sexta-feira, 19 de junho de 2020

Caverna do Dragão: Origem, mistérios, referências a RPG e o final

Triste não é mudar de ideia, mas sim não ter ideias para mudar.
-Mestre dos Magos
Você já deve ter visto Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons). Se não assistiu, ele fala sobre um grupo de seis jovens, que ao entrar num carrinho de montanha-russa, são teleportados para um mundo mágico. Tratados só como o Reino.
Usa elementos de RPG dentro de sua história. O que era novo na época.
O desenho foi lançado em 1983. Isso foi um co-produção entre a TSR (criadora do RPG D&D), Marvel e Toei Animation. Sim a mesma que trouxe Dragon Ball, Cavaleiros e Digimon para os animes. Mas só em 1986 os brasileiros assistiram a série. Através do programa da Xuxa no começo. Mas depois foi reprisado exaustivamente.

Esqueça! Trate de encontrar outro otário!
-Hank
É falado uma lenda que Caverna do Dragão teria sido feito por um grupo de jogadores, que teria escrito e roteirizado cada passo. Assim, eles depois venderiam isso para uma produtora.
Originalmente, o criador do desenho, Dennis Marcs, o chamou de Swords & Sorcery e o apresentou à NBC.
A história possuía poucos elementos baseados no jogo de RPG Dungeons & Dragons, mas foi rejeitada pela produtora.
Dennis alterou a história, conseguiu os direitos para utilizar o nome do jogo e Caverna do Dragão foi lançado em 1983, pela CBS.
De acordo com o criador, o Vingador é uma versão distorcida do Mágico de Oz.

UNI!
-Bob
Nas história, um grupo de adolescentes teria sido teleportado até o Reino. Um mundo mágico onde um ser maligno chamado Vingador quer dominar todos os povos. Para isso usa magia maligna contra os seres daquele mundo e até de outros. Cabe aos jovens lidar com o Vingador, enquanto viajam pelo Reino, tentando lidar com isso. Assim, enquanto se aventuram, eles tentam chegar ao seu mundo, o mundo real, por algum portal que leve todos de uma vez.
Para isso, contam com alguns itens mágicos, todos concedidos pelo Mestre dos Magos (nome original, Dungeon Master, o nome dos narradores em jogos de Dungeons & Dragons). Sem contar que além do Vingador, como inimigo, e as vezes aliado sem querer, tem Tiamat. Aqui é só um dragão... Com cinco cabeças. Nos jogos de Dungeons & Dragons, Tiamat é uma divindade criadora e venerada pelos dragões cromáticos, os malignos dentro dessa espécie poderosa. É uma das únicas coisas que o Vingador teme.
Mas o mundo não é povoado por Tiamat e Vingador. Existem outros perigos. Mas o pior é o Mestre dos Magos, que ao invés de ajudar de forma direta... Criava uma charada para que fossem descobertas durantes os episódios.
A primeira grande criatura encontrada no primeiro episódio, é uma divindade no mundo de RPG, Lolth! A deusa dos elfos negros, 
No episódio, A Noite Sem Amanhã, na cena em que os garotos partem ao resgate de Presto, podemos ver a calcinha de Sheila. Essa cena foi corrigida mais tarde e a calcinha foi pintada de rosa para fazer parte do vestido.
O episódio O Olho do Observador foi adaptado em uma história em quadrinhos na revista UK Dungeons & Dragons Annual.
Também há um erro de colorização nesse episódio. Na cena em que os garotos estão presos na masmorra, o teto da cela não está pintado.
Kelek, (do episódio, O Vale dos Unicórnios) o feiticeiro do mal, é um dos únicos personagens secundários da série que ganhou uma action figure na coleção de brinquedos da Caverna do Dragão. O caçador Warduke também ganhou sua própria action figure.
O roteirista do episódio, Prisão Sem Muros, foi Steve Gerber, criador de Howard, O Pato e célebre por suas histórias do Homem-Coisa. O personagem, inclusive, foi homenageado em uma das cenas do capítulo.
Enquanto estava na Prisão da Agonia, Eric se distrai lendo um gibi do Homem-Aranha. Lembrando que o desenho animado é uma coprodução com a Marvel. Aparece também o personagem Strongheart. Só para ter uma ideia, ele aparece no game da Capcom, Dungeons & Dragons - Tel'erond's Quest
Vejamos que em O Jardim de Zinn, o dublador da Rainha Quinn é Frank Welker, uma lenda da dublagem americana. Ele faz as vozes de diversos outros personagens do desenho, inclusive Uni.
Além de Caverna do Dragão, Welker é a voz mais famosa de Fred em Scooby-Doo, Abu em Aladdin e fez os rugidos de todos os leões em O Rei Leão.
Sim! Os rugidos do filme foram feitos por um homem e não gravados de animais de verdade!
Quando Eric encontra Alfor (Em As Crianças Perdidas), ele menciona a palavra Wookie, em uma clara referência ao Chewbacca de Star Wars, até mesmo porque Alfor é um piloto de naves.
Quando Alfor pede que lhe passem a Chave Krell há uma referência ao filme O Planeta Proibido, já que Krell é a raça dos habitantes do planeta Altair IV.
O som que os raios que saem das palmas da mão do Vingador fazem, é o mesmo do canhão de fusão do Megatron no desenho dos Transformers, que também era co-produzido pela Marvel.
No episódio A Cidade à Margem da Meia-Noite, na cena de abertura, quando Jimmy é sugado para baixo de sua cama, podemos ver duas action figures na cômoda do garoto. Os personagens são Ogre King e Bowmarc e também fazem parte da coleção oficial de Caverna do Dragão.
Em A Última Ilusão, todos os personagens em que o Vingador se transforma nesse episódio foram lançados como action figures da coleção oficial de Caverna do Dragão.
As referências de A Caverna das Fadas Dragão sejam menos conhecidas. Nesse episódio, a roteirista Katherine Lawrence homenageou a escritora americana de ficção-científica e fantasia Anne McCaffrey. O nome de todos os dragões que aparecem foram retirados dos trabalhos da autora.

Era isso que estávamos esperando!
-Hank
Tínhamos no grupo.
  • Eric, o cavaleiro: um cara convencido, chato, que fazia boa parte das cenas cômicas (de forma involuntária, quase sempre). Que usa um escudo protetor poderoso, capaz de barrar até mesmo energia mágica;
  • Diana, a acrobata: uma ginasta na escola, é a filha de um astrônomo. Isso será extremamente importante na história do desenho. Usava uma barra extensível que aumentava suas habilidades acrobática e também a usava como bastão, uma arma;
  • Sheila, a ladina: uma garota muito meiga e gentil. Ela faz as vezes de "mãe" do Bob, pois ele é seu irmão mais novo. Usa um manto da invisibilidade que a fazia poder passar despercebido pelos perigos do Reino.
  • Bob, o bárbaro: o mais jovem dos garotos, ele na verdade odeia ser protegido pela irmã e ser tratado como criança (o que ele é). Usa uma clava enorme, que pode causar pequenos terremotos. Além disso, ele protege seu animal de estimação, o unicórnio, Uni. Ele tem a habilidade de se teletransportar, mas não o usa mesmo.
  • Presto, o mágico: um jovem de óculos, bem prestativo, mas bem ruinzinho em truques de mágica com seu item. Na verdade, seu chapéu poderia criar qualquer magia, mas ele vai aprendendo a como usar aquilo.
  • Hank, o ranger: Tratado muitas vezes como o líder do grupo. Hank é o mais ponderado e que sempre toma decisões pelo bem do seu grupo. Usa um arco que produz flechas de energia, muitas vezes, sendo moldadas por ele.
Seu TOLO! Você me conhece apenas... Como... O VINGADOR!
-Vingador
A produtora se negou a comprar o último episódio por ele ser muito cruel.
Na verdade, existem várias teorias sobre esse final. A maioria fala de finais bem sinistros, que aquilo é um inferno, mas outros de bem "foi tudo um sonho". O primeiro é o mais conhecido. Gary Gigax se pronunciou sobre o caso. Ele é produtor e criador de Caverna do Dragão (assim como do jogo Dungeons & Dragons). Não há verdade alguma nisso. Nenhum episódio assim foi produzido, disse Gigax. Mark Evanier, um dos roteiristas disse que apesar de vários finais terem sido pensados, nenhum episódio final teria sido feito.
Michael Reaves postou o roteiro verdadeiro desse último episódio. Nele os personagens são testados pelo Vingador e pelo Mestre dos Magos. Se estariam preparados para lidar com problemas sem o Mestre. O grupo se divide, para chegar a um sarcófago com formato do Vingador. Após muitos conflitos, abrem o túmulo, encontram uma chave.
Segundo o Vingador deveriam jogar ela em um abismo. Mas eles o contrariam e a usam para liberar a alma do vilão, que sempre esteve sob um feitiço maligno. Agora estavam livres para voltar para casa... Ou continuar no Reino, já que existiam mais coisas a se fazer naquele mundo.
Antes da animação surgir, nos EUA, existia uma verdadeira "caça as bruxas" a Dungeons & Dragons, que tratava o jogo como satânico. Surgiram até mesmo revistas cristãs para denegrir o jogo. Incluindo nesses impressos, histórias que os livros poderia fazer as pessoas levitarem. O que para jovens fez o sentido inverso dos cristãos que eram contra o RPG: trouxe jovens aficionados para o hobby. 
Ainda assim, esse movimento "religioso", quase macarthista foi chamado de Satanic Panic. Tanto que foi aproveitado pela TV para fazer um filme chamado  Labirinto de Ilusões. Ironicamente, o ator principal era Tom Hanks, que hoje é apreciador do jogo e até criou um RPG eletrônico.
Os criadores de D&D fizeram a animação para retirar essa impressão ruim sobre a obra.
O Mestre do Magos tem uma aparência muito próxima de Gary Gigax, o criador do jogo.
A Marvel estava produzindo várias outras animações ao mesmo tempo que exibia a Caverna do Dragão.
Entre elas G.I. Joe, Transformers, Thundercats e Muppet Babies, gerando desinteresse em continuar a aventura baseada em D&D. Mas as principais causas do cancelamento foram os altos custos da produção e a baixa da audiência da animação, que era exibida no mesmo horário que os Smurfs, lembrando que a animação da NBC estava em seu auge. Todos esses fatores influenciaram para que o último episódio não fosse produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário