quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Os detalhes mais idiotas de Star Wars

As midchlorians: Desde que a Força foi apresentada no primeiro filme de Star Wars, ela sempre foi tratada como uma energia mística que permeia todo o universo. Ela seria uma força que une todas as pessoas, mesmo o lado negro da Força tem sua parcela no grande ciclo do universo que do nada vieram. Ao ponto, de quem os jedi são tratados como monges em uma filosofia com cunho religioso até. Tanto que podemos ver neles poderes místicos e palavras de sabedoria que podem ter cunho budista muitas vezes, ou até de outras filosofias, quase sempre orientais.
Ai vem Star Wars I - A Ameaça Fantasma, com Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Padmé Amidala, Anakin Skywalker e Jar Jar Binks (já falo dele)... Mas também midchlorians. Eles poderiam falar que é uma medida de quão poderoso um jedi ou sith é na Força. Mas não, George Lucas tinha que complementar isso falando que coisas como organismos vivos dentro das pessoas concedem poderes aos usuários da força. Ou seja, algo como bactérias (o que mais se aproxima podendo ser benéfico como a Força) concedem poderes. Não é a toa que fazem a piada que lactobacilos vivos concedem habilidades na Força.
Jar Jar Binks: Quando conhecemos Star Wars, na trilogia clássica, conhecemos diversos personagens que são alívios cômicos ou até fazem piadas. C3PO e o R2D2 são exemplos disso. Os ewok e wookies que aparecem na série são uma espécie de piada pois nós, espectadores não sabemos o que eles falam. Ainda assim, rimos das conversas. Isso sem contar que até mesmo personagens principais como Luke Skywalker, Han Solo, Lando Calrissan e a Princesa Leia são engraçados ou fazem piadas em certas partes.
E George Lucas coloca mais uma vez no primeiro filme da nova trilogia Jar Jar Binks. E ele é inútil, com exceção de quando ele leva Obi-Wan e Qui-Gon para o reino da água da raça de Jar Jar. "Ah, mas ele cita que o povo dele é forte". Grande merda, pois é quase certo que a própria Amidala já tinha isso em mente. E para coroar a falha disso, o Jar Jar foi quase descartado no resto da cronologia (com exceção das animações) só serviu para ferrar de vez com a República. 
Não me venham com aquela história de que ele é um sith... Ok?
Legacy e Legends não são canônicos: Aqui deixamos as críticas a George Lucas e devemos realmente fazer críticas a Disney. E sinceramente, Jar Jar Binks e midchlorians não são nada comparado a isso.As histórias chamadas de Legends se passariam antes dos filmes feitos até então (Star Wars I, II, III, IV, V e VI, pois foram projetados desde o começo por George Lucas) tratando sobre a Velha República, o antigo Império dos Sith, a guerra contra mandalorianos e até mesmo como surgiu as ordens jedi e os sith. Enquanto Legacy seria algo que se passa depois dos filmes citados. Onde, por exemplo, Luke Skywalker já está morto e observamos a vida de Cade Skywalker, seu filho com Mara Jade. Todos esses personagens são amados por grande parte dos fãs, como Darth Kryatt. E conhecíamos eles por livros e HQs produzidas por anos. Tratados como canônicos.
Entretanto, quando a Disney comprou a Lucas Films desconsiderou esses anos de histórias, antes e depois. O que pode ser visto pela empresa como uma baita ideia, pois cria uma nova história, mas é vista com maus olhos pelos fãs mais ardorosos que sempre consumiam aquelas antigas histórias. Ok, afinal, se é dono pode mudar. Entretanto quando chegamos ao final dessa nova trilogia (VII, VIII e IX) os caras usam um plot do Legacy para explicar parte da história canônica deles... Sendo que eles poderiam ter deixado de lado e fazer algo melhor. O que deixa a história fraca e rasa. E é um baita desrespeito com quem sempre acompanhava a série. Desde sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário