segunda-feira, 6 de agosto de 2018

5 preconceitos que os nerds SOFREM e que FAZEM

Existem muitos mitos e preconceitos que os nerds sofrem. Mas também, que fazem com pessoas de diversos tipos. Aqui cito cinco de cada um deles.

Preconceitos que os nerds sofrem
1 - Nerds são sempre extremamente inteligentes:
Se uma pessoa possuir gostos diferentes isso não estará ligado ao seu intelecto ser superior, ou algo parecido. Gosto é só uma coisa simples, sendo que cada um tem o seu. Gostar de Star Wars ou O Senhor dos Anéis não significa que eu sou um gênio em física ou lendas nórdicas, celtas e gregas. É o mesmo tipo de pensamento que faz uma pessoa associar um oriental, quase sempre japonês a alguém extremamente inteligente, competente, entre outros adjetivos positivos ou falar que um negro deve uma vantagem por conta de sua etnia. Não faz sentido!
2 - Nerds são introvertidos, tanto amorosamente, quanto sexualmente:

O fato de uma pessoa não ser tão sociável, não impede alguém de ser amável. Podemos associar isso, por exemplo, um autista ou pessoa com problemas mentais pode ter problemas ao se relacionar com a vida em sociedade. Contudo, isso nunca vai impedir eles de serem amorosos. Nerds são pessoas normais, que não tem nada para impedir as suas ações afetuosas... Só se não houver reciproca. 
Isso também não impede que ele tenha sexualidade ativa. Nunca, por exemplo foi falado em uma pesquisa, que pessoas introvertidas são "ruins na cama". Na verdade, quase sempre elas falam o contrário normalmente.

3 - Nerds são ótimos jogadores de games:
Os gamers são chamados assim por jogarem muito. Não que sejam bons com aquilo. Existem muitas pessoas associando os nerds voltados aos video games com maravilhosos players. Até faz sentido, se eles tiverem tempo para treinar, e acima disso, se eles tiverem como jogar. Hoje em dia, muitas pessoas podem jogar, desde em celulares, até PCs, passando por consoles (como os da Playstation, X-Box ou Nintendo). Só que muitos esquecem que jogos são caros. 
Se um jogador cria contas para video games e computadores, em lugares como STEAM e por ai vai, normalmente gastam muita grana para jogos. Isso, quando não lotam seus aparelhos de games. 
4 - Nerds são infantis pois assistem desenhos animados:
Eu não sou infantil por assistir um filme da Disney, como O Rei Leão ou Lilo & Stitch. Ou até mesmo por assistir coisas mais simples como Pica-Pau e Tom & Jerry. Muitas dessas obras podem e tem tramas mais complexas que muito filme de Hollywood. Pode parecer mentira, piada ou brincadeira... Mas não é!
Sem contar que uma pessoa pode assistir o que quiser. Em uma era onde as emissoras e a internet exibem obras que normalmente só usam e abusam da violência, algumas coisas mais simples podem trazer um refresco em nossas mentes.
5 - Nerds são ótimos em tecnologia:
Quase o primeiro fator do primeiro item. Mas tem uma diferença.
Muitas vezes mesmo, qualquer pessoa que seja nerd, vai querer se interessar por novas tecnologias. Isso pode ser fruto de X fatores: desde de que sempre quis e trabalha com esse tipo de coisa, até ser um aficionado por literatura de ficção científica. Passando por O Guia do Mochileiro das Galáxias, A Fundação de Isaac Isamov, entre outros textos de grande autores.
Mas saber sobre isso, não concede um diploma em qualquer área de tecnologia.

Preconceitos que os nerds fazem
1 - Nerds não gostam quando uma mulher trata de um assunto nerd:
Muitas pessoas na cultura nerd se incomodam quando uma mulher trata de coisas como RPG de mesa ou online, entra em uma loja de quadrinhos ou banca de jornais, e por ai vai. Até mesmo em obras de HQ, como as de Neil Gaiman, uma moça entre nerds é tratada como um bicho estranho. Só muitas vezes respeitada quando esta namora algum membro da "tribo". Isso é uma coisa muitas vezes negada, mas acontece. Só ver quantas mulheres já sofreram, anos atrás, dentro do universo de roleplaiyng game
2 - Nerds são extremamente chatos com adaptações de gêneros ou etnias em filmes baseados em obras:
Quando um filme ou série surge baseado em uma obra como uma história em quadrinhos ou livro, os fãs mais ardorosos são extremamente contra QUALQUER mudança nos personagens. Por exemplo, Ezra Miller foi condenado por não ser loiro como Flash. Ou Anna Diop ou Zazie Beetz que são negras, por interpretarem Estelar e Dominó respectivamente. As personagens são laranja e branco pálido nas obras originais. Mas isso nada tem a ver com as escolhas da direção, que sempre tenta visar boas atuações. O pior que isso não fica só na área da cor de pele ou sexualidade, mas também na etnia. Só vermos os gritos raivosos na internet por verem uma mulher ocidental no lugar do Ancião. 
3 - Nerds não toleram pessoas sem conhecimento sobre o assunto que dominam:
Muitas vezes chamados de noobs ou posers, são pessoas que, ou nunca aprenderam sobre os assuntos tratados pelo nerd, ou que começaram a pouco tempo neles. Alguns exemplos claros estão em narradores/mestres de RPG que não tem paciência em explicar sistemas aos jogadores. Ou fãs de rock que não conseguem perder um tempo com um garoto novo no estilo para explicar sobre o assunto. Até mesmo ficam nervosos com uma moça que nunca tenha lido uma HQ. Ninguém nasce sabendo de algum assunto, muito menos de um tão específico.
4 - Nerds criticam as coisas sem nem saber do que se trata:
Uma pessoa fala mal de determinado assunto, mesmo sem saber do que se trata. Existem pessoas que falam, por exemplo de livros, games ou filmes (como Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Assassin's Creed, Diablo ou Warcraft, por exemplo). Mas creio eu, que muitos nem sabem do que essas obras tratam. Fazer uma crítica quando se tem conhecimento sobre o assunto, beleza. Porém, muitos tratam sobre essas coisas, sem nem ter ideias do aquilo falam. Sem nunca ter lido, ouvido ou assistido qualquer coisa do assunto!
5 - Nerds se acham imunes ao "vírus do preconceito":
O pessoal da cultura nerd tem um problema enorme: acredita que só por ser nerd não pode ser preconceituoso. E a prova esta bem na cara.
Tem gente que crítica uma coisa sem nem saber do que aquela obra fala, incluindo sua moral. Ou quando pessoas não tem conhecimento absoluto sobre o assunto já tratam mal. Sem contar quando não vão com a cara de uma adaptação das obras, quando muitas vezes os próprios autores não tem nada contra. Por último, os nerds são por muitas vezes machistas sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário