segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Arquivo X


"A verdade está lá fora."
-Fox Mulder
Arquivo X (X-Files) é uma série de suspense com ficção científica, que fez muito sucesso nos anos 90. E foi produzida e exibida pela Fox. Ela começou 1993 e terminou em 2002. As personagens e slogans, por exemplo, "The Truth Is Out There" (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. Quem concebeu essa série foi Chris Carter.

"Estou de volta e não vou a lugar algum."
-Dana Scully
Fox William Mulder é um dos agentes mais estranhos do FBI. Por causa de sua obsessão em busca de fenômenos não explicados e por conspirações governamentais, foi levado a liderar o Arquivo X, uma seção do FBI que investiga casos inexplicáveis. Na verdade, quando o governo designou ele para esse setor estava colocando ele de lado. Foi um meio de "freiar" esse agente.
Mas isso era tudo que Fox queria! Ele passou a se dedicar a caça de casos estranhos. Por causa disso ele é chamado por muitos de "Spooky", em uma tradução é "estranho".
Depois de muito tempo importunando, eles colocaram a agente Dana Scully, que seguiria todos os seus passo e faria relatórios a respeito de Mulder e suas investigações.
Inicialmente, Dana e Fox são o exato oposto um do outro. Enquanto Mulder é totalmente crédulo. ela é cética demais. Ela pode ser assim, mas tem uma forte formação moral no catolicismo. 
O que impulsionou esse fervor de Fox foi a abdução (sequestro por aliens) sofrido por Samantha, sua irmã mais nova. O fato aconteceu bem na frente do garoto no dia 27 de novembro de 1973. 
Fox e Dana encaram diversos casos como de aliens, vampiros, monstros, doenças misteriosas, homens de extrema sorte, gênios e assassinos dos mais diversos calibres. 

“É sobre controlar o passado para controlar o futuro. Ficção mascarada como fato.”
-Fox Mulder
Mulder contava com determinados informantes nas sombras. O primeiro foi o Garganta Profunda. Ninguém sabe seu nome e nem se possuí algum cargo dentro do governo americano (ou de outro país). Ele sempre concedia pista a Fox, e sempre aparecia para o agente quando ele acendia uma luz azul em seu apartamento. 
Mas ele foi morto, muito provavelmente por agentes do governo. Então surge X, com as mesmas funções de Garganta Profunda.
Mulder ainda conta com os Cavaleiros Solitários, que são um grupo de hackers e especialistas em diversas áreas. Eles o ajudam a obter provas de seus casos. 
O Canceroso talvez seja um dos maiores inimigos de Fox Mulder. Por cada trama diabólica, o personagem parece tramar algo. Ninguém sabe se ele é um alien ou outra coisa. Outro que dava problemas era Alex Krycek, agente do FBI que servia ao Canceroso.
Dana Scully já foi abduzida. Isso ocorreu por três episódios. Isso se devia ao fato da atriz estar grávida. Quando a personagem voltou, ela não se lembrava de mais nada. Além disso, Dana já foi obrigada a dar um tiro em seu parceiro, que estava totalmente descontrolado. E uma das maiores barras enfrentadas pela moça, foi a morte de sua irmã, Melissa. Ela morreu por conta de Alex Krycek. 

“Temos um pequeno problema. Eles reabriram o Arquivo X.”
-Canceroso
Tanto David Duchvony (o ator que faz Fox), quando seu personagem, tem William no meio de seu nome. 
A personagem Scully tem esse nome devido a uma jornalista esportiva. E Mulder é o nome de solteiro de Chris Carter. 
No episódio, em que os Simpsons fazem uma paródia com Arquivo X, os agentes do FBI que aparecem são dublados por David Duchnov e Gillian Anderson. 
Em março de 2015, foi anunciado o retorno da série no formato de uma minissérie, com as filmagens começando em meados de 2015. Chris Carter retornará como produtor executivo e escritor.
"Mulder e Scully surgiram diretamente do fundo da minha imaginação. Uma dicotomia. Eles representam as partes equivalentes ao meu desejo de acreditar em algo e a minha incapacidade de acreditar em tal coisa. Meu ceticismo e minha fé. E a criação desses personagens foi extremamente fácil para mim. Eu queria, assim como várias outras pessoas, passar pela experiência de testemunhar um fenômeno paranormal. Ao mesmo tempo em que eu não queria acreditar nisso, eu me questionava. Eu acho que esses personagens e essas vozes surgiram dessa dualidade."
-Chris Carter falando sobre o processo de criação dos personagens Mulder e Scully.

Nenhum comentário:

Postar um comentário