segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Animal-Man: um personagem revolucionário para as HQs

Os poderes desse personagem criado nos anos 60 podem parecer sem grandes utilidades no começo. Contudo, ele é muito mais do que imaginam. Ele consegue copiar as habilidades de qualquer animal próximo dele. Muitos pensam que isso pode ser inútil, contudo, esses dons são proporcionais ao tamanho humano. Por exemplo, se um besouro tem a capacidade de suportar 400 vezes seu próprio peso, a força dele seria 400 vezes maior que qualquer ser humano. O que ocorre aqui, é o mesmo tipo de preconceito com personagens com "poderes animais" (como o próprio Homem-Animal e o Aquaman) que surgiu décadas atrás. 
Esse personagem foi criado por Dave Wood e Carmine Infantino, em 1965.
Mas quando Grant Morrison, escritor inglês assumiu o personagem, ele fez algo até então inédito. Desde sua passagem pela série, Morrison segue uma empreitada para redefinir os limites da estrutura narrativa dos quadrinhos, ganhando renome como um dos criadores mais originais e populares da nona arte.
Buddy Baker, é o nome da identidade civil de Animal-Man. Ele era um ex-dublê de Hollywood, que obteve seus poderes devido a um estranha radiação vinda de uma nave espacial ou o encanto de um xamã. Na verdade, nem o próprio personagem sabe, só que saiu para caçar e receber esses dons. Assim ele consegue definir um novo tipo de herói, em que ele se via mais preocupado com animais em extinção, terrorismo ecológico e o uso de cobaias animais em testes diversos. Algo único naquele período.
Nas mãos de Morrison, o personagem deve uma visão bem única. Nos seus roteiros, Buddy era um super-herói fracassado, sustentado pela esposa, e que possuía dois filhos. Assim mesmo, sua vida era bem diferente dos heróis tradicionais, sendo tratado como um ecoterrorista. 
Após muitos problemas, finalmente Buddy parece estar livre de problemas. Quando subitamente sua família é morta por um grupo de mercenários. E isso faz com que ele cace, literalmente, os responsáveis até o fim do mundo. Homem-Animal atravessa o Limbo e ele encontra o culpado pela morte de sua família, o próprio Grant Morrison. Não entendeu errado, ele encontra o autor da história.
Grant Morrison revoluciona o personagem, fazendo ele encontrar aquele que era RESPONSÁVEL pela morte de sua família. Não os assassinos, não os contratantes, mas aquele que escreveu a morte dos personagens da família de Buddy Baker. Tecnicamente, Baker sabe que é um personagem de quadrinhos. Diferente de personagens como Deadpool, Superboy Prime, Mulher-Hulk, entre outros da Marvel e DC, e até mesmo personagens mais antigos que ele, Animal-Man usa a quebra da quarta parede de maneira mais artística. Mostrando não somente o ponto de vista do autor sobre o assunto, mas de sua "criação", no qual vemos que eles diferem. 
A quarta parede seria uma parede imaginária situada na frente do espectador, pelo qual ele vê a trama se desenrolando. Esse termo é usado em diversas mídias como teatro, cinema e até mesmo em histórias em quadrinhos. Um bom exemplo disso atualmente, é a série House of Cards.
Buddy não liga para o quanto uma história vende, ou até mesmo na carga dramática de uma obra. Ele só quer sua família de volta. Ele só quer sua família de volta. Mais do que super-poderes, a obra de Morrison nos mostra uma nova perspectiva sobre personagens de histórias em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário