terça-feira, 2 de junho de 2020

Superman: Um verdadeiro BOM símbolo

É um pássaro? É um avião? É o Superman
A história é tão conhecida, mas poucos notam o quão poderoso esse personagem é. Não somente na ficção, mas na vida real. Kal-El, Clark Kent ou Superman, são os nomes dados a esse filho de Krypton. Que nada mais é do que um grande Escoteiro.

Ele deve um início inusitado, pois em 29 de outubro 1929, o mundo presenciou um evento sem precedentes: a Terça-Feira Negra, o Crash da Bolsa de Nova Iorque. Fazendo milionários ficarem pobres, da noite pro dia. Essa foi a crise econômica norte-americana mais pesada até então. O mercado tinha perdido mais de 30 bilhões de dólares. Isso duraria 12 anos. E a indústria iria se dar mal. Criando um colapso na economia, criando desempregados e aumentando os niveís de criminalidade bem ao alto.
Em 1933, no meio de Cleveland, Ohio, um jovem chamado Jerry Siegel (fã de ficção científica) costumava escrever sua própria história - assim fugindo daquela dura realidade. Seu pai tinha morrido anos antes, durante um assalto. Isso deixou Jerry e mais cinco irmãos a própria sorte. 
Ele conheceu um menino canadense que se mudou para os EUA aos 16 anos. Um talentoso desenhista, Joe Shuster. 
Começaram a produzir muitas coisas boas, através de um fanzine. O nome era Science Fiction - The Advance Guard of Future Civilization. E em uma das histórias, existia a ideia de como seria se houvesse alguém superior a todos os outros homens. Curiosamente, ele surgiu como um vilão. Superman, não era um herói. Muito pelo contrário. No número 3 do fanzine deles que ele surgiu com The Reign of Superman. Nele, um mendigo (Bill Dan) é submetido a um experimento com elemento  químico extraterrestre em troca de comida e roupas. Só que ele obteve poderes para controlar pessoas, e tentou controlar a população. Querendo se tornar governante do mundo. Mas os efeitos daquela química não eram duradouros.
Então, eles foram reformulando o personagem. Jerry Siegel teve um pesadelo, que ele via uma criatura poderosa, alguém superior. Um ser cheio de força para simbolizar um sinal de esperança. Comparável aos antigos seres de mitologias como Hércules, Sansão, entre outros. Então notou: o Superman não poderia ser um vilão! Ele tinha que ser o mocinho!
Shuster que era fã de halterofilismo colocou isso no uniforme do Azulão, criando então o Superman.

Eles viram. Viram como é feio usar a violência como solução. Isso assustou eles.[...] Mas por sorte, eu não sou você... Nem nunca serei...
-Superman
Kal-El é o filho de um casal do planeta Krypton, Jor-El e Lara. Aquele mundo estava para ser destruído, foi então que o homem, um cientista, dispara o foguete para um planeta. Junto a ele mandam todo o seu conhecimento extremamente avançado. Para a Terra. e Dentro dele, seu único filho.
Ao chegar aqui, ele é encontrado por um casal que não poderia ter filhos, Jonathan e Martha Kent. Vendo aquilo como uma benção, o garoto é cuidado por eles como filho deles. Deixou sua cidade no interior do Kansas, Smallville (Pequenópolis) e se tornou reporter na cidade grande de Metrópolis.
Essa era a história vendida por Joe e Jerry para as editoras. Eles ficaram 6 anos tentando fazer isso. Só realmente surgindo em 1938. Na Action Comics #1.
Só para ter uma ideia, essa revista que poderia ser comprada por 10 centavos quando surgiu, já foi vendida por 3.200.000 U$!
Ele era um herói que poderia escutar um grito a quilômetros de distância. Que era imune a balas de revólveres. Poderia retirar pessoas, com sua força, de ferragens. Alguém que se importava com a população. Apesar disso, ele era um cara comum na maioria do tempo, mas quando e necessário, ele corre em direção ao perigo, para salvar vidas. Um ser aparentemente simples (Clark Kent), mas capaz de atos incríveis (Superman).
De certa forma, Kal-El é uma versão moderna de Moisés e Jesus. O ser predestinado a guiar o povo para um futuro melhor, algo bom e maravilhoso. Ironicamente, na Grande Depressão, as crianças e até mesmo os adultos, viram o surgimento desse personagem que foi um símbolo de esperança ao meio do caos. Forte, indestrutível e incorruptível.
Aos 30 anos ele vai para o Ártico, para compreender melhor sua herança e poderes. Sabendo que era um kryptoniano e até onde seus poderes vão. Perigos que talvez venha a enfrentar. Esse lugar é um lar, um pedaço de Krypton na Terra, sua Fortaleza da Solidão.
A febre dos super-heróis fez com que várias editoras quisessem um "superman" para si. Ele foi para a rádio, para a TV e para os cinemas.

Este é o meu mundo... Você é o meu mundo.
-Superman
Para enfrentar o kryptoniano, foi criado um vilão mesquinho humano. O, antes traficante de armas, e depois empresário, megalomaníaco Lex Luthor. Pra contrapor o herói, Lex vai descobrindo sobre a terra natal do alien, como ele gosta de se referir ao Super. Descobre, por exemplo, que a pedra original do planeta dele, a kryptonita. Tenta o matar, mas Superman descobre um jeito de impedir a radiação da pedra: chumbo.
Entre algumas coisas que surgiram com o programa de rádio foram a kryptonita e Perry White (Dono do Clárim Diário, jornal de Metrópolis.). Mas muito mais surgiu, como o Beco do Suicídio, a empresa LexCorp, Jimmy Olsen e Lois Lane. Lois é seu par romântico, desde que chegou na cidade grande. Quando a jovem encontrou pela primeira vez o Super, ela se apaixonou por aquele símbolo de esperança na cidade. Diferentemente de sua contraparte.
Acontece que Clark Kent e Lois Lane são repórteres do Planeta Diário, e quase sempre ela quer competir com o "smallville", pelas melhores notícias. Entretanto, ela se apaixonou desde o primeiro instante que conheceu o Último Filho de Krypton. Ele enfrentou vários inimigos como o Mestre dos Brinquedos, Parasita, Onda Viva, Metallo, entre outros. Mas além de Lex Luthor, outro que simboliza grande perigo é Brainiac.
Ele é responsável por miniaturizar uma das principais cidades de Krypton. E se compara com Lex Luthor em nível intelectual. Mas em um nível mais de máquina. Entretanto, notem esse parâmetro, quase sempre os vilões do Superman são extremamente inteligentes. Para contrapor sua força, mas não seu coração.
Apesar disso, assim como seu amigo, Batman, aconteceu um grande ponto de virada. Em determinado período, quando já estava consolidado como um dos membros da Liga da Justiça, um desastre aconteceu. Uma fera antiga e poderosa ficou solta na terra. Apocalipse.
Mesmo não matando os membros da Liga, os deixou extremamente feridos, devido ao seu rastro de destruição. Sua força era superior ao próprio Homem de Aço. Imune a quase qualquer ataque e não precisava comer. Então, nos momentos finais do combate o Super conseguiu derrotar a criatura... A custa da própria vida.
O símbolo máximo da esperança estava morto.
Entretanto, quatro outros "supermans" surgiram se autoproclamando o verdadeiro:

  • Superboy, um clone feito do Super pelo projeto Cadmus, para suprir a falta do Azulão. Era um jovem e uma espécie de homenagem a uma das formas de se referir ao herói e a um dos "supermans" de um universo paralelo (Crise nas Infinitas Terras foi um dos catalisadores para o "sumiço" dele). Ele podia voar e uma leve telecinesia tátil.
  • Homem de Aço, ou só Aço, como ficou mais conhecido depois, era Kenneth Irons. Um engenheiro que criou uma armadura bélica para suprir a falta do Super. Tinha poderes similares ao do kryptoniano, mas em nível BEM menor. Além de usar um martelo bem poderoso.
  • Último Filho de Krypton, surgiu do Erradicador. Que é uma espécie de IA kryptoniana. Muitas vezes surge como vilão e inimigo do herói, mas quis fazer o papel dele... O motivo parece bem nebuloso, mas talvez o tenha feito para manter a memória de Krypton no nosso mundo.
  • Superciborgue, o único que os Estados Unidos considera como o verdadeiro. Ele é uma combinação do DNA do Azulão, com tecnologia altamente avançada do governo. Mas secretamente o Superciborgue queria vingança contra o mundo que criou seu "antecessor".
Após muitos acontecimentos, o Superciborgue conseguiu quase destruir o mundo, mas antes, os heróis conseguiram ressuscitar Kal-El. Ele impediu a destruição do mundo, mas não de Coast City, a cidade-natal de Hal Jordan.
Matar o Superman foi quase um improviso nas HQs. Era normal matar um personagem, mas essa morte deveria ser definitiva. Para saber como seria um mundo sem ele. Mas a série Lois & Clark, estava sendo produzida e os editores da HQ teriam que segurar o casamento deles nas suas histórias, para não impactar a série (pedido da WB). Essa foi a forma de atrasar esse casamento.

Eu sinto como vivesse em um mundo feito de papelão. Tomo cuidado constante para não quebrar nada, nem machucar ninguém. Eu não me permito perder o controle. Pois alguém pode morrer.
-Superman
Depois de sua morte e ressurreição, algumas coisas aconteceram com ele: uma delas era que se dividiu em dois, ou seja, duas versões do Superman. Uma mais controlada e outra mais descontrolada. Não durou muito. Além disso, ocorreram transformações bizarras no corpo dele por absorver grande quantidade de energia solar. Aliás, uma coisa que poucos sabem é que ele é energizado pelo sol amarelo do nosso planeta.
Outros personagens que devem aparecer vez ou outra nas histórias do Azulão são: Pete Ross e Lana Lang. Pete era um dos melhores amigos de Clark Kent quando jovens, se tornou um grande atleta, depois senador e vice-presidente. Quem se elegeu como presidente? Lex Luthor. Lana era amiga de Clark e seu primeiro grande amor. Ela se casou com Pete. Ambos sabem sobre a identidade secreta do herói. Terão ao seu filho o nome de Peter Clark Ross.
Krypton na verdade, tinha um sol vermelho em seu começo. E isso, de alguma forma impedia os Kryptonianos de serem tão perigosos. Já que seus poderes só surgiam no sol amarelo. Isso não é ruim, não é? Afinal, Superman é o último kryptoniano vivo... Não.
Nós temos pelo menos dois clones do Super: o Superboy e Bizarro, uma versão distorcida do herói (quase sempre surgindo como uma criação de Lex Luthor). Mas além deles, para a Terra foi lançada sua prima Kara. Na maioria das histórias de origem dela, ela teria sido mandada, mais velha que seu primo Kal-El, mas teria caído em um buraco negro. E por isso, chegou aqui só anos depois dele e mais nova que ele. Outro ser de Krypton é o general Zod. Um extremista perigoso e terrível, que queria colocar seu planeta como uma força elitista e supremacista. Muitos conflitos entre ele e o Superman ocorreram.
Até mesmo o terrível Apocalipse teria sido um experimento kryptoniano. Acontece que nos primórdios dos seres vivos daquela civilização, eles fizeram um experimento com um bebê daquela raça. A atmosfera externa (os cientistas ficavam protegidos em uma cúpula) era tóxica e tinha feras terriveis. Os cientistas pegavam os restos daquele bebê e o clonavam várias vezes. Cada vez aquele ser conseguia se tornar mais poderoso, mais perigoso. Ao ponto de não precisar comer, nem respirar e ser virtualmente impossível de ser vencido em combate. O que aconteceu? O mesmo que qualquer experimento cruel na ficção, a cobaia começou a atacar Krypton. Entretanto, um ser chamado Radiante, conseguiu vence-lo. Então, os kryptonianos o prenderam e o mandaram ao espaço... E foi cair na Terra.
Na verdade, existe um planeta que pode ser chamado de "irmão de Krypton", Daxam. Nele, habitam essa raça "irmã" dos kryptonianos, os daxamitas. Assim como seus irmãos, os daxamitas podem ficar poderosos com o sol amarelo. Mas não tão bondosos como os seres de Krypton, sendo xenofóbico. Eles se aliaram aos dominadores para invadir a Terra. Entretanto, eles quase se ferraram com o surgimento de diversos clones de Imperiex. Mas existem alguns heróis entre eles como Mon-El e Sondam Yat.
Uma coisa que poucos sabem é que os Kryptonianos acreditavam em deuses. Mesmo sendo extremamente avançados. Seu nome é Rao. Ele era o nome também de seu sol. Ou seja, algo parecido com os deuses grego-romanos. Existe toda uma mitologia envolvendo esse deus. Mesmo participando de uma cultura politeísta, Rao queria que acontecesse uma cultura monoteísta. Vez ou outra, Clark Kent cita Rao em suas frases.

Mais rápido que uma bala! Mais forte que uma locomotiva! Capaz se subir edifícios com um único pulo! Olhem nos céus! 
Podemos falar que o Superman salvou os Estados Unidos do mal da Ku Klux Klan, na ficção e na realidade. Não necessariamente nessa ordem.
Stetson Kennedy
Como dito antes, vários foram os meios em que foi divulgado a personagem. Uma delas era o programa de rádio, As Aventuras do Superman. E já falamos, que por exemplo, a kryptonita surgiu ali. Na verdade, ela surgiu pois o ator que fazia a voz iria ser outro, pois o original iria tirar férias. Eles falaram que, além de afetar o Superman, ela mudava a voz do herói.
Mas na rádio ele expôs a Ku Klux Klan, pois Stetson Kennedy, um rapaz jornalista da Flórida que se infiltrou na organização. Como devem saber, esse é um grupo racista surgido nos Estados Unidos da América. Fingindo ser um vendedor de enciclopédias, usando o nome de um tio falecido.
Ele subiu na hierarquia daquele grupo, aprendendo as senhas e os nomes utilizados dentro dele. Os lugares de encontro, tudo para desmantelar eles. Só que não confiando nas autoridades locais, ele bolou um plano para expor os racistas.
O jornalista contatou os produtores do programa As Aventuras do Superman. E o resultado foi uma mini série de 16 capítulos, O Klan das Cruzes em Chamas. No qual o Azulão enfrentava a KKK. Neles. apareciam os nomes, senhas, locais secretos e segredos do grupo supremacista. Boa parte dos membros abandonaram a Ku Klux Klan.
Eles não julgam um homem do jeito americano, segundo suas qualidades... Eles o julgam pela cor de sua pele, ou pela igreja que frequentam!
-Frase do programa de rádio As Aventuras do Superman
Surgiu até mesmo uma HQ do selo Elseworlds, que se chama Superman Smashe the Klan.
Superman já se mostra como um dos maiores símbolos de esperança, contra as maldades humanas. Seja sendo o herói que poderia ter salvo o pai de um dos criadores do Azulão, seja sendo um inimigos dos preconceituosos, ou simplesmente um símbolo de esperança ao mundo. Ele representa os bons valores dos seres humanos. Ter poder, mas jamais abusar deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário