segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Hellblazer: o verdadeiro John Constantine

"E eu bebo. Tem gosto do mal. Ódio. Cuspe. Crueldade. Sadismo. Tem gosto de foder com os outros cretinos de uma vez por todas... Tem gosto de vitória... E não vou desperdiçar nenhuma gota"
John Constantine
John Constantine surgiu das mentes de Alan Moore, John Totleben e Steve Bissette, sua primeira aparição não foi em sua própria HQ. E sim em Swamp Thing 37, em 1985. Ele era só um personagem secundário na trama, que fazia par com o Monstro do Pântano. Moore queria criar o personagem para se parecer fisicamente com o cantor Sting, antigo membro do The Police. Um pedido dos outros membros da equipe. O personagem então se tornaria semi-regular na série até ter sua revista própria.
Constantine é conhecido por seu sarcasmo, inteligência, negligência, desilusão, arrogância, negligência, vício em cigarros, seu envolvimento com o sobrenatural, e digamos que sua filhadaputagem. Isso muitas vezes é dito por ele mesmo! O pior é que ele pode ser considerado como um gato preto, pois pessoas podem simplesmente morrer por estarem envolvido com eles. Ou ele pode ter ferrado com eles. Raramente usando magia, ao invés disso sempre tem uma carta na manga. Talvez também conte com muita sorte.
Um ano depois, devido ao sucesso do personagem, uma revista saiu. Ela se chamava Hellblazer. Entre alguns que participavam de sua equipe criativa estavam Jamie Delano e John Ridgway.  Entre os roteiros das histórias de Constantine tivemos nomes como Garth Ennis, Neil Gaiman, Grant Morrison, Paul Jenkins, entre tantos outros nomes fortes nesse mundo.
Detalhe: o Constantine que trato aqui é o que existiu na linha Vertigo. Não aquele que surgiu nos Novos 52 e Rebirth da DC.

Amor aventura, morte e glória. O curto adeus. A história sussurrada. Um último olhar para a camaleão dançante. E na escuridão do outro lado do parque. Eu não sou nenhuma marca para o venus hardsell (diga). E na escuridão do outro lado do parque. Eu não sou nenhuma marca para o venus hardsell
Mucous Membrane - Venus of the hardsell
O personagem em si nasceu em 1953, de uma forma inusitada. Seu parto foi cheio de problemas, o que ocasionou na morte de sua mãe, Mary Anne e de seu irmão gêmeo. O pai dele, Thomas Constantine, perdeu qualquer chance de obter um emprego quando deve seu braço decepado em acidente de trabalho. Com isso, John e sua irmã mais velha Cheryl, foram deixados com parentes. Assim, Thomas tentaria encontrar algum trabalho.
O aspecto de Constatine desde cedo lembrava muito o de uma pessoa doente, além dele ser franzino. Por muitos o acharem estranho por isso, ele se isolou da sociedade, acabando por aprender sobre magia. Ele viajou com um grupo de jovens para conhecer segredos arcanos na época dos hippies, história contada em Sandman Hellblazer Love Street. Nos fim dos anos 70 ele aprendeu sobre muitas disciplinas mágicas. Tanto que parte de seus amigos o seguiu nisso em 1978, formando um grupo punk, que também sabia sobre os conhecimentos de John. O nome da banda era Membrana Mucosa, com uma clara inspiração no Sex Pistols. A título de curiosidade, Alan Moore realmente escreveu um single para eles chamada Venus of the hard shell.
Mas em 1978, Constantine mais esse pessoal foi até Casanova Club, em New Castle. Pois lá, ele teria ouvido falar sobre distúrbios mágicos. Além disso procuravam por trabalho. Mas o lugar estava aparentemente deserto. No porão desse clube eles acabaram descobrindo um tremendo de um matadouro! Pedaços de corpos humanos para todos os lados! No andar de cima, eles encontram a filha do dono do clube, Astra Logue. Ela inconscientemente conjurado um cão infernal para lidar com seu genitor que abusava dela de forma violenta e sexual. Acreditando que poderia lidar com o ser demoníaco, John pensa em usar... Outro demônio! Pensando que poderia o controlar. Só que tinhoso engana o rapaz e leva Astra para o inferno.
O ser conhecido como Nergal, acabou mesmo tomando Astra para si, mesmo com o rapaz indo até o inferno a buscar. E John, além de ter perdido a garota, também perdeu todos seus amigos de forma trágica. Tudo que aconteceu fez com que ele enlouquecesse. E ele foi levado a um hospício, Ravenscar. Permancendo ali por dois anos. Sendo torturado pois ninguém acreditava na história que ele contava, o culpado pelo incidente em Newcastle.
Depois disso, ele saiu do hospício e viajou pelo mundo. Contatando vários místicos como Zatana e Zatara, Doutor Oculto, Mister Io, Vingador Fantasma, o Monstro do Pântano, entre outros. Esse último ele ensinou a como usar seus poderes. Quando fazia isso, um culto conhecido como Brujeria pretendia começar uma guerra nos limites do inferno. E seu papel contra elas foi essencial para enfrentar tudo isso.
Muitos acharam que ele não iria mais lidar com esse tipo de problema, depois desse incidente. Só que não foi bem por ai. E ele continuou sua busca pelo inexplicado. Contraindo amigos e inimigos. Entre os aliados temos por exemplo o taxista Chas.
O mago tem sangue demoníaco devido a uma transfusão de sangue com Nergal e também por ter feito sexo com uma súcubo. Além de seus conhecimentos em ocultismo, é conhecido que ele tem habilidades de hipnose e bater carteiras.

"Você poderia criar um novo pecado... Com seu nome. O primeiro mago na história a estrangular seu tátaratátaratátaratio"
John Constantine
O sangue dele parece ter muito envolvimento com magia. Já que antepassados parecem ter grande envolvimento com o oculto. Por exemplo:
-Johanna Constantine que morreu aos 99 anos de idade. Apareceu primeiro em Sandman 13 na saga Casa de Bonecas. O próprio sonho lhe pediu que ela resgatasse a cabeça de seu filho, Orfeu. O corpo da aristocrata e aventureira foi enterrada na ilha de Naxos, próximo do tempo do filho do Senhor do Sonhar, cuidado por servos do lirista decapitado;
-William Constantine, que participou da Primeira Guerra Mundial como soldado lanceiro. O mesmo morreu nas mãos do Rei dos Vampiros em 1916. Ele era o avó de John Constantine, pai de Thomas. Isso foi mostrado em Hellblazer 69;
-Kon-Sten-Tyn foi o sucessor do Rei Artur! Mas sua busca louca por poder fez com que matasse seus dois filhos!;
-O cossaco Pyotr Konstantin, que traí o povo de leshy, culminando na história de The Trenchcoat Brigade 1 a 4. Ele libera um ser abissal conhecido como M'nagalah, o corruptor e devorador da carne;
Harry Constantine que participou junto de Oliver Cromwell, da invasão da Irlanda. Que passou cerca de trezentos anos enterrado vivo;

Venus of the Hardsell - Mucous Membrane
Amor, aventura, morte e glória
O curto adeus
A história sussurrada
Um último olhar sobre a dança dos camaleões
E na escuridão através do parque
Eu não sou nenhuma marca para a Vênus do Hardsell
(Diz)
Eu não sou nenhuma marca para a Vênus do Hardsell
Santos e pecadores, novos iniciantes
Traços de batom e jantares de TV
Fumaça de cigarro, bares e caro carros novos
O mergulho de acapulco e a mídia jive
Todos eles sobrevivem para a Vênus do Hardsell
(Sei)
Todos eles sobrevivem para a Vênus do Hardsell
Túmulos vazios e cabeças rasas
Sorrisos rasos e camas vazias
Betta obter um quarto sem uma vista
Navegue fora da vista da terra
Mamãe não vai gostar, mas você deve
Viaje com uma equipe de roughneck
Ouça tudo o que foi dito
Apenas se preocupe quando os cães não são alimentados
(Tenho que)
Preocupe-se quando os cães não são alimentados
'Porque um mutt yaps e o pacote começa baing
Sangue para os deuses é mais barato do que rezar
Soldado-meninos morrem mas o Superman ainda voa
Dias violentos - é uma mania permanente
Nunca vale a pena amar a Vênus do Hardsell
(Deixar)
Não fure com a Vênus do Hardsell
Há uns uniformes novos no bazar da igreja
Fanatics tem a estrela em ascensão
Fina ruas escuras anelam com os pés marchando dos homens
Passado as tropas noivas outdoor o orgulho nacional
É tudo fornecido pela Vênus do Hardsell
(Foda-se!)
É tudo fornecido pela Vênus do Hardsell
Os nomes de Nixon deixados na lua
Onde os pedreiros de Apolo chamaram a música
Para lançar sua influência de cima
E maldita toda loucura e amor
Você sabe que eles fizeram dela a Vênus do Hardsell
(Violada ela)
Você sabe que eles fizeram dela a Vênus do Hardsell
Eles estão ganhando momma e está ficando escuro
Você acha que há tempo para construir uma arca?
Amanhã é uma ficção, ontem é uma mentira
Eu tinha um amigo preso seus trabalhos em seus olhos
Talvez ele morra?
Eu me pergunto por que não choramos pela Vênus do Hardsell
Não suspire pela Vênus do Hardsell
Não minta para a Vênus do Hardsell
Não morra pela Vênus do Hardsell
Liberte-a e viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário