quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Materiais fictícios da Marvel

Na ficção, assim como na realidade, existem materiais que fazem parte do dia a dia. Entretanto, alguns deles são extremamente importantes. Perigosos demais em alguns casos.
Adamantium: Quando o capitão América esteve em Wakanda para deter os nazistas, eles lhe entregaram um pequeno pedaço do metal precioso, vibranium. Em seguida, ele o entregou ao exército para que ele fosse estudado. Myron MacLane, era quem estava a frente desses experimentos sobre o metal, que já desenvolvia formas super resistentes de metais. E assim, ele criaria tanques de guerra indestrutíveis a partir dessa ideia.
E tentou criar ligas metálicas, mas depois de muito trabalhar, MacLane, cansado caiu no sono e no dia seguinte, ele descobriu que a liga que tanto queria se tornou realidade. Ele colocou aquela liga em uma forma de disco para manter ela preparada. Contudo, como ele tinha dormido na experiência, ele jamais conseguiu repetir o processo. Aproveitaram esse novo material e  transformou no escudo do Capitão América.
Ele não desistiu de recriar essa liga, mas foi ai que ele criou o resistente adamantium. Ou seja, ele é a tentativa de obter uma liga única, como a do material que originou o escudo do Capitão. Para obter o adamantium, diversas ligas devem ser misturadas a um temperatura de 1.500 graus Fahrenheit, que dá mais ou menos, 18 mil graus Celsius. Há uma janela de oito minutos, para que o metal seja moldado. E depois disso, se torna tão resistente que se torna resistente ao impacto de uma bomba de hidrogênio.
Alguns dos mais famosos usuários de adamantium, fora Steve Rogers são Victor Creed (Dentes-de-Sabre) e Logan (Wolverine)
Vibranium: Como vimos até agora, o vibranium veio de um meteorito. O metal que faz parte de Wakanda, mas não foi o primeiro a ser citado, mas sim o vibranium antártico. Citado na revista do Demolidor #13, em 1966. Existindo uma diferença crucial entre ambos.
O vibranium antártico foi encontrado por um explorador e cientista chamado Sir Robert Plunder, que descobriu ele na Terra Selvagem. E o metal soltava uma certa vibração. Que poderia desfazer tudo ao redor dele em nível molecular que fosse feito de metal. Ele pode ser chamado de vibranium tipo-B, ou como é mais conhecido, anti-metal.
Ele desfaz as ligações moleculares dos metais. Por isso, quem vê de fora pensa que o metal se liquefez. Sendo usado tanto por heróis como vilões depois disso.
Já o vibranium de Wakanda, é bem diferente. Esse metal absorve vibração (diferente do anti-metal, que gera), o que torna ele impenetrável e indestrutível. Essa variedade, que mais conhecemos apareceu na revista do Quarteto Fantástico #53. Descobrindo os avanços tecnológicos só daquele metal, ele é capaz de absorver danos de quase qualquer intensidade cinética (como o impacto de uma bala) e armazena essa força nas suas ligações moleculares. 
O que significa que poucas gramas desse material custam milhões de dólares.
Uru: Quando assistimos Vingadores Ultimato, ficamos espantados por conta do escudo do Capitão América se destruido. Entretanto, pode ser que seja uru. 
Uru é uma substância feita a partir de pedra e metal. Somente o calor de uma estrela, ou das forjas de Asgard consegue gerar calor suficiente para modelar o metal. Por causa disto, as armas forjadas utilizando este metal são extremamente resistentes a danos.
O Uru foi usado para construir o martelo do Thor, Mjolnir; a lança de Odin, Gungnir; o martelo do Bill Raio Beta, Stormbreaker; a Thunderstrike e a armadura Thorbuster, criada por Tony Stark.
Osmium: O osmium é a substância orgânica que surge naturalmente no corpo de alguns mutantes. O metal é uma espécie de aço orgânico extremamente resistente e quase impenetrável.
O Colossus, dos X-Men, consegue transformar todo o seu corpo neste tipo de metal, o que o torna muito mais poderoso.
Dargonita: A dargonita (via Comic Book Resources) é um metal bastante desconhecido, mas que já apareceu nos quadrinhos. O nome do metal é em homenagem a Dargo Ktor, uma versão alternativa do futuro de Thor, do Século XXVI. Nas edições em que apareceu, o metal se provou ser mais resistente que o adamantium. Uma versão alternativa do Justiceiro, por exemplo, conseguiu, com uma bala de dargonita, perfurar a armadura de proteção de adamantium de Vance Astro, um dos membros originais dos Guardiões da Galáxia.
Por ter seu nome inspirado em uma versão alternativa de Thor, é capaz do metal ter sua origem ligada ao Uru, o metal que compõe o Mjolnir, originando do núcleo de uma estrela moribunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário