sexta-feira, 17 de abril de 2020

Origens clássicas dos vilões do Batman

Existem muitas obras que inspiraram as HQs de formas pesadas: filmes antigos ou livros clássicos que surgiram até mesmo antes dos anos 80. Talvez até mais! 
E isso fez muita gente se inspirar para criar personagens para a DC, por exemplo.
Confiram as origens de alguns vilões do Batman, para deixar mais aterrorizantes esses personagens (ou talvez não).


O Homem Que Ri (Coringa): esse é o mais conhecido, tanto pela referência, quanto pelo personagem. Talvez seja por isso que é único vilão do Batman (aquela da Mulher-Gato não conta) que ganhou um filme.
E é de um filme que vamos falar.

O Homem Que Ri é um filme norte-americano. Por incrível que pareça ele é um romance, pois a característica de terror dele pode ter sido atribuído ao seu "filho adotivo", Coringa. Pois ele sim tem características de terror.
Apesar disso, seu protagonista tem sim, uma face aterrorizante. Ele teria sido sequestrado quando criança e esculpiram um sorriso em sua face. O tempo todo ele fica sorrindo de uma forma macabra. É um filme de 1928, ainda assim muito bom para sua época. Pois a imagem do sujeito, mesmo sabendo que ele não é um vilão, nós dá medo sim.
O protagonista de sorriso infinito, serve como bobo da corte para outras pessoas. Mas se apaixona por uma moça. Ele não se considera digno da moça por ter essa deformidade.
Alíce No País Das Maravilhas (Chapeleiro Maluco): Além de termos personagens que são inspirados em filmes aterrorizantes, também temos personagens que surgiram devido a livros infantis. Mas que na verdade, podem ter um passado mais sombrio.
Alíce No País Das Maravilhas é um livro onde Alice vai para um mundo meio alucinado e bizarro onde encontra animais falantes, itens mágicos como cogumelos que fazem os seres crescerem ou diminuírem e seres humanos lunáticos. Nesse universo brisado
Tudo isso se deve um pouco ao passado do escritor da obra Lewis Carroll. Quando ele vivia em Westminster, era poeta e desenhista. Possuía um hobby peculiar: tirar fotos de crianças. Uma delas seria Alice Lidell, que seria a inspiração para o livro.
Dentro da história. Lewis Carroll coloca o gato que avisa sobre o Chapeleiro, falando que ele esta louco. A inspiração para essa personagem foi o comerciante Theophilus Carter, que usava um chapéu bem grande. Ele vendia chapéus, negócio bem lucrativo na época. O problema é que para fazer um chapéu, ao menos na época, se passava por um difícil processo químico. Normalmente, usando nitrato de mercúrio, que soltava um vapor ao qual os confeccionadores respiravam quase o dia inteiro. Isso causava neles, o eretismo, uma condição psicológica que alterava sua personalidade, assim como o Chapeleiro.
Humpty Dumpty (Humpty Dumpty): É estranho, mas esse não veio de um livro ou filme. Sua origem está vinculada a uma rima enigma antigo da Inglaterra. Apesar de nem a rima nem o personagem ser muito conhecido, ele é um vilão bem bizarro.
Ele é retratado como um ovo antropomórfico, com rosto, braços e pernas. Esta personagem aparece em muitas obras literárias, como Alice Através do Espelho de Lewis Carroll, e também nas histórias em quadrinhos, como na revista Fábulas da Vertigo/DC Comics.
Humpty Dumpty sentou-se em um muro,
Humpty Dumpty caiu no chão duro.
E todos os homens e cavalos do Rei
Não conseguiram juntá-lo outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário