quinta-feira, 2 de julho de 2020

Riordanverso: o heróis gregos, romanos, egípcios e germânicos


Os livros do Riordanverso são um misto dos mitos clássicos de diversas culturas e referências pops até os dias de hoje. E notamos que seus livros tem um imenso universo compartilhado, até os dias de hoje. E o melhor, não são só referências, como aconteceu com séries da Marvel até antes disso (Agentes da Shield, Agente Carter, Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro e Justiceiro) aos títulos principais (ao UCM inteiro)
Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association.
As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio, durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco, e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem.
O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos, Haley e Patrick Riordan.
Rick Riordan faz seus primeiros livros com um pedido de seu filho que tem TDAH (mais conhecida como dislexia). Ele estava estudando mitologia grega. Só que seu filho não queria o mesmo enredo de sempre dos mitos. Então ele criou um universo de semideuses gregos que vivem em Nova Iorque enfrentando inimigos dessa cultura. Todos esses jovens heróis possuem TDAH, o que se torna uma das suas características como heróis, tanto que eles conseguem ler grego antigo com facilidade.
Percy Jackson foi a primeira obra escrita por Rick Riordan. Terminando seu primeiro manuscrito em 1994, pois seu filho queria também livros sobre esses personagens 
Só em 2004 ele consegue fazer seus livros. E em 2005 ele consegue fazer suas histórias serem compradas por uma editora.
Percy Jackson e os Olimpianos: 
A primeira coleção de livros de Rick Riordan trata de heróis na cultura grega. A história trata de Perseu Jackson (Percy) que vive, sem saber nesse mundo de monstros e deuses (a professora dele era uma fúria), que precisa fugir depois de um ataque a si e sua mãe. Depois de tantos combates, eles chegam até o Acampamento Meio-Sangue. Um abrigo para semideuses. Descobrindo que é filho de Poseidon, além de que Cronos está para despertar contra o Olimpo e que quer criar uma nova ordem mundial.
Ele tem como aliados Anabeth Chase (filha de Atena) e Grover, um sátiro.
O universo criado por Riordan se torna tão amado, por misturar a realidade (quase sempre pelo lado mais pop) com as mitologias. Por exemplo, Poseidon aparece com camisa havaiana, remetendo que ele está sempre perto do mar. A Medusa como dona de um empório de jardinagem. E o Olimpo é o World Trade Center.
Os livros que compõe essa saga são O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano.
Além de livros adicionais como Os Arquivo do Semideus e Guia Definitivo. E até mesmo contos que expandem esse universo rico.
As Crônicas dos Kane: 
Aqui pulamos para a mitologia egípcia.
Dois irmãos que tem seu mundo virado de cabeça pra baixo, quando seu pai some. Eles descobrem serem de uma linhagem de magos. Eles são Carter Kane e Sally Kane. E conseguem canalizar o poder dos deuses. Carter canaliza o poder de Hórus, deus do céu, e Sally canaliza o poder de Isis, deusa da magia.
Inicialmente enfrentam Set, deus do caos. Mas depois descobrem que isso é um plano de Apophis, a perigosa serpente destruidora que quer devorar e Rá (O Sol) e destruir o mundo no processo.
Diferente de Percy Jackson, as Crônicas de Kane se focam mais no universo egípcio, explicando aquele mundo.
Se em Percy Jackson e os Olimpianos, vemos os heróis, deuses e monstros nos mundo comum, aqui não acontece tanto. Mesmo que vejamos deuses antigos passeando por Londres por exemplo.
A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente.
Além do Guia de Sobrevivência.
Há um crossover entre Percy Jackson e As Crônicas de Kane. Três contos que estão em Semideuses e Magos. Eles são O Filho de Sopek, O Cajado de Serapis e A Coroa de Ptolomeu.
Os Heróis do Olimpo: 
Percy derrotou Cronos, mas tem algo mais complicado surgindo aqui. Introduzindo a mitologia romana.
Nele ele tem que enfrentar novos desafios. Pois os deuses estão enlouquecendo entre seus aspectos gregos e romanos. E existem gigantes se levantando contra o Olimpo, além de Gaia, que é bem raivosa com os seres humanos.
Na verdade, Percy descobriu que existe outro lugar, que abriga semideuses, mas que vem da origem romana. O Acampamento Júpiter, seguindo uma cidade romana, Nova Roma. Ou seja, criando uma verdadeira civilização, onde semideuses romanos podem chegar até a vida adulta sem problemas.
Jason (filho de Júpiter) Leo (filho de Hefesto) Viper (filha de Afrodite) Hazel (filha de Plutão) e Frank (filho de Marte)
O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades, O Sangue do Olimpo
O Diário dos Semideuses, como contos exclusivos e detalhes.
Magnus Chase e os Deuses de Asgard: 
Tudo acontece quando Magnus, um morador de rua... Morre. Isso mesmo. Ele tem uma batalha épica contra um gigante de fogo. Mas como morreu heroicamente se tornará um guerreiro que serve a Odin
Por isso, ele vai para o Valhalla. Onde será um dos seus guerreiros que tentará deter o Ragnarok, o Crepúsculo dos Deuses. Pois isso está mais próximo devido com o que Loki deseja.
Se notou, o sobrenome desse personagem principal já sabe que ele é parente, um primo, de Anabeth Chase. Mas ele tem amizades com Hurtz, um anão, Blitz, um elfo, Samira, a valquíria e suas espada (fã de Taylor Swift)
Descobre que é filho de Frey, deus da fertilidade. 
Espada de Verão, O Martelo de Thor e O Navio dos Mortos.
O livro extra é Hotel Valhalla. Que traz informações sobre os semideuses desse mundo
As Provações de Apolo: 
Assim como nos primeiros livros que se focavam na mitologia grega mesmo, nós no focamos nela mais uma vez. Zeus condena Apolo, por atos que aconteceram Os Heróis do Olimpo. E ele é transformado em um humano. Entretanto, muitos problemas surgem.
Para o ajudar temos Meg, filha de Deméter e que tem uma estranha e perigosa conexão com os imperadores e personagens das sagas de Os Heróis do Olimpo e os Olimpianos. Eles terão que enfrentar os imperadores romanos, que querem conquistar o mundo
Tudo isso pois os deuses estão isolados no Olimpo. A comunicação entre semideuses e criaturas foi interrompida. E nenhuma profecia está funcionando. Sendo que os heróis sempre foram guiados por elas.
O Oráculo Oculto, A Profecia das Sombras, O Labirinto de Fogo, A Tumba do Tirano e Torre de Nero
O livro que o complementa Segredos do Acampamento Meio-Sangue. Um guia escrito por Percy, dentro da história.
Riordan é um grande autor que tem uma escrita fluente. Algo muito bom para seu público, composto por crianças e adolescentes.
Ele faz muitos textos com diversos temas em sua história, pois o autor gosta de mostrar representatividade. Mas não de forma gratuita. Existe uma preocupação genuína para lidar com problemas sociais reais. Enquanto a saga evoluí, a temática também evoluí.
Algo que me faz gostar mais dele do que J.K. Rowling que "insere" representatividade do nada, pois os fãs gostariam disso.
Ele jamais viu os filmes feitos até então (O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros). Ele não quer acabar com sua visão do que acontece nos livros. E ele está certo. O estúdio fez muitas mudanças na história de Percy.  Ele leu os roteiros e por isso nunca assistiu. Tanto que ele tentou comprar os direitos da saga da Fox, mas não obteve êxito.
Alguns personagens são inspirados em pessoas reais da vida de Rick Riordan. A professora Dodds e o Sr. Brunner, são como professores que ele deve. Os irmãos Stolls e a Kate Gardner são inspirados em alunos, e Piper McLean também era, mas ela era vegetariana.
Ele ama o termo "Tio Rick"' que usam para ele. Esse termo foi criado pelos brasileiros e usa para algumas postagens. Apesar que ele não gosta dos audiobooks e fanfics. Ele é bem criterioso sobre isso.
Dentro de O Arquivo do Semideus é dito que o escritor oficial do Acampamento Meio-Sangue... É Rick Riordan! Ele faz parte daquele mundo. Algo que nos faz lembrar de Stephen King. Sendo filho de Hermes.
Riordan adora os Beatles. Ao ponto de os transformar em semideuses em suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário