segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Flash Gordon: O herói que inspirou a viagem ao espaço

Alex Raymond foi o criador de Flash Gordon. Junto de Bucky Rogers ele foi fundamental para a popularização da ficção científica como a conhecemos hoje em dia. Onde seu personagem viaja pelo espaço, enfrentando outras raças, monstros e ameaças diversas. Suas histórias surgiram em 1934.
Alex, em 1933, participou de um concurso da King Features Syndicate para a criação de personagens de quadrinhos que tivessem a capacidade de bater de frente com Buck Rogers e Tarzan. O desenhista se inscreveu e ganhou, passando a desenhar Flash Gordon.
As artes de suas histórias se destacavam em comparação com a de outros personagens da época. Haviam muitos detalhes, tornando toda a arte mais realista para os leitores. 

Flash Gordon é um humano comum, jogador de polo da universidade de Yale. Ele estava em um avião em um passeio comum, até que seu avião cai. E eles são encontrados pelo doutor Zarkov. Esse personagem, inicialmente parece ser o vilão da série. Depois de certo tempo, os três entram em um foguete para salvar a Terra. Contudo, eles sem querer vão parar no planeta Mongo. Esse planeta é habitado por várias culturas diferentes, algumas tecnologicamente avançadas, que têm caído uma a uma sob o domínio do cruel tirano Ming, o Impiedoso.
Podemos ver que para sua época ele tem elementos novos com relação aos quadrinhos comuns. A prova esta que influenciou Jerry Siegel, Joe Shuster (criadores de Superman) e George Lucas (criador de Star Wars). Apesar da lentidão de sua história e até mesmo ser cíclica no início, contudo, é possível notar que seus traços e roteiros vão sim evoluindo. Sem contar que superou personagens como Bucky Rogers e John Carter of Mars. Prova disso é a expansão de Mongo, mostrando outros personagens como os Reis dos Homens-Pássaro e dos Homens-Tubarões, assim como Barin, o verdadeiro herdeiro do trono usurpado por Ming.
O personagem ganhou tanta notoriedade que foi adaptado para o cinema apenas dois anos depois de sua publicação. Na verdade, ele seria adaptado diversas vezes em diferentes mídias: filmes, seriados e desenhos animados. A própria banda Queen foi responsável pela trilha sonora de um dos longa-metragens sobre o personagem, mesmo que o mesmo tenha sido um fracasso. 
Flash Gordon é diretamente responsável pela chegada do homem à lua. Na sua primeira página dominical, de 1934, Flash sai da Terra em direção ao planeta Mongo num foguete lançado verticalmente, mais de vinte e cinco anos antes do Cabo Canaveral. O formato e dimensões do foguete criado por Zarkov e usado por Flash também serviram de base para a criação dos primeiros protótipos da NASA. Tubos de oxigênio, roupas adaptáveis em outras atmosferas e milhões de tecnologias apareceram em Flash Gordon antes de serem inventadas no mundo real. 
Para se der uma ideia da Força Aérea Americana mandava um de seus suboficiais todo mês ao King Features Syndicate para apanhar, antes da publicação, as provas de Alex Raymond. Ele antecipou as linhas aerodinâmicas que seriam utilizadas, alguns anos depois por aviões a jato e naves espaciais. Raymond não desenhava só veículos aéreos mas também submarinos, cidades, aquecedores a gás, lasers, roupas térmicas, equipamentos cirúrgicos, entre outras coisas a frente de seu tempo. 
Além de seus desenhos inspirarem naves espaciais, os propulsores individuais que ajudavam Flash e Zarkov a se movimentar no espaço sem gravidade, também foram adotados nos programas espaciais. Ele seria um verdadeiro "pai da aerodinâmica". 
Além de Flash, seus outros trabalhos notáveis são O Jim das Selvas e Agente Secreto X-9. Vários quadrinistas famosos o citam como referência, entre eles estão Murphy Anderson, Jim Aparo, Frank Brunner, John Buscema, Gene Colan, Dick Dillin, José Luis García-López, Frank Giacoia, Bob Haney, Jack Katz, Everett Raymond Kinstler, Joe Kubert, Mort Meskin, Sheldon Moldoff, Luis Garcia Mozos, Joe Orlando, John Romita Jr., Kurt Schaffenberger, Joe Sinnott, Dick Sprang, Alex Toth e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário