segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Motoqueiro Fantasma: mais um herói do capeta... Literalmente!

O Motoqueiro Fantasma já teve algumas versões. Assim como vários outros personagens da Marvel. Lembrando que pretendo focar mais aqui nos heróis mais conhecidos que usaram esse manto. 
Lembrando que originalmente, antes do Motoqueiro houve um Cavaleiro Fantasma. Você pensa que isso não tem nada a ver com o personagem que todos conhecemos? Na verdade, tem sim. Acontece que Ghost Rider (nome em inglês do personagem) designa qualquer pessoa que "monta" algum tipo de "meio de locomoção": cavalo, moto ou carro. Foi criado em 1949. Ele era um pistoleiro que combatia o crime no velho Oeste. Ele não tem nenhuma ligação direta com o Motoqueiro Fantasma ou o Motorista, contudo, foi o primeiro com o título de Ghost Rider.
Já Johnny Blaze, surgiu na década de 70. Quando ele era criança, sua mãe o abandonou e seu pai morreu em um acidente de moto acrobática. O que fez ele ir parar em um circo onde foi cuidado por um dos membros do circo (outro motoqueiro acrobata). Ele fez um pacto com o diabo, para que seu pai adotivo, gravemente doente, fosse salvo. Só que o demônio lhe enganou e seu velho morreu tempos depois em um "acidente". Na verdade, nem foi com Satana que ele fez o tal trato, mas sim com Mefisto, um dos mais perigosos e mentirosos vilões desse mundo. Por conta disso, ele ganhou poderes flamejantes infernais por conta de uma conexão que o vilão fez com sua vítima e o demônio Zarathos. Mas ao invés de ir para o mal, ele tenta se redimir salvando pessoas. Ele já fez parte de um grupo de heróis que contava com Ajo, Homem de Gelo, Viúva Negra, Estrela Negra e Hércules.
Quase vinte anos depois, quando o personagem estava quase meio esquecido, a Marvel criou uma nova origem. Sua identidade era Danny Keth. Isso ocorreu quando ele estava cercado por assassinos em um ferro-velho. Ao ver a tampa de um tanque de moto brilhar. Por instinto Keth tocou ela e se transformou no Espírito da Vingança, que aparece sempre quando sangue inocente é derramado. Possuía correntes místicas (quem ai se lembrou de Spawn?), e rodas em chamas que lhe permitem subir pelas paredes. Dessa vez quem incorpora no Danny, não é Zarathos mas sim Noble Kale, um ancestral em comum de Danny e Johnny. Ele já lutou com e contra personagens como Homem-Aranha, Justiceiro, Capitão América, Wolverine, Demolidor e outros.
Ambos continuam como Motoqueiro Fantasma, afinal, as entidades são diferentes. Só tem o mesmo visual.
A terceira a portar esse título é uma mulher na Nicaraguá chamada Alejandra. Depois de um ritual feito por um cara chamado Adão, ela deve o Zarathos incorporado nela, assim como foi com Johnny Blaze. Tempos depois, Johnny conseguiu arrancar o tinhoso de dentro dela. Ela na verdade ficou bem pouco tempo com esses poderes.
Em 2014, com o surgimento da Nova Marvel, somos apresentados ao Motorista Fantasma, Robert Reyes. Surgindo na New Ghost Rider 1. Ele é um jovem de descendência latina que vivia em um bairro perigoso de Los Angeles. Além de estudante ele também era mecânico, morando com seu irmão mais novo. Para conseguir proteger o garoto ele tenta arrumar grana para sair daquele lugar. Ele rouba um dos carros da oficina onde trabalha e se envolve em uma corrida de rua. O problema é que ele não sabia que na verdade roubou esse automóvel de um chefe do tráfico local. E em seu porta-malas tinha drogas. Ele encurralado pelos homens do traficante morre no processo. Eles pegam o corpo do garoto, jogam no carro, tiram as drogas de lá e botam fogo em Robbie dentro do carro. Só que esse carro tinha dentro de si um espírito que possuí o rapaz. Concedendo os poderes de um Ghost Rider (nesse caso, na tradução ficou como Motorista Fantasma). 
Ele mata os traficantes e quando pensa não ter sido nada mais que um sonho aquilo... Ele se transforma contra a vontade. E o espírito se apresenta a ele. Eli Morrow, homem que foi assassinado por membros de gangues e que se oferece para limpar o bairro, assim protegendo seu irmãozinho. Na verdade, Eli nada mais era que um satanista serial killer (eita!). 
Motoqueiro Fantasma é um dos personagens mais poderosos da Marvel, comparando a um mutante nível ômega. Com super força, regeneração, pode cruzar mundos. Além disso, ele pode usar correntes quase que consideradas infinitas. Sem contar seu poder mais conhecido: o Olhar da Penitência, onde ele pega um mortal e mostra a ele seus pecados todos de uma vez, podendo causar um choque irreversível a coitada da vítima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário