segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Karate Kid: A franquia que você deve ter imitado uma cena... Fala a verdade, você imitou, não é?

Falar de Karate Kid é tratar de algo muito nostálgico, pois a série de filmes sempre vai ser lembrada por sua história linda, assim como uma polêmica (que sinceramente, NINGUÉM COM BOM SENSO REALMENTE liga).

Karate Kid
Daniel e sua mãe se mudam para uma nova cidade. Para arrumar um problema hidráulico na sua casa, ele tem que contatar um senhor estranho: Miyagi. Pelo menos ele achava que era estranho. Mas mal sabia que ele seria uma pessoa importante em sua vida.
Daniel se apaixona por uma garota do local, e troca olhares com ela. Entretanto, o ex dela aparece. Há um conflito e Daniel é espancado. Apesar de acertar as coisas com a garota, Dani quer se proteger e tenta obter forças para isso. O problema é que o lugar que ele vai para treinar é a escola Cobra Kai. Onde o ex da menina e amigos vão atrás dele.
Nesse meio tempo, ele começa a ter uma grande amizade com o senhor Miyagi.
Daniel vai a festa de Halloween, encontrar a garota mais uma vez e zoa com o rapaz. Mas é pego pela gangue do Cobra Kai, só que ele é salvo por Miyagi. Com isso, após curar Daniel, ele é levado pelo senhor a escola Cobra Kai.
O senhor Miyagi faz uma proposta aos valentões: deixar Daniel treinando, até um o dia de um torneio. Onde eles poderiam tirar as diferenças no combate. Agora é a corrida de um mestre, para ensinar um jovem a se defender com o karatê.

Karate Kid - Part II
Daniel viaja para Okinawa, no Japão. Para encontrar com seu mestre, Miyagi, o pai daquele senhor, que está morrendo.
Nesse filme descobrimos o que teria acontecido com o pai de Daniel. Ele em uma conversa com o senhor Miyagi, onde revela que ele estava doente e o garoto segurou suas mãos antes dele partir.
Antes do pai de Miyagi morrer, Daniel descobre um pouco sobre o passado de seu mestre (além da perda de sua mulher e filha, que soube no primeiro filme que morreram na tentativa de parto).
Lá ele se envolve com um antigo inimigo de seu querido mentor, que tentará se vingar dele mais uma vez. Daniel encontra um novo amor no oriente, mas também faz alguns rivais.
As cenas de abertura de Karatê Kid 2, que mostram Daniel no chuveiro e o confronto no estacionamento com Kreese na verdade foram rodadas durante as filmagens de Karatê Kid (1986) e editadas na montagem final do filme. As novas cenas rodadas para Karatê Kid 2 aparecem em cena apenas após a aparição da frase "Six months later" (traduzindo, "Seis meses depois").

Karate Kid - Part III
Em Los Angeles, Daniel é desafiado por um lutador de karatê que quer também destruir seu mestre, Miyagi. Inicialmente ele reluta em aceitar o desafio, mas termina sendo obrigado a aceitá-lo. Porém, desta vez ele não poderá contar com o apoio de Miyagi, que se recusa a treiná-lo argumentando que o karatê é para defender a honra e a vida e não para se obter títulos e troféus.
Foi um filme que ganhou diversas indicações do prêmios do Framboesa de Ouro (o Oscar dos filmes ruins) em 1990.
Entre as indicações estão: Pior Filme; Pior Diretor - John G. Avildsen; Pior Ator - Ralph Macchio; Pior Ator Coadjuvante - Pat Morita; e Pior Roteiro. 

The Next Karate Kid 
Nas comemorações para os nipo-americanos que lutaram no exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, esse excelente mestre de karatê encontra a viúva do seu oficial-comandante e descobre que a neta (Hilary Swank) dela é uma adolescente problemática e muito sofrida, pois perdeu seus pais em um acidente. Assim, ele decide ensinar karatê à jovem para que ela possa se recuperar.
Enquanto isso, a própria jovem tenta cuidar de uma águia, contra um mestre de artes marciais que usa um metódo mais militar.
Pela primeira vez na série, o primeiro nome do Sr. Miyagi ("Kesuke") é revelado. Além disso, o personagem principal não é Daniel, além de ser uma mulher. O que cria cenas engraçadas.

Quando Ralph Macchio fez Daniel, ele tinha 20 anos (interpretando um garoto de 15). Enquanto Pat Morita que fez Miyagi tinha apenas 50, sendo que interpretava um homem que lutou na Segunda Guerra Mundial. 
Quem realmente fazia as cenas de Miyagi (as de luta, não eram feitas por Noriyuki Morita) era um dublê, Fumio Demura. Que é um dos mais consagrados mestres do mundo, tanto que anos depois saiu um documentário sobre ele The Real Miyagi. Pat Johnson, um outro mestre, lhe passava passos básicos de luta.
William Zabka chegou a machucar Ralph Macchio na cena em que o Cobra Kai encurrala Daniel e ele é salvo por Miyagi, o que parou as gravações naquele dia. E Hobby Garrison também machucou seu nariz por um golpe de Fumio Demura (fingindo ser Miyagi, personagem de Pat Morita).
Aliás Pat Morita nasceu nos EUA, e o sotaque era só fingimento. Ele era nascido na Califórnia e morando em Las Vegas. O estúdio queria que Miyagi fosse interpretado por Toshiro Mifune, ator japonês mesmo, mas que sempre atuava de forma severa. Quando Pat apareceu, Weintraub não o queria por ser um ator mais voltado a comédia. 
A cena com o senhor Miyagi bêbado quase foi retirada do filme. E graças ao diretor ela não saiu, o que seria uma pena, pois dá mais peso e complexidade ao personagem. Tanto que creem que essa cena foi necessária para a indicação de Morita a melhor ator no Oscar (em 1985), onde disputou com figuras tais como John Malkovich. Sendo o primeiro descendente de asiático a entrar nessa categoria. 
O desafiante da semifinal de Lawrence é Daniel Vidal, um expert em artes marciais na vida real. Ele participou da coreografia das lutas do filme, até a cena final foi inspiração dele. 
O carro que Daniel ganha no filme, Ralph Macchio ganhou de verdade do diretor, após as gravações. Tanto que cuida dele até hoje. E o papel foi oferecido a Sean Penn (que queria fazer filmes mais adultos), mas também foram cogitados Robert Downey Jr., Charlie Sheen, Emilio Estevez, Nicholas Cage, entre outros. Foi escolhido pois aparentava ser frágil. O que era ótimo para o personagem. E o sobrenome mudou de Ferber para LaRusso, devido as origens italianas do ator.
O pessoal que iria fazer o filme deve que pedir permissão a DC Comics, para o uso do nome. Pois já existia na editora um personagem com o nome.
A ideia do filme veio do produtor Jerry Weintraub que ficou fascinado com a notícia de um jovem que aprendeu karatê para se defender de valentões. Robert Mark Kanen foi o roteirista que usou sua história de vida com artes marciais para adaptar essa saga. Ao 17 anos ele apanhava de valentões e se matriculou em aulas de defesa pessoal. Seu primeiro professor era um ex-marinheiro que instruía seus alunos de forma severa e violenta, como o líder da Cobra Kai. Então ele procurou um outro, que se focava na defesa e desenvolvimento físico e mental. Esse professor não falava inglês e tinha sido aluno de Miyagi, fundador de uma famosa escola de karatê (daí nome).
Independente do que ache de Cobra Kai, a série spin-off de Karate Kid, os filmes são claros: eles transmitem uma mensagem de amor as artes marciais. Através da qual, o karatê, assim como qualquer arte de combate, não deveria ser usado de modo indevido. Transmitindo a sabedoria milenar de um idoso japonês, a um jovem rapaz norte-americano.
Não importa que Johnny Lawrence tenha sido golpeado de uma forma errada (afinal, temos consciência que isso se deve a uma falha no roteiro), ou qualquer outras coisa. Não vamos transformar ninguém em vilão por besteira. Seja Daniel ou Johnny. O legado de mestre Miyagi é algo muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário