quinta-feira, 16 de abril de 2020

Frank Castle, o Justiceiro: O personagem que mata!

Nós soldados, não usamos máscaras.
-Frank Castle
Independente de ser a favor do uso de armas de fogo, do lado do "Bozoasno" ou ser um pacifista, do tipo que acredita que "o poder do amor resolve tudo", você já esbarrou com um personagem casca-grossa da Marvel. Seu nome é Frank Castle. Mas de onde ele surgiu? Vamos dar uma resumida nisso aqui!

Seja lá o que estiver procurando não vai me querer como inimigo.
-Frank Castle
O Justiceiro é inspirado nos livros do personagem chamado o Executor, do escritor Don Pendleton. Esses livros são uma série de livros de romance e aventura. Como Castle, o personagem principal dos livros, chamado Mack Bolan, é um ex-boina verde, altamente condecorado, que matou diversas mortes lhe deram o título de Executor. Assim como Castle ele perdeu sua família por assassinato da Mafia. 
Diferente de Castle, só temos o fato que Mack era um boina verde, enquanto o Justiceiro era um fuzileiro naval. O primeiro vivia em Massachusets, enquanto o segundo em Nova Iorque. Não são grandes diferenças, mas algo que podemos notar de diferenças entre eles.
Outra figura que inspirou o Justiceiro foi o ator Charles Bronson em seu filme Desejo de Matar. O Charles se torna um vigilante sanguinário, depois que sua esposa e filha são atacadas por criminosos.
Frank Castle é um ex-soldado, que virou policial. Diferente de grande parte do seu departamento, ele é honesto. E literalmente uma pedra na vida dos tiras e políticos corruptos, além da criminalidade em si. E por isso ocorreu a morte de sua família por criminosos.
Ele vai atrás dos criminosos desde então, trazendo justiça a todos que encontra pelo caminho.
O personagem realmente apareceu na HQ 129 do Homem-Aranha. Nela, o vilão Chacal que é um dos mais perigosos e loucos inimigos do Cabeça de Teia, ao ponto de clonar o Homem-Aranha e Gwen Stacy. Ele tenta matar o herói, mas na verdade quase consegue, se ele não descobrisse que na verdade seria um assassino de um homem inocente.
Depois o personagem ficou certo tempo parado pelo Comics Authority Code, mas ficou em revistas que não poderiam ser atingidas pelo código.


A raiva sempre vence o medo.
-Frank Castle
Castle fez sucesso demais. Pois diferente dos heróis tradicionais, Frank não tinha poderes, era um cara comum que enfrentava criminosos e os matava. Era, mesmo com toda a violência, um personagem pé no chão. Mas sua revista só surgiu em 1986, a The Punisher com histórias violentas.
Em uma de suas primeiras histórias oficiais, mas com uma mini-série. Nela Frank Castle vai para a Ilha Ryker. Onde ele impede a tentativa de fuga de detentos do local. Pensa em uma história bem feita.
Entre os seus principais inimigos estão o Rei do Crime (Wilson Fisk) e o Retalho.
O Rei do Crime não é tão difícil imaginar. Pois Wilson Fisk já era vilão de outros heróis como o Demolidor e o Homem-Aranha. Ele foi subindo os postos dentro do cenário de crime em Nova Iorque, até se tornar capo di tuti capo da cidade. Apesar disso, diferente dos criminosos comuns ou alguns super-vilões, ele não poderia matar o gordão. Então como resolver isso com um personagem que comete assassinato contra seus vilões? Ora! Retalho.
Billy Russo era um criminoso comum que teria sido jogado por uma janela. O que causou aquele rosto retalhado. Já ocorreram várias vezes que o personagem voltou a ter seu rosto restaurado, mas ele quase sempre perdia ele por conta do Frank Castle.
Veio os anos 90. Tínhamos 3 revistas para o Frank, Justiceiro, Justiceiro: Zona de Guerra e Justiceiro: Diário de Guerra.
Ocorreu, por um certo tempo que ele ficou no selo Marvel Knights. E ele deve duas fases: uma ruim e boa.
Na primeira, com uma ilustração que beirava o mangá, ele tinha sido morto e se tornado um servo dos céus com armas mágicas e matando demônios. Só que Frank jamais tinha sido algo tão bizarrento. Horrível...
Na segunda ele estaria nas mãos de Garth Ennis e Steve Dillon (responsáveis por Preacher), onde temos um Frank como uma das melhores interpretações sobre o personagem até então. Que apesar de ir contra a lei, matando criminosos, ele até segue seu próprio código moral. Distorcido e bizarro. Mas é seu código moral.
Curiosidade: o Justiceiro admira demais o Capitão América, mas, muitas vezes, a reciproca não é verdadeira.
Além disso, antes de existir o The Punisher na história do Homem-Aranha, já existia um Punisher. Ele era um robô a serviço Victor Von Doom. Mas como poucos o conheciam, o nome foi usado para o nome como seria conhecido Frank Castle.
O Justiceiro é um personagem que é bem polêmico. Mas de uma forma imparcial, diferente da tentativa frustrada do Doutrinador, ele elimina quem ele acha errado: independente de classe social ou partido político. Se o sujeito cometeu um crime de homicídio ou colarinho branco, ele vai lá e o mata. Não há escolhas pelo lado de Castle. Só das pessoas que podem ou não cometer um crime.
E mais uma coisa que um conhecido meu me falou que não faz sentido: O Justiceiro é o Batman da Marvel. O Batman não mata. O Justiceiro sim. O fato de não terem poderes não os torna parecidos.

Eu confio na inteligência duramente conquistada e amplamente analisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário