terça-feira, 23 de junho de 2020

O mundo das trevas brasileiro: o universo criado por Marcelo Del Debbio

Marcelo Del Debbio. Sempre foi muito influenciado por quadrinhos desde cedo. E em 1984, o pai de Del Debbio encontrou o livro Marvel Super Heroes da TSR, um sistema de RPG bem antigo. Isso fascinou o jovem junto a alguns amigos. Depois, caçaram outras coisas do estilo como Dungeons & Dragons, pouco a pouco.
Ele tinha grande contato com o mundo dos fãs de RPG nacional, fazendo consultorias em alguns assuntos sobres os sistemas e outras coisas. E determinada vez, Marcelo Cassaro, principal nome envolvido com a Dragão Brasil, pediu que Del Debbio escrevesse algumas matérias para a revista. Ele ficou um longo tempo como colaborador.
O primeiro livro que ele teria escrito seria Arkanun. Com sua primeira edição publicada em 1995, Trevas é o mais antigo e respeitado RPG de horror no Brasil. Desenvolvido pelo premiado escritor Marcelo Del Debbio, com a ajuda da equipe que criou o Sistema Daemon, o mais antigo e conhecido sistema de RPG nacional ainda em circulação.
Na história do jogo, infiltrados em nossa sociedade, anjos e demônios disputam como em um jogo de xadrez a vitória na Guerra pelas almas entre o Céu e o Inferno, usando os humanos como peças em seu jogo milenar. Segundo o livro, ele é totalmente baseado em personagens, sociedades secretas, mitologia, alquimia e ocultismo reais, sendo recomendado apenas para jogadores maiores de 18 anos.
Inicialmente fizeram três mil cópias para Arkanun e foi rapidamente vendido. O sistema também utilizava um sistema de porcentagem, mais bem elaborado e mais fácil para criar uma ficha.
Só que esse se passava na idade média, usando conceitos da época. E com o sucesso de Vampiro, isso fez com que as pessoas quisessem algo mais atual. Então eles fizeram outro livro, usando o mesmo sistema: Trevas. Aqui vemos um processo inverso ao World of Darkness da White Wolf, pois eles começaram suas histórias na atualidade, para depois enveredarem para tempos mais antigos. No caso Arkanun era na Idade Média, sendo Trevas na época atual.
Muitas vezes, esse sucesso se devia as ideias de Cassaro. Já que sempre que faziam uma matéria sobre RPG, eles tinham uma adaptação para diversos sistemas como, AD&D, GURPS, World of Darkness (quase sempre voltado para Vampiro ou Lobisomem) e o Daemon também.
Um problema que Del Debbio e Cassaro notaram era a compra de dados com 10 faces. Vários eram os métodos para isso. Por exemplo, sendo Debbio um grande fã do ocultismo, poderia ser utilizado as cartas de tarô em um jogo como esse. Mesmo assim, era necessário usar algo mais simples.

Trevas: Infiltrados em nossa sociedade, Anjos e Demônios disputam palmo a palmo a vitória na Guerra pelas almas entre o Céu e o Inferno, usando os humanos como peças em seu jogo de xadrez celestial.
Neste RPG, você está convidado a fazer parte dos mortais que sabem a verdade. Protegidos dentro de sociedades secretas milenares, alquimistas e mestres da Cabala procuram mudar as regras dessa disputa. Você está preparado para o conhecimento?
Trevas é totalmente baseado em personagens, sociedades secretas, mitologia, alquimia e ocultismo reais, sendo recomendado apenas para jogadores maiores de 18 anos.
Arkanun: Este é um RPG de horror gótico, passado na Idade Média real, quando a Peste Negra assolava a Europa. Onde a Inquisição perseguia e condenava à fogueira qualquer manifestação de atos demoníacos como bruxas, magos ou filhos do demônio. Onde os mares eram habitados por criaturas terríveis, e monstros horrendos vagavam pelas florestas, impedindo os camponeses de se afastar de suas vilas. Onde feudos imundos e abadias escondidas guardavam segredos que não poderiam ser revelados.
Onde Anjos e Demônios travavam uma batalha pela conquista das almas humanas.
Arkanun 3.5 traz a descrição completa dos oito principais Caminhos de Magia utilizado pelos alquimistas durante a Idade das Trevas, bem como uma lista de criaturas mitológicas, Rituais e Escolas de Magia. No mundo real não existem elfos felizes ou gnomos sorridentes. Existe a morte. A peste. A destruição. E é neste mundo caótico que alguns poucos humanos corajosos conheceram a Magia. Descobriram que o mundo gira como uma roda, decompondo-se, e que outros existiram antes do nosso, e outros existirão ainda, mas somente os magos são capazes de controlar as energias que provém destas mudanças.
É claro que este conhecimento pode custar sua vida…
Demônios: A Divina Comédia: Esse livro faz um passeio completo pelos nove círculos do Inferno, lar dos Demônios, Anjos Caídos e Perdedores na Guerra Celestial. Totalmente baseado nos livros A Divina Comédia e Paraíso Perdido, Demônios mantém-se fiel ao texto e às descrições de Allighieri e Milton.
Explica cada uma das castas de demônios existentes no Inferno: os Demônios de Arkanun, seres de uma outra dimensão atrasada, heróis e vilões na guerra contra o Demiurge; Anjos Caídos, derrotados na primeira revolução celestial, e os Renegados, originalmente Deuses, mas que foram corrompidos por séculos de propaganda da Igreja. Conheça também os Hellspawns e Death-Knights, guerreiros selecionados entre os melhores matadores e carniceiros da Terra, Incubi e Succubi, os sedutores infernais.
Traz também novos itens mágicos, rituais e magias utilizadas pelos demônios em sua Guerra Celestial; novas Perícias e Aprimoramentos; a história dos Demônios na Terra e da Perseguição da Igreja durante a Idade das Trevas.
Finalmente, Demônios traz a lista com os 200 demônios mais conhecidos e poderosos de todos os tempos, a origem de seus nomes e uma breve descrição de seus poderes.
Anjos: A Cidade de Prata: Inclui toda a história e background da Cidade de Prata, a maior e mais importante cidade de Paradísia, o Reino dos Céus, com a descrição de todos os seus distritos e dos anjos que lá vivem.
Anjos explica detalhadamente as cinco castas que habitam a Cidade de Prata: Corpore, os anjos da Guarda; Protetore, os anjos cabalísticos; Captare, os caçadores de demônios; Recípere, os negociantes de almas e Nimbus, os governantes celestiais para serem utilizados como personagens ou NPCs em sua campanha; traz regras para construção de personagens em qualquer tempo (presente, futuro, Idade Média ou Antigüidade), poderes angelicais, itens mágicos, armas, magias e rituais utilizados pelos anjos em suas batalhas contra as forças das trevas; traz ainda novas perícias e novos Aprimoramentos compatíveis com o Sistema Daemon.
Inclui também a lista com descrição dos 250 anjos mais poderosos e famosos de todos os tempos, para serem utilizados como NPCs ou idéias para aventuras. A edição revisada inclui todo o conteúdo do livro Anjos – A Cidade de Prata, adaptado para edição 3.5 do Sistema Daemon.
Vampiros Mitológicos: Totalmente baseado em culturas e lendas reais, Vampiros Mitológicos traz a descrição completa das principais raças de vampiros, originárias das diferentes culturas e civilizações antigas.
Conheça os Strigoi, vampiros descendentes da bruxa romana Strix, que acompanharam toda a expansão do Império Romano; Ekimdu, vampiros babilônicos resultado da comunhão do homem com um espírito maligno; Asimani, os temíveis feiticeiros imortais africanos, que se alimentam de carne humana; Lamiai, os vampiros serpentes da mitologia grega; Vrikolakas, os filhos amaldiçoados de Licaon, governante da antiga Arcádia grega, condenados a vagar pela terra em companhia de seus irmãos lobisomens; Kiang-Shi, os temidos vampiros mandarins das lendas chinesas; e finalmente os Rakshasa, vampiros-demônios hindus adoradores da deusa Kali. Conheça seus poderes, costumes e fraquezas. E também a biografia dos principais vampiros literários de todos os tempos, incluindo Vlad Teppes (Drácula), Condessa Bathory, Lestat de Lioncourt, Barnabás Collins, Nicholas Knight, Mr. Harker, Carmilla, Sir Varney, Conde de Saint German e Lord Ruthven, entre outros.
Além disto, Vampiros Mitológicos inclui uma timeline mística com todos os mais importantes acontecimentos da história da humanidade, desde 4.000 AC até os dias de hoje, incluindo guerras, fatos inexplicáveis, fundação de ordens de cavaleiros, magos e seitas secretas reais, dados que não podem ser encontrados em nenhuma enciclopédia
Spiritum: O Reino dos Mortos: Traz a explicação detalhada dos Planos Espirituais, Umbrais, Etéreos e Astrais; suas regras, suas criaturas, seus anjos, fantasmas e demônios.
Totalmente baseado no Espiritismo, Rosacrucianismo, Teosofia e Mitologias Antigas, SPIRITUM traz regras para criação de Personagens Fantasmas (Os habitantes de Spiritum), Aparições (Pessoas que morreram, mas que ainda possuem assuntos inacabados na Terra), Espectros e Obsessores (os demônios espectrais), Médiuns (a comunicação entre os vivos e os mortos), Magos da Ordem da Rosa e da Cruz, Estudiosos do Umbral (Escolas de Magia especializadas no Caminho dos Espíritos), Videntes, Oráculos e Nephalins (Filhos de Anjos e Humanas). Traz também regras para a Construção de Vales Espirituais, Negociações de Almas e Viagens Astrais.
O livro pode ser usado praticamente com qualquer sistema de RPG, pois possui muita ambientação e poucas regras, ideal para Mestres e Jogadores mais experientes.
Spiritum é um livro que não pode faltar na sua coleção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário