quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Histórias com linhas do tempo bagunçadas

Donnie Darko: Donnie Darko é um filme complexo, pois ele na verdade, não explica como funciona a viagem no tempo. Isso é deixado subentendido na história do longa metragem. 
No filme, temos esse personagem, Donnie Darko, que vive no fim dos anos 80. O personagem principal Donnie, que é interpretado por Jake Gyllenhaal, um estudante colegial se vê em uma situação bizarra: o jovem que já tem problemas psicológicos, que passa a enxergar um homem vestido de coelho (ao menos ele acha que é...) com uma "face" bizarra; ele encontra uma idosa louca chamada Vovô Morte, que vive vendo a caixinha do correio.
Há muitas críticas envolvendo o sistema de educação norte-americano. Além de fazer associação a filosofia sobre a morte, conceitos sobre o bem e o mal. Mas o principal envolve o tema de viagem no tempo que tem uma certa ligação com esses conceitos citados no filme. Sem contar as alusões que poucos variam em obras assim (como o nome de Donnie Darko, que lembra dos heróis, como da Marvel que repetem a primeira letra nos nomes).
O filme em si fez pouco sucesso quando foi lançado, talvez por ser difícil de entender. Entretanto, depois de se passarem alguns anos, ele foi elevado ao nível de obra cult. Sendo que custou U$ 3.800.000,00, sendo que foi o único filme desse diretor realmente bom.
Dark: Muita gente diz que Dark teria copiado Donnie Darko. Na verdade, isso se deve pois ambos são parecidos, pois lidam com ciclos e viagem no tempo, além de um nome até que parecido. Mas não passa disso.
Dark é uma série concisa. Uma das melhores dos últimos anos, ao lado de Breaking Bad (que aliás, é tão curta quando a série de Walter White, com só 3 temporadas). Pois como Donnie Darko, ela não explica o que faz, mas como é uma série mais moderna, há mais gente compreendendo. Nada impossível de se entender 100% como uma obra de David Lynch (como Twin Peaks).
A história se passa na cidade de Widen. Falando sobre quatro famílias. Tudo teria começado no dia 21 de Junho de 2019. Quanto Michael Kahnwald comete suicídio. 
Em seguida, no Outono daquele ano, o jovem Erik Obendorf desaparece. Pouco depois, o estudante Jonas Kahnwald regressa a cidade depois de ficar afastado, em um hospital psiquiátrico, depois do suicídio de seu pai.
Quando Jonas e seus amigos fazem uma viagem noturna na floresta, Mikkel Nielsen some. O pai do garoto desaparecido, o policial Ulrich Nielsen, e do jovem Erik, estão ligados ao de seu próprio irmão em 1986.
Enquanto isso, mais acontecimentos bizarros acontecem em Widen.
Acontece que muito do que acontece envolve a viagem no tempo. E existem elementos bíblicos citados de forma velada por todo o roteiro. Pois existe algo ou alguém tramando tudo isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário