quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Sociedade e Liga da Justiça - Parte 1

O primeiro super grupo da DC. E do mundo Ele é um símbolo até hoje, se tornando a base do que conhecemos hoje em dia como Liga da Justiça. A Sociedade da Justiça da América.
Antes da DC existir como uma empresa única, National Allingment Publications e All American Comics seriam o começo dessa famosa empresa. E a segunda lançava uma revista chamada All Star Comics. Nela existiam pequenas histórias de personagens diversos. Eles eram eram dos anos 30 e 40. 
Na revista #3 da All Star Comics a empresa decidiu unir personagens dela e da National Allingment. E assim, os unir, fazendo eles interagir. Idealizado por Sheldon Mayer e foi escrito por Gardner Fox.
Essa história era um jantar entre heróis. Que foi feita pelo governo norte-americano, onde eles estariam conversando sobre suas grandes façanhas. E assim, os tornando uma equipe única, a Sociedade da Justiça da América. 
Entre eles temos Alan Scott (Lanterna Verde), Jay Garrick (Flash), Carter Hall (Gavião Negro), Al Pratt (Átomo), Rex Tyler (Homem-Hora) Wesley Dodds (Sandman), Kent Nelson (Senhor Destino) e Jim Corrigan (Espectro). Além de um convidado honorário, o implicante garoto Johnny Trovoada (que acionava um ser da Quinta Dimensão, o Relâmpago).
A motivação para a criação desse grupo no mundo real era a Segunda Guerra Mundial. O medo do conflito era imenso, mesmo para quem ainda não estava participando dos conflitos na Europa. Os heróis simbolizavam esperança e alivio desse cenário. E o grupo começou a agir depois disso. 
Batman e Superman eram membros honorários. Mas de personagens fixos tínhamos o Doutor Meia-Noite (Charles McKennit) Ted Grant (Pantera) Terry Sloane (Senhor Incrível) Dinah Drake (Canário Negro) e Starman (Teddy Knight). Além da Mulher-Maravilha que funcionava mais como uma secretária (Quase na Era de Prata...).
Com o final da Segunda Guerra Mundial ocorreu falta de interesse nesses personagens. Em 1951, na All Star Comics #51 as histórias foram canceladas. Eles ficaram na escuridão, já que os personagens clássicos foram remodelados (Barry Allen como Flash e Hal Jordan como Lanterna Verde).
Mas em Flash #123, em 1961, (a história conhecida como Flash de Dois Mundos) Barry Allen descobre sobre um universo paralelo. Se Barry era da Terra 1 e a de Jay era Terra 2. Ou seja, toda a história da Sociedade da Justiça era da Terra 2.
A SJA estava fazendo crossover com os personagens da LJA principalmente. Em especiais como Crise na Terra 1, Crise na Terra 2 e Crise na Terra 3. Assim passando várias histórias nos anos 70. Nesse período vemos o Superman participando oficialmente desses grupos, assim como o Batman. 
Com isso, a All-Star Comics voltou. Agora constituído de outra equipe, o Super Squad: a Poderosa (prima do Superman de outra realidade), o Star-Bendle Kid e o Robin (o Dick Grayson da Terra 2).
Até a Caçadora (filha de Bruce Wayne na Terra 2), além da morte do Batman da Terra 2. Mas mais uma vez foi cancelada no número 74, em 1978. 
Só que em 1977, foi publicada revista DC Special #27 que explicava o motivo de reunir a equipe. Com avanço de Hitler contra o governo inglês, eles estavam com medo de participar na guerra, pois poderia não dar certo. Então Franklin Delano Roosevelt planejou reunir jovens mascarados, inicialmente chamados de Homens Misteriosos. Enviados para combater Hitler, que estava em posse da Lança do Destino. Com essa arma, ele teria poderes como o de evocar valquírias em sua defesa. Eles frustaram as investidas do Fuhrer contra a Inglaterra e a Casa Branca. 
Depois disso, o presidente pediu que se mantivessem, mas só os oito iniciais permaneceriam. Com Batman e Superman sendo membros honorários. 
Depois foi dito que a Sociedade não atacava a Alemanha, pois os poderes combinados do Santo Grall e da Lança do Destino, impediam os avanços dos heróis. Usando magias para anular poderes.
Nos anos 80, além de participar da revista da Liga da Justiça e a Adventure Comics. E nesse tempo surgiu o All-Star Squad, a maior super-equipe da DC até então. Nela tínhamos personagens da Sociedade da Justiça, dos Sete Soldados da Vitória, dos Combatentes da Liberdade, da Young All-Star, entre outros. Além de personagens aleatórios como o Homem-Robô ou o Mister America (America Comando). 
Também existiu a Corporação Infinito (criada pelo Skyman, o Sideral, antigo Star-Bendle Kid). Que funcionaria como um grupo dos Titãs, com herdeiros e sidekicks da SJA. Então veio a Crise nas Infinitas Terras. Reescrevendo tudo como uma única terra (por enquanto!). Com poucas alterações.
Roy Thomas não queria eliminar esses personagens, por isso na história Últimos Dias da Sociedade da Justiça da América (em 1986) os colocou em um limbo temporal. Só que a Poderosa, Espectro, Sideral e o Senhor Destino escaparam disso.
Mas a SJA voltou na saga Armageddom Inferno, eles voltaram. Só que suas histórias não tiveram sucesso. Mas em outra saga, a Zero Hora, explicou-se o motivo dos membros da equipe não envelhecer (1994). E foi aqui que alguns morreram como o Átomo, Doutor Meia-Noite e o Homem-Hora. Os que sobraram só se aposentaram mesmo. 
De vez enquanto aparecendo aqui e ali. Até uma nova tentativa que foi um sucesso (em 1999). SJA voltaria, mas com alguns personagens mudados (O Sideral foi substituído pela Sideral, Courtney que viria a se tornar Stargirl e o Starman, passou o bastão, literalmente, para seu filho, entre outros). Ainda assim Alan Scott (como Sentinela) e Ted Grant, continuavam na equipe. Além de terem integrantes como o Shazam, Gavião Negro, Mulher-Gavião e até o Adão Negro. Além de uma nova versão do Senhor Incrível.
Mas com a Crise Infinita, muitos personagens foram mandados para a Terra 2. E formaram uma nova versão da Corporação Infinito. A Sociedade da Justiça Infinita. Enquanto isso, aqueles que ficaram reformularam a SJA. Nessa, os veteranos treinavam os futuros heróis. 
A equipe da Terra 1 se separaria e uma nova versão teria surgido. A SJA All Stars. Com Cidadão Gládio, Poderosa e Magog (o que causou O Reino do Amanhã). 
Mais uma vez surgiu mais uma mudança na história que foi o Flashpoint. Assim, surgiu um multiverso. A SJA existia, mas era de um modo diferente. Batman, Mulher-Maravilha e Superman morreram. Então Jay Garrick e Alan Scott, além de outros, fazia o que podia contra os vilões. 
A SJA original se perdeu no fluxo do tempo. Tudo isso devido a O Relógio do Juízo Final (saga que também usa os personagens de Watchmen, criação de Alan Moore). Mas ressurgiu agora, e apareceu principalmente na saga Death Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário