, que tentou conquistar o mundo. Depois disso, Kronos se dedica a ciência, para entender o que transforma os eternos tão especiais. Por conta disso, devido uma falha dele, acontece uma explosão e ele morre. Mas ressurge, como uma entidade.
Kronos controlaria o tempo, possuindo certo interesse na entidade Infinito. Ele teria alguns filhos, como Zuras (também conhecido como Zeus), o líder dos eternos. Alar, ou Mentor, é outro de seus filhos, líder de eternos em Titã, uma das luas de Saturno. E esse Mentor, deve por sua vez filhos. Um deles seria o conhecido titã louco Thanos.
Gigantus era um planeta imenso, do tamanho de galáxias. Eram um povo pacífico. Mas certa vez foi atacada por uma raça chamada de eternos (não a mesma dos que foram criados pelos Celestiais na Terra, mas sim vindos da galáxia de Andrômeda). Por conta de ser um planeta colossalmente imenso, notaram que seria impossível controlar ele, mas decidiram o explodir. Mas antes de morrer as mentes dos habitantes do planeta se tornaram o Estranho.
Ele tem a capacidade psi de bilhões (na menor das hípoteses) de seres em um planeta já extinto. Uma inteligência única e faz experiências em seu laboratório sobre o universo.
As vezes ele é tratado como um dos anciões do universo, mas outras vezes é tratado como um ser cósmico.
O Beyonder é um dos seres que mais deve alterações de acordo com os anos. Ele seria uma grande parcela da energia de um universo paralelo que teria surgido devido a ações do Homem-Molecular. Na verdade, o Beyonder deu os poderes do Homem-Molecular. E assim acessado o universo principal, o 616.
Ele é responsável pelas primeiras Guerras Secretas em 84.
Tempos depois, os Beyonders seriam uma raça superior, de outro universo, que seriam até mesmo responsáveis pelos cubos cósmicos. Se torna bem mais complicado essa parte da história dentro da Marvel, pelo controverso personagem que tinha sido criado para as Guerras Secretas.
No futuro, Beyonder e Homem-Molecular se fundiram, se tornando a Kosmos.
Outra história diz que quando aconteceu as Guerras Secretas, Charles Xavier entrou na mente de Beyonder. Ele seria um inumano com o gene x. Imagine as consequências disso? Por isso, ao ser exposto as névoas terrígenas ele ganhou poder te alterar a realidade.
Confuso? Sim. Assim como o personagem.
Nemesis foi criadora das Jóias do Infinito, mas talvez a menos conhecida, por um simples motivo. Ela apareceu em especial, através do crossover, Malibu e Marvel Comics.
Nemesis teria sido o primeiro ser no universo por estar sozinha, mas ao fazer isso, ela se viu com uma criação imperfeita. O que a fez destruir a si mesmo, criando o Big Bang, fazendo que seu corpo se separasse em 7 Jóias. Isso mesmo SETE! Mas trataremos disso mais tarde.
Os Infinitos são três seres unidos que viajam para todo o universo. Eles criam planetas, usando outros, mas para isso destroem a vida no processo. Eles fazem isso para reequilibrar o universo, para tentar realinhar tudo.
A Fome é um parasita interdimensional, que ataca tudo até consumir tudo. Veio para o nosso universo depois de sentir a Manopla do Infinito. Teria sido expulso através da ação de Galactus e com a ajuda de Thanos, o titã louco.
Já os Criadores são entidades que criam universos e teriam criado o microverso. É um universo que vai a nivéis subatômicos a um ponto único, através da diminuição da matéria. Uma força que pode ter surgido no microverso, é a Força Enigma. Algo que usa o poder para proteger essa existência (tanto do universo normal, quanto do microverso) através de níveis subatômicos.
Outra força que existe na Marvel, como a Fênix e a Enigma, é a Força Goblin. Ela é o contrário da Força Fênix. Ela consome tudo, matando e destruindo tudo que toca. Incorporou no clone de Jean Grey, Madelyne Pryor, mas foi derrotada pelo Destrutor (Alex Summers).
Os beyonders existem como um reino ou universo a parte mesmo, bem diferente do Beyonder. São realmente poderosos, ao ponto de derrotarem diversas entidades cósmicas. Incluindo o Tribunal Vivo!
Então temos o Beyonder, com aspecto humano e a raça dos beyonders, que juntos são tão perigosos quanto entidades.
Galactus é tratado como vilão. Mas ele não é maligno. Ele necessita se alimentar por uma fome infinita, de planetas inteiros. Sendo um dos mais perigosos seres, quase que considerado irmão de seres como a Morte.
Antes do Big Bang, que deu origem ao universo como o conhecemos hoje, existia um mundo anterior a isso. Um explorador espacial surgiu depois de encontrar o ovo cósmico. Foi então que Galan ganhou poderes cósmicos. Ao mesmo tempo que ganhou isso, ele também ganhou a maldição de consumir os planetas.
Sua função era encontrar um planeta seguro que sobreviveria a próxima explosão do universo. Possuí poderes galácticos imensuráveis que pode compartilhar uma fração a servos extremamente poderoso que são seus arautos.
Quando em determinado momento Galactus morreu (o que não durou muito, visto que ele é uma entidade) uma nova força surgiu. Abraxas é a encarnação da destruição, é um fragmento da eternidade e decidiu destruir o multiverso. Sendo só controlado por Galactus. O simples fato de existir já causa danos ao tecido da realidade. 
Quase todas as entidades citadas antes tem que se reportar a um ser maior, o Tribunal Vivo. Pode alterar a realidade de todo o multiverso. É um ser consciente de tudo e de todos. Controla tudo, mas não se intromete nos assuntos que não causam grande destruição. Só surgindo quando é realmente necessário. Suas ações são poderosas, ao ponto de ter conseguido anular os poderes das Jóias do Infinito.
Ele possuí três faces que podem ser usadas para casos diferentes dependendo da gravidade. Ele não tem uma contraparte ou um rival, ou seja, não há quem possa competir com o Tribunal. Ele existe em qualquer era ao mesmo tempo. Ainda assim, o Tribunal Vivo responde a alguém.

The One Above All (O Único Acima De Todos) é a representação de Deus no mundo da Marvel. É responsável sobre a criação de tudo e todos. Muitos consideram como se fosse a representação de Stan Lee. Dificilmente aparece no mundo mortal e nas HQs. Já apareceu algumas vezes como o próprio Stan Lee e como o ilustrador Jack Kirby. Apareceu até mesmo para Peter Parker, quando sua tia May estava no leito de morte. Tem até outro ser que muitos dizem ser na verdade The One Above All, Vulcrum. Pois é onisciente e onipotente. Quem sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário