segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Slaine: O bárbaro celta


"Mate Slaine!"
-Frase comum para o bárbaro
Muitos não conhecem tão bem os deuses de origem celta. Em especial, aqueles que são mais conhecidos por filmes e algumas mídias. Mas nem todos compreendem como funcionam esses mitos. Se concentrando nas histórias que fazem partes histórias lendárias como as do Rei Artur. Mesmo assim, eles usam elementos da religião cristã que tornava predominante na Europa. E mais difícil ainda era uma história em quadrinhos lidar sobre essas lendas, de forma mais pesada. 
Um autor deve uma ideia inusitada: contar as histórias desse universo, mas de um modo até que parecido com as aventura de Conan, de Robert E. Howard. Surgia assim, Slaine.


"E acredita que será o senhor, é lógico..."
-Cathbad
Musculoso, cabeludo, habilidoso com o machado (parece com um certo Conan, o Cimério?), a personagem surgiu em 1984, na revista semanal 2000 AD. O mesmo título que lançou Juiz Dredd
As histórias eram narradas pelo irônico anão Ukko. Todas em preto e branco, com um ar de nostalgia das antigas HQs.
Ukko é um escudeiro muito debochado de Slaine. Um toque de humor para a sanguinolenta saga desse bárbaro da cultura celta. Encarando seres como a rainha-bruxa Medb, e se torna rei das tribos que compõem a antiga Irlanda. Combateu muitos monstros sobrenaturais, primitivos e perigosos.
Mas sua infância não foi fácil.
Quando jovem, Slaine degolou um colega invejoso. Seguiram-se oito mortes de combatentes, que tentaram vingar a primeira vítima. Quando finalmente foi preso, ele foi banido de Sessair, sua vila natal. 
Caminhou pelo continente europeu, enquanto as terras eram unidas (talvez no período da Pangéia). Enfrentou até mesmo os demônios marinhos de Lochlann, no atual Mar do Norte. Ele tem um filho com Niamh, a deusa-fada. Desafiando os desejos de Slaine, seu filho seguirá a vontade materna e se torna druida. 
Entre algumas das obras-primas do personagem temos a minissérie O Deus Chifrudo, com roteiro de Pat Mills e arte colorida de Simon Bisley (responsável por Batman e Juiz Dredd - Julgamento em Gotham, Lobo e capas para Hellblazer). São em quatro volumes essa saga.
O personagem fez sucesso na Inglaterra, França e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário